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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 30.06.2017

NOC: Como funciona a central de operações de Rede?

NOC - Como funciona a central de operações de Rede

Hoje todos os processos das empresas são sustentados por tecnologia, desde o chão de fábrica até a área comercial. Por esse motivo, é importante que toda a infraestrutura de TI seja monitorada. Naturalmente, esse monitoramento pode ser realizado por meio de um NOC, que é também conhecido como Network Operations Center.

Todo e qualquer ambiente de Tecnologia da Informação (TI) requer cuidados constantes para que se mantenha rápido e eficiente. Além disso, requer investimentos em tecnologia para que a empresa continue competitiva e viável na economia global. Para evitar que um usuário final identifique um erro na infraestrutura de TI antes da equipe responsável por este ambiente é aconselhável, muitas vezes, a implantação de uma estrutura de NOC.

Efetivamente, o objetivo da central de operações de rede é monitorar toda a infraestrutura de TI para descobrir a existência de problemas no momento em que eles ocorram. Desta forma, é possível tomar providências para evitar que um erro de tecnologia gere perdas financeiras para a organização.

 

O que é um NOC?

O NOC, ou Centro de Operações de Rede em português, é uma estrutura de profissionais especializados que realiza o monitoramento e a gestão dos eventos de TI. Nessa estrutura, especialistas com conhecimentos focados principalmente em administração de redes realizam a monitoração dos alertas gerados pelos ativos de TI. Toda a equipe deve atuar em um modelo com processos bem definidos, com o objetivo de manter o ambiente o mais estável possível.

Além das atividades relacionadas ao monitoramento, o NOC é responsável pela execução de scripts para estabilização de incidentes de maneira imediata. Também gera conhecimento a ser documentado para que a estrutura aprenda com o histórico de eventos. Ou seja, gera relatórios de melhorias necessárias.

Os relatórios de disponibilidade, capacidade/performance, sumário de alertas, gerenciamento de nível de serviço e a previsão futura são algumas das ferramentas utilizadas por uma equipe de NOC para atuar de modo proativo.

Com o fim de evitar problemas futuros a partir de conhecimento existente, os profissionais também realizam rotinas específicas ao ambiente para garantir a segurança das informações. Atividades rotineiras de backup e atualização de licenças e softwares de segurança são bons exemplos dessas atividades.

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NOC terceirizado ou realizado internamente?

Um NOC pode funcionar tanto operado por equipes internas como de forma terceirizada. Mas independente disso, a equipe de NOC precisa se comprometer com a redução de downtimes para que os usuários internos e externos não sejam afetados por problemas de tecnologia.

Como as empresas normalmente possuem recursos limitados, ter uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade de todo ambiente de TI pode ser uma solução eficaz. Apesar do investimento nessa estrutura, isso permitirá redução de custos com equipe interna e possibilitará que a área de TI foque no core business da sua empresa.

Geralmente, quando se tem profissionais com experiência em monitoramento de infraestrutura de TI e redes, o trabalho pode ser realizado por uma equipe interna. Entretanto, esse cenário é menos comum, o que torna uma boa opção terceirizar esse serviço.

Além disso, com a necessidade de reduzir custos, as empresas de médio e grande porte têm buscado alternativas para reduzir suas equipes internas. Logo, isso contribui para uma maior flexibilidade e adaptação às contantes mudanças tecnológicas.

NOC - Network Operations Center

 

Como iniciar um projeto de NOC?

Com o objetivo de criar um NOC, o primeiro passo é buscar uma equipe qualificada para tal atividade. Portanto, diversas áreas de conhecimento em tecnologia podem ser aglutinadas em uma equipe. Consequentemente, essas características variam de acordo com as necessidades de cada empresa.

Já o segundo passo consiste em instalar ferramentas de coleta de dados em estações de trabalho, em servidores, na rede e no restante de toda a infraestrutura. Esses dados vem em forma de relatórios de atividades que informam sobre falhas ocorridas. São Informações valiosas, pois defeitos de tecnologia podem ser muito prejudiciais à organização.

Por último, é preciso criar processos que auxiliem na prevenção e possibilitem uma detecção rápida dos problemas. Dessa forma, quando eles ocorrem, é preciso atuar neles de forma efetiva. De nada adianta ter a equipe certa e as ferramentas adequadas se os processos e as rotinas de administração do ambiente não são efetivos. Existem diversas boas práticas de TI e frameworks disponíveis, mas é importante encontrar um que se encaixe ao perfil da operação montada.

 

Exemplo de ferramenta utilizada por um NOC

Para exercer qualquer atividade é preciso das ferramentas certas. Do mesmo modo, um NOC precisa de um software com capacidade para monitoramento de dados em tempo real com foco em infraestrutura de TI e redes. Além disso, é importante que ele possua funcionalidades avançadas para hierarquizar serviços (catálogo de serviços), gerar alarmes para as pessoas certas e automatizar a criação de relatórios robustos que facilitem a identificação de problemas e a visualização de tendências.

A OpServices, por exemplo, trabalha incansavelmente para que o OpMon, software de gerenciamento de TI, forneça informações detalhadas e com destaque para os problemas a serem priorizados. Tudo para facilitar a vida do administrador do ambiente.

Além disso, com os dashboards da plataforma, uma equipe de NOC pode cumprir seu papel de forma muito mais eficiente. Dada as características da ferramenta, a equipe usufrui de uma visão centralizada do ambiente. Caso ocorra uma falha em um setor crítico, é possível fazer um drill-down para descobrir a causa raiz do problema.

Abaixo você pode ver um dashboard desenvolvido na plataforma de monitoramento OpMon para gerenciar os principais itens da infraestrutura, com os alertas de últimos incidentes. Este é um típico dashboard em que uma equipe de NOC pode acompanhar em tempo real a infraestrutura de seus clientes para descobrir rapidamente problemas.

Dashboard NOC e Infraestrutura de TI

Conforme o exemplo acima, ao surgir um alerta vermelho no dashboard, comunicando uma falha, são disparados alertas automatizados para os especialistas responsáveis, via Email, SMS ou PUSH. Esse tipo de monitoramento permite que os problemas sejam resolvidos a qualquer hora do dia por especialistas.

 

Vantagens de se adotar um NOC para monitorar o ambiente de TI

 

1. Acompanhamento constante

O Network Barometer Report 2016 indica que redes monitoradas têm resposta 69% mais rápida e tempo de reparo 32% menor em relação às que não são gerenciadas. Conforme o estudo, ⅓ dos incidentes são causados por configuração ou erro humano e 75% das redes têm, pelo menos, uma vulnerabilidade de segurança.

Todas essas falhas refletem no resultado financeiro. Afinal, custa muito caro alocar diversos profissionais para resolver problemas que ainda não se sabe quais são. Além disso, os problemas de rede não escolhem hora para aparecer e podem atrapalhar a produtividade da organização.

Portanto, possuir uma equipe dedicada cuidando da disponibilidade de todos os sistemas de TI pode ser uma ótima ideia para solucionar dificuldades de modo eficaz e de qualquer lugar. Isto é, a solução de problemas fica mais rápida e a manutenção ativa pode ser automatizada.

 

2. Economia de tempo e aumento da eficiência

Com a economia de tempo e a redução de gastos, o aumento da eficiência é natural. Assim, a organização poderá aplicar seus recursos em outras áreas, já que não precisará rastrear e compilar manualmente o inventário de ativos de TI da companhia e nem deslocar profissionais de diversas áreas para resolver problemas quando eles acontecerem.

Com o rastreamento automático, todos os equipamentos da rede são monitorados com informações em tempo real, poupando semanas de trabalho intensivo. Outra vantagem é que as equipes têm a possibilidade de compartilhar problemas potenciais a partir da experiência de profissionais especialistas. Isso resulta em maior eficiência e precisão.

pagina site dashboards

 

3. Coleta de dados automática

O gerenciamento e monitoramento remoto da infraestrutura fornece informações essenciais sobre a rede e as áreas que necessitam de melhorias. Isso economiza horas de trabalho ao administrador de TI e é um grande aliado da resolução rápida de problemas na rede. Além disso, com a rede sendo verificada continuamente, as informações sobre os ativos de TI são enviadas automaticamente.

 

4. Manutenção ativa e detecção precoce

O processo de manutenção ativa permite que rotinas sejam realizadas para garantir maior estabilidade e segurança ao ambiente de TI. Atualizações de software e definições de vírus, backups de informações críticas e manutenção dos principais sistemas podem ser automatizados por meio de scripts e ferramentas de automação. Geralmente esse é um diferencial que uma equipe de NOC oferece para seus clientes, pois dá maior tranquilidade aos gestores e maior estabilidade à infraestrutura.

Outra vantagem de um NOC é que o monitoramento remoto pode ser feito 24h por dia e sete dias por semana. Sempre que houver uma irregularidade na rede, a qualquer hora do dia ou da noite, um alerta é enviado e o erro pode ser resolvido imediatamente para que não haja diminuição da produtividade nem períodos de inatividade.

Caso não haja gerenciamento e monitoramento remoto, um problema pode passar despercebido por dias ou semanas, o que o torna mais grave e mais caro. Normalmente as equipes de NOC também disponibilizam equipes 8×5 ou 24×7, monitorando até 24 horas a infraestrutura de seus clientes. Essa possibilidade pode reduzir gastos com horas extras e causas trabalhistas, pois o contrato é feito diretamente com a empresa contratada.

 

5. Minimização de interrupções

Problemas na rede devem ser tratados com agilidade e de maneira correta. Não há dúvidas que períodos de inatividade custam caro para a organização e geram insatisfação dos seus clientes. Portanto, o monitoramento remoto e contínuo ajuda, assim, a melhorar o atendimento ao cliente.

Embora as falhas possam vir de várias formas, quando a rede é monitorada regularmente, até o menor problema é detectado e corrigido imediatamente. Assim, o tempo de inatividade e a perda de produtividade são minimizados.

Prestamos serviços de NOC via rede de parceiros certificados, utilizando a solução de monitoramento OpMon. Caso deseje mais informações sobre nossas tecnologias ou serviços de NOC, fale com nossos especialistas!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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