Chief Information Officer (CIO): Como chegar lá?

Por: opservices em 23.02.2018
Chief Information Officer - CIO

O avanço das tecnologias e sua constante adoção pelas empresas têm mudado a forma como o mercado enxerga os profissionais dessa área. Seu uso de forma mais estratégica tem criado novas oportunidades para os profissionais de TI e para a sua carreira — como novas posições. Uma dessas posições é o Chief Information Officer (CIO).

Neste artigo, explicaremos a função de chief information officer e as características de um bom CIO.

 

Cargos C-Level

Cargos de liderança, como gerência, são cada vez mais comuns para desenvolvedores, administradores e analistas que crescem dentro das organizações. Além de gerentes, esses profissionais podem conquistar cargos de C-Level, mais importantes e de alta responsabilidade, tais como:

CPO (Chief Product Officer): diretor de produtos. Responsável pelas atividades relacionadas aos produtos da organização, desde a concepção até a execução do projeto. Em empresas nas quais os produtos são softwares e soluções tecnológicas, muitos desenvolvedores assumem essa posição;

CTO (Chief Technology Officer): diretor de tecnologia. Encarregado de liderar todo o time de tecnologia da empresa, garantindo a entrega dos projetos. Também pode comandar a área de Pesquisa e Desenvolvimento;

CIO (Chief Information Officer): diretor de TI. Responsável pelo time de informática, garantindo o funcionamento interno das soluções utilizadas,  realizando monitoramento e fornecendo os recursos necessários as demais áreas da organização;

CEO (Chief Executive Officer): presidente ou diretor executivo da empresa. Maior posição de liderança, comanda as ações estratégicas do negócio no mercado e direciona os demais líderes.

Entretanto, essas posições requerem muito conhecimento e preparo dos profissionais de TI, não apenas em relação à tecnologia, mas também em aspectos de mercado e gestão, compreendendo questões de marketing, vendas, desenvolvimento de produto e aspectos legais da organização.

 

Oportunidades para Chief Information Officer

Esse assunto é tão importante para os profissionais de tecnologia ficarem de olho, pois o Gartner há alguns anos já tinha alertado que as vagas de CIOs cada vez mais seriam ocupadas por executivos de outras áreas. E hoje essa previsão se tornou correta, pois cada vez mais profissionais, principalmente da área financeira estão a ocupar cargos de decisão em TI.

Pensando nisso, abaixo elencamos as melhores práticas de como crescer na empresa e no nível profissional, passando de profissional de TI para CIO ou outros cargos C-level! Confira!

 

Apresente sempre resultados de destaque

O primeiro passo para crescer dentro da organização é apresentar resultados de destaque em suas atividades. O ideal é entregar o seu melhor, sempre evoluindo, atendendo seus indicadores de performance e trazendo resultados que impactam a empresa de forma positiva.

Para isso, é fundamental estar engajado com os seus projetos e responsabilidades. Além disso, como forma de incentivo, é possível traçar metas pessoais acima das solicitadas, destacando seu trabalho dos demais e mostrando seu preparo para assumir novos desafios.

 

Mantenha o aprendizado constante

Outra necessidade para aqueles que querem alcançar uma posição de C-Level dentro da empresa é manter o aprendizado constante, conhecendo e entendendo as novidades e tendências tecnológicas e como elas podem melhorar os projetos da empresa. Isso ajuda na entrega de melhores resultados e prepara você para lidar com novos desafios.

Dentre as formas de fazer isso estão o acompanhamento de grandes líderes de TI e nomes da inovação, como Elon Musk e Mark Zuckerberg, por exemplo. Além disso, participar de cursos, workshops, Hackatons e até mesmo buscar outros níveis de graduação, como mestrados e especializações, são atitudes essenciais.

 

Desenvolva soft skills e habilidades de liderança

Por fim, para crescer na carreira e ser considerado um profissional capacitado para assumir posições de liderança, é fundamental desenvolver as skills desse tipo de colaborador. Afinal, não adianta entender muito de tecnologia e não conseguir passar essa visão e conhecimento para o seu time.

Portanto, se você quer chegar a esse nível de posição, é importante investir no desenvolvimento de habilidades de liderança, negociação e relacionamento com outras pessoas. Existem cursos específicos que focam na construção desses aspectos nos profissionais que os desenvolvedores podem fazer.

A carreira de um profissional de TI não é fácil: ele deve manter-se atualizado sobre novas tecnologias e métodos, além de aplicar esses conhecimentos aos seus projetos e área de atuação. O ideal é conhecer as inovações e investir no aprendizado das que fazem mais sentido para sua posição.

É importante ressaltar que nem todos os colaboradores possuem perfil e precisam almejar as posições de C-level. Entretanto, é fundamental desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal para lidar com seus pares dentro das organizações.

Agora você está mais preparado para lidar com o mercado de TI e crescer na sua carreira dentro das organizações, se tornando um CIO, CTO ou até mesmo CEO do seu próprio negócio!

 
Dashboards para Gestão à Vista

 
Se você acha que esse conteúdo pode ajudar outros profissionais de TI, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos