Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 13.06.2023

Licenciamento Power BI | Conheça os tipos de licença

É fato que todas empresas, atualmente, deveriam utilizar seus dados para gerar embasamento para uma tomada de decisões mais assertivas e as ferramentas que ajudam a gerar esses insights são de extrema importância nessas horas.

Uma das ferramentas mais utilizadas do mercado é o Power BI, desenvolvido pela Microsoft, conhecida por ser uma poderosa plataforma de análise de dados e visualização que permite aos usuários transformar informações complexas em insights acionáveis. Essa ferramenta possui diferentes tipos de licenças disponíveis no mercado, no artigo de hoje vamos te apresentar seus tipos e diferenças entre elas para que você consiga escolher a melhor opção para sua empresa e aproveite ao máximo as funcionalidades e recursos oferecidos.

 

Licenças de serviço do Power BI

Há três tipos de licença dentro do Power BI por usuário: a gratuita, Pro e Premium por usuário (PPU). O outro tipo de licença é apenas em versão premium e é baseada em capacidade.

As licenças por usuário são exclusivas e fornecem acessos a determinados tipos de recursos e capacidades do serviço do Power BI. Ao combinar recursos e capacidades de cada tipo de licença por usuário com o uso de uma capacidade Premium, os indivíduos que possuem as licenças Pro, PPU e gratuitas acabam obtendo acesso a recursos e capacidades adicionais, como compartilhamento, colaboração entre outros.

 

Tipos de licenciamento Power BI

Confira como funcionam os principais tipos de licença da ferramenta:

 

1) Power BI Free

A licença gratuita do Power BI permite que os usuários criem e compartilhem relatórios básicos, painéis interativos e visualizações de dados. Proporciona acesso limitado a recursos avançados, como programação de atualizações de dados e colaboração em tempo real. Indicado para indivíduos e pequenas equipes que desejam começar a explorar a análise de dados, sem custos adicionais.

 

2) Power BI Pro

Voltada para usuários mais avançados, oferece recursos adicionais em comparação com a versão gratuita. Seus usuários têm acesso a recursos como colaboração em tempo real, compartilhamento seguro de relatórios e painéis, agendamento de atualizações de dados, entre outros. Essa licença é necessária quando a colaboração e o compartilhamento de relatórios são essenciais para as necessidades da equipe.

 

3) Power BI Premium – Por capacidade

Licença destinada a organizações que exigem recursos avançados de análise e relatórios em grande escala. Diferente das licenças individuais, a versão Premium é adquirida por capacidade, permitindo o compartilhamento e a distribuição de relatórios e painéis em toda a organização, independentemente do número de usuários. Além disso, oferece recursos avançados, como o uso de AI Insights, análise avançada e integração com o Azure.

 

4) Power BI Premium – Por usuário

Esse tipo de licença permite que os usuários individuais tenham acesso a recursos premium, como os da licença Premium por capacidade. Com ela, os usuários podem compartilhar relatórios e painéis com outros usuários, mesmo que esses usuários não tenham uma licença Premium por Usuário. Além disso, oferece desempenho aprimorado para relatórios e dashboards, permitindo que os usuários trabalhem com grandes volumes de dados e realizem análises complexas de maneira eficiente. Vale ressaltar que esse tipo de licença é adquirida em nível individual, ou seja, cada usuário que deseja ter acesso aos recursos premium deve adquirir sua própria licença.

 

5) Power BI Embedded

Projetado especificamente para desenvolvedores que desejam incorporar recursos do Power BI em seus aplicativos e soluções personalizadas. Com essa licença, é possível criar experiências de análise de dados integradas e personalizadas para os usuários finais, aproveitando a funcionalidade completa do Power BI. Também é baseada em capacidade e oferece flexibilidade para escalar conforme as necessidades do projeto. Para entender a fundo sobre se a melhor opção para sua empresa é a versão embedded ou a premium, recomendamos essa leitura: clique aqui.

Para complementar sua leitura, confira nossos conteúdos do YouTube sobre os diferentes tipos de licenças.

 
Licença por usuário:

 
Licença por capacidade:

 

Conclusão

Agora que você já conhece quais as opções de licença há no mercado, é importante considerar as necessidades específicas da sua organização ou equipe para escolher o tipo de licença do Power BI mais adequado. A licença gratuita é sempre um bom ponto de partida, caso se torne necessário recursos mais avançados, como colaboração em tempo real e compartilhamento seguro de relatórios, a Pro pode ser a opção ideal. Para organizações maiores e projetos personalizados, a versão Premium ou Embedded, podem fornecer os recursos e a escalabilidade nece0 ssários para análises de dados abrangentes e integradas.

Agora que você já está por dentro de quais os tipos de licença existem, mas esteja com dificuldades de implementação de um projeto de Business Intelligence, saiba que temos um time de especialistas que atende uma vasta gama de tipos de negócio e escopos de projetos de BI que estão prontos para te ajudar a trazer inteligência para seu negócio. Fale conosco agora mesmo!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos