Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 22.02.2022

Principais Conectores do Power BI

Trabalhar com os dados gerados pelas empresas deve ser tratado como uma grande responsabilidade, que pode trazer benefícios enormes na hora da tomada de decisão estratégica nas organizações. As ferramentas de apoio à gestão empresarial devem dar suporte aos mais diferentes tipos de conexão de dados para que a visualização destes seja a mais rica possível e de fato agregue valor à organização.

Como ferramentas que oferecem um suporte bem abrangente de conexão com diferentes fontes de dados, podemos citar o Power BI, que é umas das ferramentas mais completas e utilizadas no mercado.

Nesse artigo iremos mostrar os principais conectores de fonte de dados utilizados dentro do BI. Confira!

 

Qual a função dos conectores?

Existem várias formas de conectar dados dentro do Power BI, mas a forma mais ágil de conexão é por meio dos conectores, os quais já vem bem estruturados e pegam apenas os dados que serão utilizados, isso otimiza o carregamento.

Um conector pode fornecer tabelas de dados ou ações, alguns deles podem fornecem apenas tabelas e outros ambos. Existem vários tipos de conectores, alguns já são nativos da ferramenta, outros são desenvolvidos pela própria comunidade do Power BI.

 

Principais conectores do Power BI

As principais categorias de tipos de dados são: arquivos, banco de dados, power platform, azure e serviços online. Confira mais detalhes sobre cada um dos tipos a seguir.

  • Arquivos: Você pode se conectar a arquivos como excel, text/CSV, XML, JSON, pasta, PDF, parquet e SharePoint folder, esses arquivos podem estar tanto na nuvem (oneDrive) quanto na sua própria rede.
  • Banco de dados: O Power BI consegue se comunicar tanto com banco de dados online quanto offline. Dentre os tipos de banco de dados podemos citar SQL Server, Access, Oracle, IBM DB2 e Informix, Sybase.
  • Microsoft Azure: O pacote de serviços para nuvem da Microsoft se conecta facilmente com o Power BI, todos os seus arquivos gerados por qualquer um dos serviços da plataforma podem ser lidos. Incluindo o SQL do Azure, Azure Analysis Services, Cosmos DB, Data Lake Store, entre outros.
  • Serviços online: Dentro dos serviços da internet que possuem conexão podemos destacar o Google Analytics, softwares na nuvem e publicidade online. Algumas das fontes de dados nesse caso incluem Facebook, MailChimp, Salesforce e Microsoft Exchange Online.

Os conectores acima são homologados pela Microsoft, confira a lista completa de todos os conectores no site da Microsoft. Vale destacar que também é possível criar seus próprios conectores conforme a demanda de sua empresa.

 

Implementação e Consultoria em Business Intelligence - BI

Agora que você já sabe quais os tipos de dados o Power BI é capaz de se conectar, mas mesmo assim precisa de apoio para desenvolver uma solução mais avançada, saiba que estamos aqui pra te ajudar. Se a sua empresa deseja criar relatórios intuitos que geram dados estratégicos para seu negócio, entre em contato com nosso time de especialistas!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Marketing de conteúdo e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos