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Por: Pedro César Tebaldi em 16.09.2015

Qual a importância da UX no desenvolvimento de software?

UX

Quando nos deparamos com um novo software com o qual temos que trabalhar, buscamos inconscientemente referências de outas interfaces com as quais já lidamos para interagir da melhor maneira possível. Cores, formatos, linguagem e posicionamento dos botões são alguns pontos responsáveis por gerar uma boa — ou má — experiência.

O conceito de Experiência do Usuário (do inglês User Experience, ou UX), trata justamente disso. Oferecer uma vivência positiva para um cliente vai além do layout. Continue lendo esse artigo e entenda melhor sobre o que é a UX e qual sua importância no desenvolvimento de software!

 

Definição de Experiência do Usuário (UX)

Como o próprio nome sugere, o termo Experiência do Usuário envolve os sentimentos de uma pessoa em sua interação com um determinado sistema, software ou website. Esses sentimentos são tanto emocionais — percepção de beleza, por exemplo — quanto práticos — presteza, agilidade e eficácia do sistema.

Existe uma norma que regula a UX, o ISO 9241-210, que define Experiência do Usuário como “as percepções de uma pessoa e as respostas que resultam do uso ou uso antecipado de um produto, sistema ou serviço”. Em linhas gerais, trata-se do sentimento que uma pessoa tem ao utilizar um sistema.

 

Por que investir na Experiência do Usuário

Com uma interface otimizada, os usuários conseguem realizar tarefas com mais facilidade e isso pode apresentar diversos benefícios. Um funcionário pode finalizar seu trabalho mais rapidamente, por exemplo. Ou então, no caso de e-commerces, uma interface otimizada permite ao consumidor fechar uma compra de maneira simples.

Já no desenvolvimento de softwares, os pontos positivos estão em ambos os lados, tanto para a empresa que o produz quanto para os usuários. Quando um software permite aos usuários alcançar melhores resultados de maneira mais simples, rápida e/ou barata, os argumentos de venda estão em números.

Isso facilita tanto a vida dos vendedores quanto da equipe de suporte, que poderá ajudar os usuários a alcançar melhores resultados, mais facilmente. Além disso, clientes satisfeitos comentam com sua rede de relacionamento sobre um bom produto!

 

Começar certo para fazer melhor

Vale lembrar que o custo para corrigir um erro depois que um software está finalizado é muitas vezes maior do que evitá-lo no início. Além disso, é possível economizar até metade do tempo gasto em retrabalhos ao adotar as práticas de UX.

 

Como aplicar a UX no desenvolvimento de softwares

Para ter melhores resultados ao desenvolver um software é preciso envolver os profissionais de UX desde o começo. É preciso permear o planejamento, a análise, o desenvolvimento e a pós-liberação. Tudo para garantir uma melhor eficácia.

 

No planejamento

É preciso que os profissionais de UX entendam o que o software e quais são os objetivos dele. Somente assim é possível aplicar os conhecimentos e começar corretamente, em vez de corrigir após já estar tudo pronto.

 

Na análise

O profissional deve inverter o pensamento dos analistas e pensar como um usuário. Como tornar a usabilidade do software mais intuitiva?

 

No desenvolvimento

Nesse momento, os profissionais devem acompanhar os processos para garantir que tudo o que foi proposto nas duas fases iniciais seja devidamente cumprido pelos desenvolvedores. Assim a empresa evita retrabalhos e otimiza tempo e recursos!

 

Na pós-liberação

Uma vez pronto, é preciso que os profissionais de UX acompanhem os primeiros testes com usuários a fim de corrigir possíveis problemas e detectar possibilidade de melhoria. Essa é a diferença entre um bom software e um excelente!

 

Simulando a experiência dos usuários

Descobrir o impacto dos problemas da infraestrutura que suporta as aplicações também é essencial para melhorar a experiência dos usuários. Ter um software simples e intuitivo de nada adianta se ele gera problemas para os usuários. Desenvolvemos uma solução para resolver este problema. O OpCEM, Customer Experience Management, simula, através da criação de robôs, os passos de um usuário ao utilizar uma aplicação web ou client-server.

Entre os principais problemas que podem ser resolvidos com o OpCEM são usuários insatisfeitos, perda de faturamento em sua loja virtual, descumprimento de SLAs, não atingimento de metas de qualidade, alta taxa de churn (perda de clientes) devido à indisponibilidade de serviços e congestionamento de linhas telefônicas por causa de usuários reclamando de serviços indisponíveis.

A simulação da experiência do usuário verifica: velocidade; disponibilidade de links e serviços; situações em que erros ocorrem; real dimensão do problema e também o impacto. Para saber mais sobre como simular a experiência dos usuários, clique aqui!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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