ferramentas de gestão de ti

Em um contexto corporativo cada vez mais caracterizado pelo uso massivo de dados, empresas buscam soluções em TI que respondam bem às suas demandas, otimizando processos e aumentando a produtividade como um todo. Para ajudá-lo, neste post nós apresentaremos 7 ferramentas de gestão de TI que possibilitam a melhoria de diversos processos em uma empresa! Acompanhe!

 

1. Basecamp

Imagine um cenário em que e-mails, lembretes, compromissos, projetos e todo tipo de comunicação interna de uma equipe estejam em plataformas e apps diferentes. O resultado disso é certamente a perda de dados relevantes  ou, na melhor das hipóteses, o gasto excessivo de tempo na busca por informações.

A resposta para esse problema é o software Basecamp. Com ele, é possível gerenciar toda essa informação em uma única plataforma, já que ele reúne todas as ferramentas que sua equipe precisa (editores de texto, ferramentas de chat, serviço de e-mail, entre outras) em um só lugar.

 

2. Pipefly

Pipefy facilita a gestão de processos nas empresas de TI, abarcando desde fluxos mais simples  como o registro dos pedidos de serviço  até demandas mais complexas, que envolvem automação.

Além disso, ele também conta com um recurso integrado para o desenvolvimento de softwares. Trata-se de uma plataforma em nuvem que reúne todas as ferramentas de gestão necessárias em um só lugar, agilizando e organizando processos.

 

3. Rescue Time

Esse serviço tem por objetivo a melhora na produtividade do usuário. Para isso, o Rescue Time monitora o seu tempo de uso do computador, gerando relatórios detalhados com cada minuto gasto em cada janela, aplicação ou site aberto.

Os relatórios são diários e semanais e alimentam um banco de dados sobre a sua rotina de trabalho. Dá para saber com detalhes, por exemplo, quanto tempo você  ou algum membro de sua equipe  anda gastando com o acesso às redes sociais. Assim, o Rescue Time é uma boa maneira saber por onde começar a redefinir suas prioridades.

 

4. Business Model Canvas

O BMC é uma forma de esquadrinhar um modelo de negócio em um grande painel, dividindo-o em 9 blocos. Cada um deles representará um elemento fundamental que comporá o modelo apresentado.

Esse método é altamente aplicável quando se pensa em TI, ou desenvolvimento tecnológico, especialmente quando é preciso repensar ou aprimorar um modelo de negócio para atualizar o business em relação às constantes transformações desse nicho.

 

5. G Suite

O G Suite Google Drive é o conjunto de ferramentas para armazenamento em nuvem do Google. As versões Business, Enterprise e for Teams do G Suite oferecem armazenamento ilimitado e de fácil gerenciamento.

Além disso, têm suporte total ao compartilhamento e ao trabalho colaborativo na edição dos mais diversos tipos de arquivos em espaços divididos com a sua equipe.

 

6. FiveMetrics

O movimento go-to-cloud das empresas é uma tendência que parece ser inevitável. Para reduzir custos, aumentar produtividade e reduzir esforço de desenvolvimento as empresas têm buscado os serviços de nuvem para utilizar como infraestrutura. Diante disso, se faz cada vez mais necessário gerenciar tudo isso. Essa é a proposta do FiveMetrics, um software as a service (SAAS) par avisualização de dados da AWS (Amazon Web Services). O projeto visa ser multi-cloud, mas está iniciando pela nuvem da Amazon. Ainda está em fase beta e é possível testar gratuitamente por este link.

 

7. OpMon 8

Essa é a solução definitiva para monitorar dados em tempo real. Acompanhar, em tempo real, os resultados da empresa, monitorando o desempenho das atividades realizadas por meio do gerenciamento de infraestrutura de TI é o que se propõe o software desenvolvido pela OpServices.

Gerando relatórios sobre capacidade, disponibilidade, performance, SLA, SLM e outros indicadores, o OpMon 8 ajuda o gestor a ter total ciência dos processos em um negócio por meio de dashboards editáveis.

Disclaimer: A OpServices é a empresa que desenvolve o OpMon e responsável por manter o blog.

 
Demonstração Online | OpMon

 
E então? Viu como existem diversas ferramentas de gestão de TI capazes de alavancar a qualidade e a rapidez dos processos em sua empresa? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você está por dentro das novidades!