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Indicadores de Business Intelligence: Conheça alguns exemplos

Por: Aldry Rocha em 02.07.2021

Já sabemos da grande relevância do uso de dados no meio empresarial e como as análises e predições por trás deles agregam valor estratégico às organizações. Como ferramentas que melhor fazem a análise de dados, o Business Intelligence se destaca por oferecer suporte à gestão empresarial.

Com uma solução de BI é possível coletar, estruturar, analisar e compartilhar informações por meio de cálculos e fórmulas matemáticas e também filtros e seletores, isso acaba gerando insights para a tomada de decisão em vários contextos. Neste cenário, se insere os indicadores que atuando junto ao BI se tornam uma ferramenta bem ágil e rápida de traduzir como está o andamento do negócio.

Neste artigo, vamos te contar o que são indicadores de Business Intelligence, suas vantagens, o que considerar na hora de criá-los e quais são os principais. Acompanhe!

 

Por que utilizar indicadores de Business Intelligence?

Os indicadores têm um papel bem importante dentro das estratégias empresariais, uma vez que ajudam a entender como estão os resultados da empresa em diversas áreas. Com as soluções de BI é possível capturar, organizar e estruturar os dados de maneira que tragam padrões de comportamento em forma de resultados. Eles devem ser acompanhados a longo prazo, pois por meio dele é exibido o desempenho das áreas em questão, diferente da métrica que tem o foco sobre determinado ponto (faturamento, performance etc.).

Assim, podemos dizer que os KPIs são mecanismos essenciais para a supervisão dos principais processos dentro da organização, por meio deles que a gestão pode tomar decisões melhores, baseadas em dados. A grande vantagem de fazer uso de soluções de BI é que ele lida com enormes quantidades de dados e traz relatórios e gráficos em questão de milissegundos, fazendo cruzamento de informações e ainda filtrando por ano, região e etc.

 

Vantagens de uso de indicadores em BI

Como já dito anteriormente, ter indicadores definidos traz muitas vantagens para a gestão empresarial, conheça os principais benefícios obtidos com eles.

Análise contínua de métricas

Os indicadores dão suporte ao acompanhamento das metas, dentro disso ainda devem haver a criação de métricas alinhadas aos objetivos a serem alcançados para que ao longo prazo a variação dos resultados do indicador deixe claro se a meta foi alcançada ou não. Como exemplo de meta podemos citar, aumento de ticket médio, taxa de conversão.

Maior rentabilidade

Com o gerenciamento das atividades fica mais fácil de entender os resultados de vendas, e assim seguir trabalhando no aperfeiçoamento continuo destes. Por exemplo, se a taxa de conversão está baixa fica mais perceptível entender onde se está errando e assim trabalhar especificamente formas de aumentar esse indicador.

Base para tomada de decisões estratégicas

A gestão sempre envolve tomar decisões que impactam diretamente o futuro da organização, fazendo uso de indicadores de business intelligence se tem maior clareza de que caminho seguir, com informações, dados, análises e projeções que dão maiores certezas. Com certeza, essa é uma das maiores vantagens do uso de indicadores em BI.

 

Exemplos de indicadores de BI

A melhor forma de definir quais são os indicadores a serem utilizados, é focar nos objetivos que a organização e as áreas específicas (vendas, RH, suporte, etc.) devem alcançar, assim os indicadores devem ser pensados e medidos para monitorar o andamento desses objetivos definidos. Conheça os principais tipos de indicadores.

  • Performance de vendas: segmentação de venda de produtos, melhores vendedores, performance dos times ou região, taxa de conversão, ticket médio, ROI, valor de vendas mensal, valor de vendas anual, negociações fechadas e em andamento, etc.
  • Indicadores administrativos: fluxo de caixa, faturamento recorrente, margem bruta, margem líquida, etc.
  • RH: dados sobre os funcionários, turnover (taxa de saída de funcionários), controle de benefícios e reembolsos, nível de qualificação das equipes, etc.
  • Marketing: performance de captação de leads, principais fontes de geração de leads, tráfego, performance de ads, taxa de conversão, etc.

Se você tem interesse em ver na prática os relatórios de Business Intelligence, neste artigo te apresentamos alguns exemplos de relatórios de BI de vendas.

 

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