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Por: Pedro César Tebaldi em 15.07.2022

O que é governança de dados?

Com a evolução de sistemas avançados para análise de dados corporativos, a governança de dados se tornou uma das prioridades para grande parte das empresas. A preocupação com novas legislações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil), também obriga as organizações a ter novas responsabilidades e atitudes em relação à coleta, tratamento e uso de dados.

Além disso, os riscos crescentes de ataques cibernéticos tornam o assunto cada dia mais relevante para gestores de diferentes áreas. A disciplina que tem o papel de cuidar de todo o trânsito de informações dentro das empresas é a governança de dados. Todas as atividades que envolvem o tema dados estão dentro do guarda-chuva de responsabilidades da área.

Acompanhe o artigo até o fim e entenda sobre como funciona a governança de dados e como aplicá-la em sua empresa.

 

O que é Governança de dados?

A governança de dados é “tudo o que você faz para garantir que os dados sejam seguros, privados, precisos, disponíveis e utilizáveis. Isso inclui as ações que as pessoas devem realizar, os processos que devem seguir e a tecnologia que oferece suporte durante todo o ciclo de vida dos dados”.

Ela também ajuda a definir padrões internos (políticas de dados) que ditam como os dados podem ser coletados, armazenados, processados e descartados, bem como a definição de quem tem acesso a que tipo de dados dentro de uma organização. A governança de dados também deve seguir diretrizes externas, criadas por agências governamentais e outras partes interessadas.

 

Qual a função da governança de dados?

Como já dito anteriormente, a missão da governança de dados é garantir que os dados estejam seguros, protegidos, privados e utilizados dentro dos padrões internos e externos da empresa. Veja casos mais comuns de uso:

1) Administração de dados: É responsabilidade do pessoal que trabalha com a governança dos dados administrá-los de forma correta e gerir processos que garantam que estes sejam utilizados de forma adequada.

2) Qualidade dos dados: Deve-se assegurar a qualidade dos dados por meio de atividades ou técnicas que garantam que eles estejam adequados para uso. A qualidade dos dados pode ser medida em 6 dimensões: precisão, integridade, consistência, oportunidade, validade e exclusividade.

3) Gerenciamento de dados: Aqui entram todos os aspectos do gerenciamento de dados, indo desde a coleta, armazenamento, uso e supervisão que garantem que os dados sejam utilizados de forma segura, eficiente e econômica antes de serem descartados.

 
Governança de Dados

 

Quem é o responsável pela governança de dados?

Grandes empresas geralmente contam com uma equipe de governança de dados, que é responsável pelo desenvolvimento de metas e prioridades, criação do modelo de governança, conseguir aprovação para orçamentos e escolher as tecnologias a serem utilizadas. Confira os cargos mais comuns dentro da área de governança:

1) Proprietário de dados: Função que se encaixa mais para gerentes seniors, que devem especificar a necessidade por dados e a qualidade destes dentro da empresa. Tem o poder de decisão e sua função é voltada ao negócio.

2) Organizador de dados: Tem papel mais técnico, os organizadores de dados ou data stewards checam se todos os padrões e políticas de dados estão de fato sendo cumpridos diariamente. Normalmente fazem parte de uma equipe de gestão central ou departamento de TI.

3) Operador de dados: Os data custodians criam e mantêm os dados tendo como base as normas de uma organização. Isso engloba a integração organizacional e técnica, assim como atualizações e manutenção dos ativos de dados.

4) Comitê de governança de dados: É papel dos comitês aprovar as políticas e normas e resolver problemas de escalas. Pode ser dividido em subcomitês, quando a organização é de grande porte. A maioria das empresas conta com dois conselhos, um que é encarregado de cuidar de assuntos estratégicos sobre gerenciamento de dados e outro que lida com questões táticas.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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