Monitoramento de Backups: Entenda como fazer!

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 26.10.2020
Monitoramento de Backups: Entenda como fazer!

Uma boa rotina de backups corporativos é essencial para assegurar a sobrevivência de qualquer negócio. No mundo atual, os dados assumem um papel de destaque cada vez maior e a perda destes pode resultar em interrupções de grande escala, gerando grande impacto nas operações e até mesmo na saúde financeira das organizações.

Por isso, é importante que as rotinas de backup tenham um acompanhamento contínuo. Ao realizar de maneira proativa o monitoramento de backups, os riscos serão minimizados e os gestores terão maiores garantias de que há redundância dos dados e dos sistemas críticos.

Quer saber mais sobre a importância da realização da monitoração de backup? Então fica com a gente e acompanhe nosso artigo!

 

Por que realizar o monitoramento de backups?

Backups nada mais são do que cópias de dados em locais seguros, podendo ser também arquivos com a configuração de determinados sistemas. Portanto, uma eventual perda dessas informações pode causar prejuízos incontáveis em horas de trabalho.

Segundo especialistas na área, o armazenamento de cópias de segurança dentro de um mesmo datacenter não é considerado uma redundância, pois em caso de um incidente físico, como um incêndio, as duas cópias seriam perdidas para sempre.

Realizar uma cópia de segurança dos dados garante tranquilidade para as empresas, minimizando riscos. Caso ocorra alguma perda significativa de dados, é possível recuperar e retomar as atividades de maneira muito mais rápida e ágil, garantindo a continuidade do negócio.

Além disso, existem também ferramentas que são especializadas em gerar backups de forma automatizada. O backup automático na nuvem, por ser escalável, é um dos mais utilizados, mas é essencial conferir se a cópia realmente foi realizada, pois uma indisponibilidade no sistema da ferramenta pode impedir que a cópia seja realizada.

Entretanto, toda a rotina de backup é uma atividade relativamente complexa, pois necessita de um grande controle por parte dos responsáveis pela área de tecnologia. Nesse cenário, se faz necessário monitorar esse tipo de atividade, o que pode ser realizado com uma ferramenta de monitoramento.

Essa monitoração pode verificar se os arquivos de backup estão sendo salvos no local adequado, qual a data da última atualização e se o local de armazenamento possui espaço suficiente para efetuar o procedimento, fato esse que poderia impedir que o backup seja realizado. Ou seja, as ferramentas de monitoração validam e testam continuamente para verificar se os dados estão sendo realmente armazenados.

Além disso, as ferramentas que monitoram o backup podem gerar notificações sobre eventuais problemas, a partir de regras configuráveis pelo administrador.

A realização de testes tem um papel tão importante quando o backup em si, tendo o intuito de garantir que, quando necessário, o restauramento de informações não tenha nenhum tipo de falhas e problemas.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 

Vantagens de realizar o monitoramento de backups

Utilizar ferramentas de monitoração de backup traz diversos benefícios para as organizações que as utilizam. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Notificações: Caso venha ocorrer alguma falha, será enviada uma notificação por e-mail, sms, telegram ou slack sobre o problema ocorrido;
  • Alertas automáticos: Quando o backup falhar, imediatamente o sistema envia um alerta sobre o ocorrido;
  • Gestão simplificada: Ao realizar a monitoração dos backups se tem uma visão centralizada destes, podendo gerenciá-los de maneira mais simples;
  • Menor risco financeiro: Com a garantia da realização de backups bem sucedidos, os gestores ficam mais tranquilos quanto aos riscos das perdas de dados. Caso ocorra algum problema, a operação é restabelecida de maneira bem mais rápida e ágil.

Aqui na Opservices, realizamos o monitoramento de backups por meio do OpMon, uma plataforma de gerenciamento de TI bastante avançada, capaz de gerar relatórios completos e de realizar uma monitoração sistemática dos arquivos de backup.

Quer saber mais sobre como realizar a monitoração dos arquivos de backup da sua empresa? Então entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demo online da nossa plataforma.

Compartilhe:

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos