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Por: Pedro César Tebaldi em 30.08.2018

Entenda como melhorar a política anti-spam da sua empresa

Política Anti-Spam

O e-mail continua sendo uma ferramenta essencial para as empresas, porém com o crescimento do e-mail marketing, a quantidade de informações perigosas recebidas aumentou muito. Isso pode prejudicar a segurança dos dados da organização. Por isso, ter uma política antispam se tornou imprescindível para qualquer empresa.

Uma das formas de garantir a segurança dos dados de sua empresa é contar com políticas que possam prevenir alguns tipos de mensagens, como ataques cibernéticos direcionados, e-mails falsos, malwares (espalham vírus) e phishing (capturam dados pessoais dos usuários).

São inúmeros os problemas causados pelo spam. Neste post falaremos sobre alguns deles. Acompanhe!

 

Perda de tempo

Quando um usuário recebe um spam é muito evidente que isso faz com que ele perca tempo ao identificar o e-mail recebido e removê-lo para a lixeira. O usuário precisa de um determinado tempo para isso.

 

Perda de produtividade

Ao perdendo tempo com esses spams, obviamente a empresa diminuirá sua produtividade. Além disso, correrá o risco de perder oportunidades interessantes, pelo fato de visualizá-las com atraso.

 

Prejuízos financeiros

Muitos spams têm sido usados para disseminar esquemas de fraudes, que serão responsáveis por incentivar usuários a instalarem programas nocivos ou a entrarem em falsas páginas, a fim de furtar dados importantes.

Caso o usuário dê as informações solicitadas ou execute as instruções dadas, a empresa pode sofrer enormes perdas financeiras. Além disso, a diminuição da produtividade provocará prejuízos para a empresa.

 

Redução da capacidade máxima de e-mails

Geralmente, os provedores de internet estabelecem um tamanho determinado para a caixa postal. A caixa de entrada ficará lotada, se o número de spams recebidos for grande — dificultando o recebimento de novas mensagens caso não seja liberado mais espaço.

Um grande problema também é quando o usuário não recebe e-mails nos casos em que o sistema classifica mensagens legítimas como spam.

 

Como melhorar a política anti-spam da empresa?

É necessário identificar formas para otimizar a política anti-spam da empresa. Confira algumas dicas:

 

1. Faça o controle do fluxo de e-mail

Primeiramente, é necessário realizar o controle de fluxo de e-mail, em outras palavras, determinar a origem e o destino dos e-mails. Dessa forma, fica mais fácil identificar e entender os tipos de problemas que podem acontecer.

 

2. Identifique o motivo do spam

Reconhecer a causa pelo qual o e-mail é considerado spam também é muito importante. Isso garantirá que e-mails importantes sejam destinados para a caixa de entrada e contribuirá para a tomada de medidas para aumentar a proteção dos dados da empresa.

Assim, essas informações serão integralmente recebidas, fazendo com que os prazos não sejam perdidos devido aos e-mails considerados como lixo eletrônico de forma equivocada.

 

3. Verifique a reputação do remetente da mensagem

É muito importante que uma boa política anti-spam apresente sistemas de proteção para checar a reputação do e-mail. Assim, muitos casos de spam serão prontamente evitados.

 

4. Sincronize com os diretórios

É imprescindível que o próprio sistema de proteção identifique se o destinatário é válido ou não, ao sincronizar o anti-spam com o sistema de diretórios da empresa.

Uma política anti-spam de qualidade é essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando o uso de e-mails faz parte de uma rotina necessária para a realização das atividades. Essa é uma das formas mais importantes de garantir a segurança dos dados da organização e evitar prejuízos e problemas futuros.

 

5. Utilize um software anti-spam

Existem diversas soluções de segurança da informação disponíveis no mercado para lidar com o SPAM. Uma dos melhores softwares disponíveis a um investimento acessível é o MailInspector, desenvolvida pela empresa brasileira HSC Brasil.

 
Consultoria em Segurança da Informação

 
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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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