Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 08.10.2013

Monitoramento SAP como processo de negócio

Monitoramento de ERP - SAP e TOTVS

O SAP é um sistema integrado de gestão empresarial. Hoje oferece inúmeras soluções colaborativas de negócios para as empresas. Por ter uma arquitetura composta por um grande número de aplicações, seu gerenciamento é missão fundamental no ambiente de TI de usuários desta plataforma.

A plataforma OpMon fornece um sistema unificado e com uma visão detalhada do desempenho do SAP ou de qualquer outro ERP, além de toda a infraestrutura de TI. A partir disso, os administradores de sistemas ganham informações valiosas para otimizar o desempenho do SAP, através da busca por problemas diretamente na sua causa-raiz.

Uma visão consolidada de indicadores de ambientes complexos fornece acesso seguro e sem agentes para a verificação do desempenho de indicadores chave (KPIs) dentro do SAP. Este processo automatizado e proativo elimina a necessidade que os administradores do sistema necessitem realizar testes manuais e acesso a diversos locais do SAP para analisar o seu desempenho.

O OpMon trabalha com o monitoramento de acordo de níveis de serviço (SLAs), o que permite às organizações demonstrar o cumprimento dos níveis de serviço e acelerar a resolução de problemas.

 

Desafios do monitoramento SAP

Seu monitoramento pode ser um grande desafio em ambientes complexos e, para manter uma estrutura com um alto nível de disponibilidade, é necessária um monitomento em tempo real, utilizando métricas de controle alinhadas ao negócio da empresa. Desta forma, teremos dados para responder as seguintes perguntas:

  • Como está o desempenho do serviço de SAP?
  • Qual a causa-raiz dos problemas oriundos das aplicações SAP?
  • Como extrair indicadores de negócios do ERP, CRM, gestão de ciclo de vida do produto ou gestão da cadeia de suprimentos?

 
Para responder estas e outras perguntas a OpServices desenvolveu uma customização no OpMon, software de gerenciamento de infraestrutura de TI e processos de negócios. Este monitoramento é realizado através da conexão ao CCMS (Computing Center Management System) via interface RFC SDK da SAP disponível em http://service.sap.com.

 

Utilizando o OpMon para o monitoramento SAP

O OpMon possui uma vasta biblioteca de KPIs de monitoração da plataforma SAP, além de permitir a customização de itens a serem monitorados. Esta customização, desenvolvida, retorna quaisquer tabelas de valores críticas ao negócio.

Os valores utilizados para warning e critical são configurados diretamente no SAP e o OpMon realiza a leitura destes dados. A exibição de KPI’s de negócio, obtidas diretamente do ERP, permite a construção de dashboards de negócios com uma visão em tempo real na plataforma OpMon.

 
Dashboard indicadores SAP

 
Isto possibilita, entre outras coisas, fazer um processo de drill-down (capacidade de pesquisar a informação até à origem) de uma de aplicação SAP. O que é de grande valor para negócio, pois são raros os players que conseguem trazer estas informações sumarizadas e consequentemente, identificar e antecipar os problemas que não seriam possíveis ser resolvidos sem estas informações.

Além disso, permite ao usuário configurar alarmes e gerar relatórios de desempenho das métricas do componente CCMS como, por exemplo, tempo de conexão, performance, status e logs de atributos. E claro, tudo isto em tempo real.

 

Alguns dos indicadores monitorados

  • Update requests (SM13);
  • SAP system performance (ST03);
  • SAP dispatcher (SM50);
  • System log message (SM21) SAP memory (ST02);
  • Application servers—message server;
  • Transactional RFC (SM58, SMQ1, SMQ2, SMRQ, SMQS);
  • Queued RFC (SMQ1, SMQ2, SMRQ, SMQS);
  • CCMS (RZ20);
  • Background jobs (SM37);
  • SAP database server monitor and administration (DB2);
  • DBA planning calendar (DB13);
  • Backup status (DB14);
  • Gateway (SMGW);
  • Printing—spool errors (SP01—SPAD);
  • Logon groups (SMLG).

