Conheça algumas formas de se tomar decisões baseadas em dados!

Decisões sempre fizeram parte da rotina das empresas, sendo uma das grandes responsabilidades de seus diretores e gestores. A questão é que hoje os negócios que se dão ao luxo de tomar decisões baseadas em “achismo” correm um grande risco de chegar ao fracasso. Até porque já faz tempo que é possível contar com o apoio da tecnologia para dar suporte no processo de tomada de decisão baseada em dados que sejam concretos e reais.

 
Dados para tomada de decisões

 
É sobre isso que vamos falar neste post: como aplicar essa estratégia em sua empresa e, principalmente, o papel do departamento de TI no auxílio desse processo. Quer saber mais? Então, confira o post!

 

Qual é o papel do departamento de TI na tomada de decisão?

Podemos dizer que em um passado recente, a área de TI era vista somente como um suporte técnico e se limitava à funções operacionais do dia a dia. Com a ascensão da tecnologia isso mudou; ela começou a assumir um papel cada vez mais estratégico, pois a maioria das empresas faz investimentos cruciais nessa área, visando atingir seus objetivos de negócio.

Por isso, esse departamento tornou-se decisivo para qualquer tipo de empresa. Afinal, com todo o seu apoio, agora é possível otimizar seus processos e recursos. O motivo disso é bem claro: eles têm a capacidade de reunir e analisar dados para qualquer tomada de decisão.

 

Como a TI ajuda na tomada de decisão?

Falando um pouco mais em nível de negócio, as empresas que pensam em ter um futuro próspero aplicam constantemente o processo de diagnóstico de sua situação atual. Dessa forma, é possível entender quais são os pontos críticos do negócio e como eles estão alinhados com os objetivos e metas da empresa.

Feito isso, é criado um plano de ação para que o negócio possa ser conduzido ao encontro desses objetivos. Tendo em vista isso, o setor de TI será o responsável por organizar qualquer informação que tenha correlação com esse plano de ação e chegar em uma solução ideal para a sua resolução.

Essa solução não precisa ser algo muito complexo, o importante é que ela seja efetiva. Inclusive, vale qualquer alternativa, desde desenvolvê-la internamente ou contratar alguma empresa terceirizada.

 

Quais soluções adotar para tomar decisões?

Agora que você já tem uma noção de como o departamento de TI pode influenciar a empresa na questão do processo de tomada de decisões baseada em dados, vamos falar brevemente sobre algumas soluções tecnológicas que são essenciais nesse caminho:

 

1. BI e Getão à Vista

BI é a sigla para Business Intelligence. Ele é uma ferramenta constituída por vários recursos, que têm o poder de formar um banco de dados, para apoiar a inteligência de mercado da empresa, ou buscar informações a partir de um. Já os softwares de gestão à vista, são focados no monitoramento de atividades de negócio e tem a função de apresentar indicadores em tempo real (uma vez que o BI é focado em dados consolidados).

A grande força do BI é a análise desses dados, que pode oferecer um excelente auxílio na tomada de decisão da empresa, ajudando a entender questões sobre os clientes, seu comportamento e outros fatores críticos do negócio. Por sua vez, a entrega da gestão à vista são as informações para se tomar decisões que podem impactar o negócio hoje!

 
Catálogo de Serviços - Dashboard

 

2. CRM

O CRM é um sistema baseado no relacionamento com o consumidor final, tanto que a sua sigla significa Customer Relationship Management. Sendo assim, ele oferece um suporte muito poderoso para conseguir manter a base de clientes fiel ao seu negócio, sendo alimentado por informações que refletem seus hábitos de consumo, poder aquisitivo, ciclo de compra, dentre outras. O CRM combinado com o BI formam uma dupla imbatível na tomada de decisão!

 

3. BSC

BSC é a sigla para Balanced Score Card, que em português significa “Painel de Gestão por Indicadores”. O BSC é importante na questão de que os objetivos do negócio precisam ser mensuráveis, pois só assim a empresa conseguirá saber se conseguiu alcançar suas metas ou não. É uma metodologia e não um software, embora existam softwares que ajudam a acompanhar suas métricas e indicadores.

Pode ser visualizado por qualquer sistema mostre o desempenho das tecnologias que são utilizadas pela empresa por meio de indicadores de performance. Ele tem a capacidade de mensurar esses resultados e direcionar o negócio para saber lidar melhor com seus respectivos planos de ação, sendo possível remodelar a estratégia caso ela demonstre estar equivocada.

Quer saber mais sobre tomada de decisão baseada em dados? Então, conheça nossa solução para gestão à vista.