Você já ouviu falar em monitoramento comportamental do negócio?

Por: opservices em 16.06.2015

Monitoramento de indicadores do negócio em tempo real

Ter informações sobre os principais sistemas críticos que suportam o negócio da empresa não é suficiente para que a TI apoie o Business. O volume de informações disponíveis já permite realizar análises sobre o desempenho dos negócios das organizações. Porém, aí surge o desafio de como centralizar a informação e como refiná-la para que o decisor possa trabalhar com o dado de forma a produzir resultados. Temos realizado um trabalho em alguns clientes nossos, com alto grau de maturidade, que permite centralizar informações de diversos sistemas plotados em dashboards dinâmicos com drill-down para granularidade de informações.

 

Dashboard - Monitoramento de transações

 
Entre os principais recursos da plataforma OpMon aplicados ao monitoramento do negócio estão os alarmes por baseline, configuração de thresholds, alarmes quando o SLA não está OK, alarmes para descobrir comportamentos fora do esperado, entre outras features mais avançadas.

 
Neste pacote de serviços avançados, ofertamos dashboards de indicadores críticos ao negócio. A partir da expertise de nossos profissionais, realizamos o mapeamento dos sistemas que suportam esses processos e apresentamos, em forma de painéis visuais, os dados mais relevantes para facilitar a tomada de decisão. Os dados podem gerar alarmes a partir de resultados (SLAs) não atingidos, via configuração de thresholds. Veja alguns dos indicadores gerenciados em nossos clientes, de acordo com o ramo de atuação:

 
Dashboard Financeiro

Dashboard de painel financeiro

 
Serviços Financeiros: Dashboards transacionais, monitoramento comportamental de transações, autorizador de cartões, monitoramento dos serviços dos bancos (transações confirmadas, negadas e desfazimentos).

 
Indústria: Indicadores do BSC (Balanced Scorecard), linha de produção, componentes industriais, comportamentos anômalos, cortes de tempo em horários específicos do setor.

 
Infraestrutura: Disponibilidade de links de internet e dos sistemas críticos como sala de servidores e banco de dados das aplicações, além do tempo de resposta para o usuário da infraestrutura que suporta a aplicação.

 
Varejo: Monitoramento de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe), SiTEF, transações em tempo real, bandeira de cartões, desempenho das lojas, métricas de PCI.

 
Dashboard Financeiro - Monitoração SiTEF

Dashboard de monitoração de SiTef

 
Saúde: Disponibilidade de leitos (visão do paciente e gerencial), faturamento, autorização de consultas, exames (online x manuais), pagamento de conveniados.

 
Educação: Visualização de novas matrículas em tempo real, SLA de atendimento aos alunos e professores da equipe de HelpDesk, gerenciamento das catracas eletrônicas.

 
Governo: Transparência pública via visualização de dados de forma compreensível, contabilidade administrativa, fatores de governança e cumprimento de metas governamentais.

 
Serviços de TI e Telecom: Gerenciamento de metas de equipes de HelpDesk / Service Desk, monitoramento de links de internet, catálogo de serviços com possibilidade de mapear todas as dependências lógicas para a entrega de um serviço. As dependências podem ser organizadas de forma hierárquica, serial, contingente/paralela e, inclusive, com interdependências entre serviços para a descoberta da causa-raiz dos problemas, do impacto do incidente e dos usuários afetados.

Gestão de indicadores críticos ao negócio: o monitoramento comportamental do negócio é um pacote tecnológico de alto valor agregado oferecido para as empresas que enxergam a TI como uma área estratégica para o negócio. A solução contém plataforma e serviço, baseado no conhecimento adquirido pela OpServices em dez anos de desenvolvimento tecnológico e serviços prestados para empresas líderes de mercado. A implantação da solução e o serviço de consultoria contêm três fases de execução. O resultado são indicadores de negócio, através de dashboards, visíveis para todas as áreas dentro da organização. A comercialização é feita de acordo com o número de processos mapeados.

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