Klabin passa a monitorar sua infraestrutura de TI com o OpMon
A Klabin S/A é hoje a maior empresa exportadora de papéis do Brasil. Seu foco é na produção de celulose, embalagens de papelão e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Conta com 18 unidades industriais, sendo 17 no Brasil, distribuídas por oito estados, e uma na Argentina.
Em 2014, a Klabin procurou alternativas para evoluir sua plataforma de monitoramento, buscando maior poder de automatização e notificação da monitoração, análise de impacto e visão centralizada dos indicadores de infraestrutura.
A plataforma que atingia todos os requisitou era o OpMon. Além disso, um dos diferenciais para bater o martelo na definição do projeto foi o know-how trazido pela OpServices, desenvolvedora da plataforma e que possuía uma grande experiência em projetos de monitoração para empresas de grande porte e infraestruturas complexas.
Requisitos do projeto:
- Console Gráfica para administração da ferramenta;
- Alertas de incidentes e notificações automáticas;
- Gerenciamento de disponibilidade;
- Análise de impacto;
- Disponibilidade do ambiente em tempo real;
- Visão Centralizada dos Indicadores de Infraestrutura;
- Gerenciamento de capacidade (Capacity Planning);
- Suporte local e em português.
Implementação
O processo de implementação durou cerca de três meses e envolveu a preparação do ambiente em datacenter HP, instalação e configuração da plataforma, migração e implantação do ambiente e o treinamento para as equipes de infraestrutura e NOC. Ao todo foram inseridos mais de 700 dispositivos ao monitoramento.
Após essa fase inicial, ocorreu a parametrização e ajustes de thresholds do ambiente e a criação de dashboards de topologia MPLS, links internet, causa raiz do serviço de TI faturamento, monitoramento SRP e monitoramento da infraestrutura em si.

Um dos diferenciais do projeto foi a monitoração da infraestrutura das antenas de rádio (Lithus), que são responsáveis pela comunicação e transferência de dados entre as unidades. Isso possibilitou que as equipes da Klabin pudessem atuar com maior agilidade na resolução dos problemas e garantir maior resiliência a problemas na comunicação das áreas florestais.
Resultados e Benefícios
Como resultados do projeto de monitoração a Klabin citou a maior facilidade para incluir um hosts/serviços no monitoramento em relação à ferramenta anterior, a eliminação dos falsos positivos, a notificação de alarmes por e-mail de forma automatizada, a identificação dos maiores geradores de incidentes do ambiente e o agendamento e envio automático de relatórios gerenciais por e-mail. Todo esse resultado é visualizado em dashboards que monitoram serviços de TI e infraestrutura.
Além disso, outros dois benefícios importantes foram a possibilidade de realizar o planejamento de capacidade com previsão futura de esgotamento de recursos e o monitoramento da experiência do usuário, com o desenvolvimento de robôs para simular o acesso aos sistemas da Klabin por usuários reais.
Recentemente foram agregados outros 600 dispositivos à monitoração, totalizando 1300 atualmente. E a Klabin está em vias de ter um novo OpMon para monitorar a fábrica do Paraná, que incluiria mais 1.200 hosts, entre eles elementos de IOT.
Cases de Sucesso
Conheça nossos estudos de casos de sucesso de monitoração de TI e de processos de negócio.