Marista identifica a causa raiz dos problemas de forma automática

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 16.09.2020
Case Marista

O Marista é uma rede educacional fruto de uma história bicentenária, que conta com a dedicação de mais de 10 mil pessoas. Hoje está presente em 16 cidades e atende mais de 47 mil estudantes.

Entre os motivos que levaram a Rede Marista a buscar a OpServices, como fornecedora de tecnologia e serviços para monitoramento de infraestrutura, estavam a necessidade de fazer uma melhor gestão do ambiente, por meio de dashboards, monitorar indicadores de forma mais detalhada e se antecipar aos problemas que ocorriam nos sistemas que sustentam as escolas. Enfim, ter uma gestão mais ágil e transparente.

Como premissas do projeto também estavam a monitoração dos sistemas de matrículas das escolas e o acompanhamento dos indicadores do ambiente de serviços Microsoft.

 

Monitoração do ambiente

O projeto contemplou a implementação de tecnologia para monitoramento, utilizando o software OpMon, e o serviço de NOC, com equipe disponível 24×7 para tratar os incidentes mais críticos.

Hoje, toda a saúde do ambiente é monitorada em tempo real, incluindo Relógio Ponto, Catracas, E-mail, VMWare, PaBx, Bilhetagem, Sharepoint, Wifi, Switches, Firewall, Portais Web, entre muitos outros elementos, como o sistema de ERP e os links de internet e VPN de cada unidade (colégio). Além disso, falando especificamente de bancos de dados, são monitorados 876 indicadores, como usuários conectados, locks, etc.

Outro elemento interessante que hoje é contemplado na monitoração são as catracas das escolas, com alguns indicadores de IOT sendo analisados.

 

Dashboard individual da infraestrutura das Unidades (Colégios)

Dashboard individual da infraestrutura das Unidades (Colégios)

 

Resultados e Benefícios

Entre os principais benefícios, alcançados após a implementação do projeto, estão o acompanhamento dos sistemas de matrículas das escolas, a monitoração das unidades, com dashboards individuais, a rápida identificação da causa raiz dos problemas e a migração de indicadores que eram acompanhados em excel e hoje são visualizados em dashboards atualizados automaticamente.

De acordo com Carine Moreira – Coordenadora de TI dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista:

“Um dos nossos objetivos era saber, de forma antecipada, a ocorrência alguma anomalia para quando alguém viesse nos reportar nós já estaríamos sabendo e teríamos as respostas. E já estamos fazendo isso. Isso traz segurança, ferramental, aporte e robustez.”

Além disso, um diferencial deste projeto foi o desenvolvimento de um robô para simular a experiência dos usuários ao acessar o Portal Professor, medindo disponibilidade e performance. Essa é uma área que ainda tende a crescer, com o desenvolvimento de inúmeros novos robôs para simular todos os processos críticos realizados pelos usuários internos e externos da rede.

 

Dashboard do Robô do Portal Professor

Dashboard do Robô do Portal Professor

 
Sobre o serviço de NOC, hoje existe um ótimo relacionamento entre a equipe de TI do Marista e a equipe da InterOp, que é parceira da OpServices para entrega da monitoração 24×7. Assim que um problema é identificado pelo NOC, é aberto um chamado para formalizar o incidente e o tratamento é encaminhado por contatos via telefone e e-mail.

Todo final de mês também é enviado um report com a consolidação da realidade dos incidentes. Assim é possível trabalhar em melhorias contínuas e acompanhar a evolução da área.

Quer atingir excelência na monitoração de infraestrutura ou da camada de negócios? Então solicite um contato de nossos especialistas!

Cases de Sucesso

Conheça nossos estudos de casos de sucesso de monitoração de TI e de processos de negócio.

Conheça nossos Cases

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos