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Por: Pedro César Tebaldi em 19.12.2017

O que é SOC: Security Operation Center?

SOC - Security Operation Center

Neste post preparamos uma detalhada conceituação do SOC, um modelo de trabalho ou serviço remoto focado em segurança da informação. Como o uso da internet, novas tecnologias e softwares têm promovido uma nova estrutura de trabalho, cada vez mais virtual e remota. Isso promove um ambiente mais dinâmico e avançado.

Entretanto, a preocupação com segurança da informação e dados também cresceu e agora deve ser considerada uma prioridade na estratégia corporativa. Esta preocupação, inclusive, tem sido alertada pelo Gartner nas suas últimas publicações.

Uma das opções para garantir a preservação das informações é a adoção de um Centro de Operações de Segurança ou SOC. Seu uso ajuda na proteção das atividades realizadas na empresa, ou seja, aumenta a segurança e integridade de todas as informações.

Apesar de trabalhosa, devido a característica inerente do trabalho remoto, a sua implementação permite que a empresa evite perdas significativas e ataques profissionais de hackers, o que comprometeria seus resultados. Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre SOC e como ele contribui para garantir a segurança da empresa.

 

Afinal, o que é SOC?

O Security Operations Center significa, em sua tradução literal, Centro de Operações de Segurança, o que pode ser entendido como um centralizador dos serviços voltados à segurança da informação, desde projetos específicos à manual de conduta de pessoas, processos e a tecnologia adotada pela empresa. O objetivo de um SOC é garantir a segurança de dados. Para isso, as atividades realizadas envolvem:

  • Prevenção: boas práticas que previnem incidentes;
  • Detecção: identificação de problemas de segurança em processos;
  • Resposta a incidentes: solucionar problemas de segurança encontrados;
  • Avaliação de vulnerabilidade: monitoramento e análise dos processos conforme risco de insegurança.

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Qual a diferença entre SOC e NOC?

Algumas empresas confundem as funções de um SOC com um Networking Operation Center (NOC – Centro de Operações de Rede). Embora ambos apresentem similaridades, um não deve executar as atividades do outro.

Enquanto o SOC é voltado para a segurança de dados e processos da empresa, o NOC é focado em fazer a gestão da rede usada, garantindo disponibilidade para os processos em geral. É comum que incidentes de segurança afetem a performance e disponibilidade de ativos presentes na rede, portanto, também prejudicam o trabalho do time de NOC. Mesmo assim, as duas áreas solicitam diferentes perfis de profissionais e não devem ser tratadas como uma só.

 

Quais os benefícios do SOC para a sua empresa?

O SOC é pensado com o princípio de melhorar a gestão da segurança da empresa, viabilizando melhores monitoramentos e soluções para problemas encontrados pelo time. Além disso, entre seus benefícios estão:

 

Velocidade de Resposta

Com processos bem estruturados, a possibilidade de responder malwares que comprometem sistemas com mais precisão e velocidade é maior.

 

Recuperação de dados e informações

O SOC possibilita que a empresa recupere ou bloqueie rapidamente vazões de dados, DDoS ou outros incidentes que prejudicam o negócio.

 

Monitoramento preciso

Um bom SOC realiza o monitoramento contínuo de processos, softwares, tecnologias e infraestrutura de segurança da empresa, mitigando e respondendo ataques com mais precisão.

 

Auditoria facilitada

A organização dos processos permite melhores auditorias, internas ou externas.

 

Melhores análises

O SOC apresenta ferramentas fundamentais que permitem melhores análises de dados e processos, otimizando as ações do time e a tomada de decisão de gestores.

Essas informações mostram como a adoção do SOC é uma ótima alternativa para as empresas. Sua implementação pode ser feita dentro do próprio negócio, com uma equipe dedicada ou então pelo uso de uma empresa especializada no assunto, o que normalmente representa custos reduzidos para o negócio.

Gostou de saber o que é SOC e como ele é importante? Acha que outras pessoas podem se interessar pelo assunto? Então não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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