De profissional de TI a CIO: como chegar lá?

Por: opservices em 23.02.2018
CIO - Chief Information Officer

O avanço das tecnologias e sua constante adoção pelas empresas têm mudado a forma como o mercado enxerga os profissionais dessa área. Seu uso de forma mais estratégica tem criado novas oportunidades para os profissionais de TI e para a sua carreira — como novas posições.

Cargos de liderança, como gerência, são cada vez mais comuns para desenvolvedores que crescem dentro das organizações. Além de gerentes, esses profissionais podem conquistar cargos de C-Level, mais importantes e de alta responsabilidade, tais como:

CPO (Chief Product Officer): diretor de produtos. Responsável pelas atividades relacionadas aos produtos da organização, desde a concepção até a execução do projeto. Em empresas nas quais os produtos são softwares e soluções tecnológicas, muitos desenvolvedores assumem essa posição;

CTO (Chief Technology Officer): diretor de tecnologia. Encarregado de liderar todo o time de tecnologia da empresa, garantindo a entrega dos projetos. Também pode comandar a área de Pesquisa e Desenvolvimento;

CIO (Chief Information Officer): diretor de TI. Responsável pelo time de informática, garantindo o funcionamento interno das soluções utilizadas,  realizando monitoramento e fornecendo os recursos necessários as demais áreas da organização;

CEO (Chief Executive Officer): presidente ou diretor executivo da empresa. Maior posição de liderança, comanda as ações estratégicas do negócio no mercado e direciona os demais líderes.

Entretanto, essas posições requerem muito conhecimento e preparo dos profissionais de TI, não apenas em relação à tecnologia, mas também em aspectos de mercado e gestão, compreendendo questões de marketing, vendas, desenvolvimento de produto e aspectos legais da organização.

Esse assunto é tão importante para os profissionais de tecnologia ficarem de olho, pois o Gartner há alguns anos já tinha alertado que as vagas de CIOs cada vez mais seriam ocupadas por executivos . E hoje essa previsão se tornou correta, pois cada vez mais profissionais, principalmente da área financeira estão a ocupar cargos de decisão em TI.

Pensando nisso, abaixo elencamos as melhores práticas de como crescer na empresa e no nível profissional, passando de profissional de TI para CIO ou outros cargos C-level! Confira!

 

Apresente sempre resultados de destaque

O primeiro passo para crescer dentro da organização é apresentar resultados de destaque em suas atividades. O ideal é entregar o seu melhor, sempre evoluindo, atendendo seus indicadores de performance e trazendo resultados que impactam a empresa de forma positiva.

Para isso, é fundamental estar engajado com os seus projetos e responsabilidades. Além disso, como forma de incentivo, é possível traçar metas pessoais acima das solicitadas, destacando seu trabalho dos demais e mostrando seu preparo para assumir novos desafios.

 

Mantenha o aprendizado constante

Outra necessidade para aqueles que querem alcançar uma posição de C-Level dentro da empresa é manter o aprendizado constante, conhecendo e entendendo as novidades e tendências tecnológicas e como elas podem melhorar os projetos da empresa. Isso ajuda na entrega de melhores resultados e prepara você para lidar com novos desafios.

Dentre as formas de fazer isso estão o acompanhamento de grandes líderes de TI e nomes da inovação, como Elon Musk e Mark Zuckerberg, por exemplo. Além disso, participar de cursos, workshops, Hackatons e até mesmo buscar outros níveis de graduação, como mestrados e especializações, são atitudes essenciais.

 

Desenvolva soft skills e habilidades de liderança

Por fim, para crescer na carreira e ser considerado um profissional capacitado para assumir posições de liderança, é fundamental desenvolver as skills desse tipo de colaborador. Afinal, não adianta entender muito de tecnologia e não conseguir passar essa visão e conhecimento para o seu time.

Portanto, se você quer chegar a esse nível de posição, é importante investir no desenvolvimento de habilidades de liderança, negociação e relacionamento com outras pessoas. Existem cursos específicos que focam na construção desses aspectos nos profissionais que os desenvolvedores podem fazer.

A carreira de um profissional de TI não é fácil: ele deve manter-se atualizado sobre novas tecnologias e métodos, além de aplicar esses conhecimentos aos seus projetos e área de atuação. O ideal é conhecer as inovações e investir no aprendizado das que fazem mais sentido para sua posição.

É importante ressaltar que nem todos os colaboradores possuem perfil e precisam almejar as posições de C-level. Entretanto, é fundamental desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal para lidar com seus pares dentro das organizações.

Agora você está mais preparado para lidar com o mercado de TI e crescer na sua carreira dentro das organizações, se tornando um CIO, CTO ou até mesmo CEO do seu próprio negócio!

Se você acha que esse conteúdo pode ajudar outros profissionais de TI, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos