Monitoramento WAF: Web Application Firewall

Por: Equipe OpServices em 26.02.2019
Monitoramento WAF - Web Application Firewall

O Web Application Firewall, também conhecido como WAF, é um sistema que fica entre o seu site ou aplicação e a internet. Na prática funciona como uma barreira que bloqueia e protege o seu servidor contra ataques.

Entre os ataques mais comuns protegidos pelo WAF estão Spammers, DDoS, SQL Injection e diversos outros tipos de Cyber Attacks. Além disso, de modo geral, também é possível especificar qual tráfego para aplicações web é permitido ou bloqueado mediante a definição de regras de segurança personalizáveis.

 

Monitoramento WAF

Nossos clientes utilizam Web Application Firewall para proteger sites, lojas online, serviços de e-mail, aplicativos para celular e aplicações próprias que são acessadas de forma online por usuários internos ou externos.

Por ser um sistema vital para a segurança das empresas é importante também realizar o seu monitoramento. O bom funcionamento do web application firewall garante maior tranquilidade e estabilidade para a empresa.

O monitoramento WAF já está disponível no OpMon, também associado a um modelo de monitoração específico para ele, onde os principais indicadores já são definidos por padrão. Caso o usuário deseje especificar indicadores personalizados, também é suportado pela plataforma.

Veja abaixo alguns KPIs monitorados de Web Application Firewall:

 

 
O monitoramento de infraestrutura de TI tem mudado muito, principalmente com o movimento Go-to-cloud e com a virtualização e a conteinerização das aplicações. Ou seja, os elementos de TI já não são somente equipamentos padrões e cada vez mais há a necessidade das plataformas se adaptarem aos novos tempos.

O WAF é um exemplo de monitoramento necessário hoje em dia. Gostou do post? Então compartilha nas redes sociais ou deixe um comentário abaixo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos