Servidores obsoletos

Servidores obsoletos ainda são um legado de hardware para muitas empresas, principalmente as que ainda possuem data centers próprios. As empresas estão se transformando para se adequar à nova realidade de tecnologia da informação.

Tendências apontam para o aumento da capacidade de fazer com que tudo esteja conectado. Isso criaria uma malha digital e inteligente, com redundância e alta disponibilidade das principais infraestruturas que suportam as organizaçòes. Assim, a necessidade por construir data centers próprios migrou para o uso da cloud computing.

Continue lendo o post e entenda a não tão nova tendência de uso da nuvem como infraestrutura.

 

O que são servidores obsoletos?

Sevidores obsoletos são equipamentos antigos com sistema de computação centralizada que podem criar custos extras para a companhia. Além de gastar mais energia, com maior necessidade de refrigeração, necessitam de maior manutenção.

Outro ponto importante são os requisitos por maior capacidade computacional para trabalhar com aplicações mais avançadas, principalmente as que utilizam inteligência artificial e machine learning. Um sistema hospedado em servidores obsoletos (hardware antigo) pode não render o esperado.

Os gastos que a desatualização estabelece para a instituição são inúmeros. Então, o ideal é investir frequentemente na atualização dos equipamentos, visando a implementação do servidor cloud. Assim, os gastos reduzirão e a segurança aumentará. Uma das vantagens que um seviço de cloud possui é conseguir escalar os custos de hardware de modo a tornar o custo mais competitivo.

 

O que é cloud?

É o fornecimento de serviços de computação — servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais — pela Internet (a que chamamos de nuvem). Permite o acesso ao hardware ou sistema por meio de qualquer computador, tablet ou celular conectado à rede.

 

Qual a diferença entre eles?

Veja algumas diferenças entre os servidores tradicionais e os serviços de computação em nuvem. Selecionamos algumas vantagens comparativas da nuvem sobre os servidores considerados obsoletos.

 

Custos

Custos operacionais e com energia representam 80% ou mais das despesas anuais do data center. Sabendo que a maior parte das organizações possuem máquinas antigas, essa elevação de gasto poderia ser equacionada com a troca delas e do servidor.

A tecnologia facilita a operação sem precisar fazer grandes investimentos em aquisição de sistemas. Isso colabora para aplicar mais recursos em outras áreas, favorecendo a ascensão do negócio.

 

Manutenção

Usar um data center exige atenção constante da equipe na prevenção e na correção de pequenos problemas técnicos em máquinas antigas — muitos até de fácil resolução, mas que interferem no fluxo de trabalho normal dos profissionais.

Assim, esse tempo poderia ser investido em tarefas mais lucrativas para o negócio como um todo e mais desafiadoras para o crescimento dos colaboradores.

Uma das facilidades do cloud é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como o fragmento mais consistente do processo fica na nuvem, o usuário necessita somente de uma boa conexão à internet e um navegador e para receber o serviço de manutenção e atualização.

 

Segurança

Instalado no mesmo local de funcionamento, o data center fica mais sujeito a interferências físicas. Assim, ele precisa ser protegido por sistemas de segurança contra invasões, sistemas de redundância, bem como os de combate e de prevenção de incêndios.

Outro ponto: a opção de armazenamento de dados na nuvem tem vantagem em relação ao data center, pois se mostra mais segura e não representa ameaças físicas à estrutura das empresas e aos colaboradores.

Organizações que já têm plataformas e serviços na nuvem são entendidas pelo mercado como mais dinâmicas, ágeis e donas de processos mais produtivos e eficientes. Tendo uma manutenção e atualizações de software em dia, as ameaças online dificilmente poderão danificar seus programas e dados, desde que sejam tomadas as devidas medidas de proteção.

 

Qual é mais escalável e tem melhor performance?

Como normalmente os data center localizam-se em espaços específicos, podem acontecer desastres ambientais, como enchentes ou incêndios, que podem colocar toda a informação de uma empresa a perder.

Os servidores da nuvem, por outro lado, ficam localizados em diferentes pontos e com grande redundância, o que reduz drasticamente a chance de perda de dados por conta de desastres ambientais ou falhas nos servidores.

 

Quais as vantagens de se utilizar a tendência do servidor cloud?

As principais vantagens da nuvem como um serviço vêm do seu caráter elástico e do fornecimento sob demanda:

  • Facilidade de subir e descer instâncias na AWS pode ser citada como exemplo de maior flexibilidade;
  • Escalabilidade e otimização de gastos;
  • Segurança especializada.

Embora pareçam iguais em termos de utilidade, os servidores obsoletos são diferentes da computação em nuvem em muitos aspectos. Comparando as vantagens e as desvantagens de cada modelo, fica fácil notar que a nuvem é mais vantajosa.

Gostou do post? Aproveite para desvendar mitos infundados sobre cloud computing e conheça os principais serviços AWS!