Análises em tempo real auxiliam a tomar decisões de forma mais rápida, precisa e eficaz do que aquelas feitas às cegas ou com base em dados obsoletos. Entretanto, análises em tempo real requerem dados acessíveis, facilmente visualizáveis e compreensíveis.

Uma das formas de obter isso é com a utilização de dashboards com gráficos em tempo real na estratégia de Gestão à Vista. Mas será que acompanhar gráficos em tempo real é necessário para os seus negócios? Acompanhe o nosso post e descubra quando é e quando não é necessário.

 

Graficos em tempo real

 

Quando utilizar gráficos em tempo real É NECESSÁRIO

A velocidade do mundo conectado não abre brechas para que decisões sejam adiadas. Um pequeno problema que ocorre com um usuário isolado logo ganha tração com a força das mídias sociais, e, o que poderia ser apenas uma brasa, se torna um incêndio de proporções épicas. Todo gestor minimamente atento ao mercado conhece um caso assim. É preciso ser capaz de oferecer uma solução rápida para os problemas!

Empresas passivas que esperam o problema bater à porta tendem a se estagnar, enquanto aquelas que operam com inteligência e conseguem identificar problemas com rapidez ganham um enorme diferencial competitivo. Os gráficos em tempo real podem ser poderosos aliados para quem deseja resolver os problemas antes que eles gerem grande impacto ou os usuários percebam.

Ao criar um dashboard, na hora de definir se ele precisa de dados em tempo real ou não, a primeira coisa que se deve pensar é se a informação contida no dashboard contribui para uma tomada de decisão de curto prazo. Ou seja, baseado em dados especificados, é necessário tomar uma decisão agora ou nas próximas horas ou essa ação será tomada apenas no(s) próximos(s) meses?

Um exemplo de necessidade de dados em tempo real é a área de infraestrutura de TI, que precisa fornecer disponibilidade máxima para o funcionamento de todos os recursos da empresa. Monitorar a disponibilidade em um dashboard de infraestrutura em tempo real, pode ser diferencial para tomar decisões mais rápidas. Da mesma forma, um dashboard de service desk com o atendimento de chamados pode apontar algum tipo de anomalia no nível de serviço entregue que precisa ser tratada na hora para evitar empilhamento de novas requisições que vão sobrecarregar a equipe.

 

Dashboard Real Time - Service Desk

Dashboard de Operação de Service Desk

 
Os gráficos em tempo real deixam visíveis os problemas no momento em que eles ocorrem, ou até mesmo o detectam quando é apenas uma ameaça. Nos gráficos gerados pelo OpMon Dashboard, por exemplo, é possível emitir uma notificação ou desencadear uma resposta automatizada para a pessoa responsável pela área. Os dashboards possuem status de ok, warning e critical para que as notificações visuais possam auxiliar a equipe a identificar um problema o mais rápido possível.

 

Quando utilizar gráficos em tempo real NÃO É NECCESSÁRIO

Sabe qual o maior perigo de ter uma quantidade excessiva dados para analisar? É no fim das contas não termos informação nenhuma. Informações são os dados processados, ou seja, corretamente minerados e analisados.

O problema de monitorar com gráficos em tempo real todos os dados que você é capaz de coletar é que a sobrecarga de números, indicativos e conteúdo sendo atualizados constantemente podem tirar o foco dos analistas de informações que poderiam ser mais úteis para a estratégia da empresa. Além disso, exige uma capacidade computacional que acaba sendo disperdiçada com dados que não fazem nenhum sentido no aspecto real-time.

Antes de adotar a utilização de gráficos em tempo real em seu sistema de Gestão à Vista, você precisa perguntar se observar aqueles dados em tempo real vai trazer, de fato, algum beneficio para os negócios.

Por exemplo, se você deseja apenas coletar informações para gerar Business Intelligence (BI), as informações não necessitam ser analisadas instantaneamente. BI consiste avaliar olhar os resultados em retrospectiva para solidificar um conhecimento que será posteriormente consultado para suportar decisões estratégicas. Ou seja, é uma ótima ferramenta para tomar decisões estratégicas e que não serão alteradas do dia para a noite.

 

Dashboard - Operação Comercial

Dashboard de Operação Comercial

 
Como dissemos acima, gráficos em tempo real são poderosos aliados na identificação de problemas no momento em que eles acontecem. Mas a solução instantânea dos problemas identificados em tempo real será realmente um diferencial competitivo para sua empresa? Geralmente a resposta não é nem um nem outro, mas sim a utilização dos dois. Ou seja, utilizar gráficos real-time para informações que precisam de ação instantânea (principalmente operacional) e gráficos consolidados quando são subsídios para uma decisão estratégica.

 
Ficou com dúvidas? Questione-se, entenda se o seu objetivo estratégico necessita que sua equipe acompanhe gráficos em tempo real, consulte um especialista e planeje a melhor a estratégia de Gestão à Vista para a sua empresa.