 

Dashboard de indicadores de performance do sistema SAP

No exemplo abaixo é possível visualizar um dashboard atualizado minuto a minuto com métricas específicas do sistema SAP, como backup, volume do banco de dados, tempo de resposta da aplicação, requests na database, entre outros.

 
Dashboard de ERP - Sistema SAP

 

Monitoramento como processo de negócio

Este tipo de monitoramento é um grande diferencial do OpMon e é utilizado por empresas com alto nível de maturidade em governança corporativa e grande conhecimento dos seus processos de negócios.

As possibilidades de monitoramento são muitas e podem medir desde o desempenho destas aplicações até indicadores de processos de negócios das aplicações de compras, ERP, CRM, gestão de ciclo de vida do produto, gestão financeira, gestão de cadeia de suprimentos, etc.

Talvez o elemento mais interessante relacionado ao monitoramento de SAP seja o gerenciamento da experiência do usuário, Customer Experience Management. Módulo do OpMon que simula ininterruptamente aplicações SAP, que sejam críticas ao negócio, gerando alarmes e relatórios para descobrir:

  • Qual a real dimensão do problema?
  • Em que situações os problemas acontecem?
  • Qual o tempo de resposta de cada passo da aplicação?
  • Em que momentos, ou horários específicos, os problemas acontecem?
  • Que outros sistemas competem pelos mesmos recursos nestes momentos?
  • Quais são os impactos reais do problema?

 
Os decisores tem hoje uma gama muito grande de opções para aprimorar a gestão de TI e melhorar, cada vez mais, os serviços disponíveis.

Cabe a eles decidir as ferramentas e metodologias de gestão que serão mais adequadas ao estágio de maturidade da organização. Caso a decisão seja focada na melhoria dos processos de negócios, o OpMon certamente ajudará muito.

 

Benefícios chaves

  • Identificar rapidamente os problemas envolvendo os processos SAP, mesmo em grandes ambientes;
  • Prevenir períodos de downtime (indisponibilidades) e garantir acordos de serviço (SLA);
  • Melhorar continuamente o desempenho do SAP, bem como o seu tempo de resposta;
  • Compatibilidade para monitoramento de qualquer indicador gerado pelo SAP.

 

Desafios de negócio

Quando o desempenho do SAP ou qualquer outro ERP de mercado diminui, as funções críticas de negócio, tais como ordens de pagamento ou fechamento financeiro podem ficar lentas ou até mesmo parar completamente de acordo com a sobrecarga do sistema. Os downtimes do SAP, muitas vezes, são precedidos por degradação de desempenho dentro do próprio sistema ou em aplicações integradas a ele.

Visualizar estas tendências de perda de desempenho permite que problemas sejam resolvidos rapidamente antes que os usuários sejam afetados. A TI necessita de uma forma unificada para detectar estas tendências em ambientes SAP e de infraestrutura e sistemas em geral para aumentar continuamente desempenho e disponibilidade, e, assim, reduzir os riscos de interrupções nos negócios e suas implicações financeiras associadas.

>>> Baixe o Whitepaper do Monitoramento SAP <<<

 

Segurança da informação

O OpMon se conecta ao SAP com um sistema de autorização de perfil SAP dedicado para prevenir qualquer acesso não autorizado aos dados corporativos. Isto permite o desempenho da SAP para ser monitorado com segurança de qualquer lugar do mundo sem o risco de acesso não autorizado a dados confidenciais.

Monitoramento de ERP - SAP e TOTVS

 

Visão histórica do desempenho

O OpMon armazena os dados de desempenho por período ilimitado. Desta forma, os administradores de TI ou de sistemas podem obter uma linha de base (baselines) do desempenho SAP normal, ou esperado, de toda a rede, armazenamento, sistemas operacionais, banco de dados e ABAP, camadas de aplicações e diversos outros.

Quando os workloads cíclicos, tais como fechamento financeiro, degradarem o desempenho, a TI pode identificar de maneira simples e rápida as tendências para proativamente aumentar a capacidade ou reagendar trabalhos para aliviar gargalos.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos