SIEM: Saiba como gerenciar eventos de segurança

Por: Aldry Rocha em 11.11.2020
SIEM - Security Information & Event Management

Quando se trata de aplicações de segurança, hoje, o mercado conta com um vasto número delas, sejam firewalls, proxies, sistemas de prevenção a intrusão (IPS), antivírus, entre outros sistemas de proteção. Devido a essa grande quantidade de camadas de segurança, se torna difícil ter um acompanhamento manual dos eventos relacionados a segurança da informação dentro de uma empresa.

Para isso existe a solução SIEM (Security Information and Event Management), que permite a realização do gerenciamento de eventos e informações de segurança.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então fica com a gente e acompanhe nossos artigo!

 

O que é SIEM?

O SIEM é uma mistura das ferramentas de SEM (Security event manager) e de SIM (Security Information Management). A ferramenta SEM, coleta dados de logs de toda a infraestrutura de TI, monitorando eventos de segurança em tempo real. Já a SIM (Security Information Management), gera uma análise histórica e correlaciona estes eventos, permitindo análises mais complexas dessas informações.

Com isso, a solução SIEM permite que os eventos gerados por variados aplicativos de segurança sejam coletados, armazenados, organizados e até mesmo correlacionados entre diferentes fontes de dados. Como esses dados são retidos para análise a longo prazo, eles possibilitam uma posterior análise forense, por especialistas na área.

Empresas que fazem uso do SIEM o utilizam para detecção de incidentes, conformidade de segurança e uma visão geral das atividades no ambiente de TI. A ferramenta fornece, geralmente, dois tipos de resultados: relatórios e alertas. Os relatórios trazem os incidentes e eventos acerca da segurança da informação, como atividades suspeitas na rede e tentativas de login mal sucedidas. Já os alertas são acionados caso o mecanismo que realiza análises detecte alguma atividade que descumpra o conjunto de regras criado.

 

Benefícios da utilização das soluções SIEM

Como benefícios trazidos pela utilização das ferramentas SIEM, podemos citar a identificação apurada, a aceleração na detecção de ameaças, alertas de segurança e atendimento aos requisitos de segurança. O correlacionamento de eventos de diferentes fontes também é um das grandes vantagens da ferramenta, uma vez que transforma dados desconexos em informações relevantes para a equipe de segurança.

Outro fator relevante, é a possibilidade de visualização centralizada de logs de aplicativos, infraestrutura e rede que são coletados de todos os hosts e reunidos em uma única interface, fato esse que acelera, e muito, o processo de respostas a incidentes no âmbito de segurança. As soluções SIEM contam com um mecanismo automatizado que gera notificações sobre possíveis violações de sistemas, podendo de maneira automática interromper ataques enquanto estes ainda estão em andamento.

 

Como implementar um projeto de SIEM

Com os novos padrões exigidos pelo mercado em relação a dados, as empresas precisam ter informações acerca das operações realizadas em seus sistemas. As ferramentas do Security Information and Event Management possibilitam que os dados associados sejam correlacionados, gerando assim um panorama completo sobre os eventos dos sistemas, incluindo informações como IP, usuários, login e fluxo dos dados.

Antes de escolher a ferramenta, o ideal é identificar as principais superfícies de ataques que precisam ser protegidas. Para isso, é necessário um profissional capacitado para executar o plano de segurança corporativa.

Muitos destes projetos podem ser terceirizados por especialistas no assunto. Nesse sentido, por sermos especialistas em desenvolver tecnologia para monitoramento de dados em tempo real, temos alguns projetos que podem interessar empresas que buscam montar um projeto de SIEM. Para saber mais, clique aqui e fale com nossos especialistas.

Compartilhe:

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos