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Por: Aldry Rocha em 16.08.2021

Gerenciamento de Logs: como funciona

No mundo do desenvolvimento web existem diversos desafios com que os profissionais precisam se preocupar, pois há muitas variáveis envolvidas na hora das aplicações chegarem até o usuário final. Sempre poderá ocorrer algum erro na hora do cliente utilizar um sistema e a questão é: como resolver isso? Mas antes de saber resolver é preciso mapear os problemas, uma forma simples de se fazer isso é por meio da análise de logs.

Com a crescente complexidade das infraestruturas e o aumento de equipamentos de TI utilizados por elas, os logs ajudam a rastrear possíveis anomalias que possam ocorrer de forma bem mais rápida. Todos os equipamentos que suportam os aplicativos podem fazer o registro de eventos que surgem neles, também conhecidos como logs. Portanto, é importante fazer o gerenciamento dos logs gerados.

No artigo de hoje vamos te apresentar todos os detalhes de como os logs são importantes no mundo da tecnologia. Acompanhe!

 

Primeiramente, o que são logs?

Basicamente, logs são registros em forma de arquivos de texto puro em linhas, onde essas linhas contém informações relativas a data e hora em que ações importantes ocorreram na aplicação. Ou seja, o que e quando ocorreu determinado evento. Com o uso de logs fica mais fácil obter a visibilidade da integridade da infraestrutura de TI. As informações contidas nestes registros podem variar desde o desempenho do sistema, dados sobre auditoria, alertas de intrusão ou até transações e atividades de usuários.

Por meio da análise de logs é possível identificar e solucionar problemas que acabam afetando diferentes áreas do negócio. Os registros trazem um fluxo de eventos que contém uma vasta quantidade de dados relativos aos softwares, infraestrutura, acessibilidade e padrões de usuários e acessos.

 

Como funciona o gerenciamento de logs

O gerenciamento de logs serve para monitorar o que está acontecendo em determinado ambiente, podendo servir para realizar a gestão da infraestrutura, manter o ambiente seguro contra invasões ou para se melhorar a performance das aplicações, por exemplo.

É importante manter esses dados centralizados para que possam ser pesquisados rapidamente. Soluções de monitoramento eficientes oferecem alertas em tempo real para eventos que são identificados por meio desses logs. Esses eventos podem ser a mudança de status em um ambiente. Para entender mais a fundo como funciona esse processo, confira as etapas de ações envolvidas no gerenciamento de log:

1) Coleta: na parte da coleta é importante coletar os dados e armazená-los de forma centralizada para transmiti-los para a infraestrutura central de TI.

2) Ingestão: nesta etapa os dados são importados e formatados, permitindo a inclusão de data e hora, além de outros detalhes relevantes. O armazenamento e a indexação garantem pesquisas mais rápidas.

3) Pesquisa e análise: aqui é realizada a pesquisa em cada linha dos dados que posteriormente seja feita a análise para identificar o que está ocorrendo nos equipamentos ou sistemas.

4) Monitoramento e alertas: com o gerenciamento de logs é possível configurar alertas, por meio da definição de regras que disparam notificações. É necessário mapear quais atividades são consideradas importantes e necessárias a ponto de se tornarem um alerta.

5) Visualização e relatório: por fim, é importante definir a forma de visualização desses dados gerados. Ao criar relatórios é possível entender certos padrões e pensar em novas formas de soluções.

 

Boas práticas de gerenciamento de logs

Para conseguir extrair da melhor forma as informações trazidas nos logs, algumas boas práticas devem ser seguidas. Podemos citar como principal, ter uma ferramenta que realize esse gerenciamento de logs, pois como o volume de dados pode ser bem alto, realizar tudo de forma manual se torna inviável.

Outra prática importante é antecipar problemas para que estes não gerem prejuízos à empresa. Com a correlação de dados de logs você envia alertas sobre vulnerabilidade automaticamente, assim ao reagir de forma proativa você minimiza danos à organização.

 

Como escolher uma ferramenta para gerenciamento de logs?

É importante contar com uma ferramenta que reconheça tendências e aja de forma proativa contra possíveis ameaças por meio das análises realizadas. O software escolhido deve trazer para sua empresa maior segurança, antecipando problemas e agindo de maneira eficiente para não prejudicar o bom andamento do negócio.

Neste artigo não vamos sugerir ferramentas, pois a análise de logs pode ser realizada com diversos intuitos: manter o ambiente seguro, realizar troubleshooting de aplicações ou monitorar os estados dos equipamentos de TI. Cada um destes focos necessitará de um ferramental diferente.

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Aqui na OpServices desenvolvemos uma solução que monitora qualquer elemento de infraestrutura de TI em tempo real e automatiza a descoberta da causa raiz dos problemas. No quesito gerenciamento de logs para monitoramento de infraestrutura, possuímos tecnologias para ajudar neste processo.

Tem interesse em implementar esse tipo de solução na sua empresa? Então entre em contato com nosso time de especialistas!

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ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

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