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Por: Pedro César Tebaldi em 23.05.2016

BSC – Balanced Scorecard aplicado a Governança de TI

BSC - Balanced ScoreCard

O que é a metodologia Balanced Scorecard?

Originalmente apresentada pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, a metodologia Balanced Scorecard (BSC) vem sendo aceita com sucesso em diversas organizações pelo mundo, como Mobil, AT&T, Amanco, Mercedez Benz, Brasil Telecom, entre diversas outras.

 
Com o objetivo de melhorar os métodos de medição de desempenho empresarial, a metodologia foi escolhida pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. Confira agora por que a BSC revolucionou a gestão empresarial.

 

Entendendo a metodologia Balanced Scorecard

Essa metodologia se diferencia a partir do momento que tem como premissa que uma empresa não pode ser gerida apenas por meio de indicadores financeiros ou econômicos, mas também pela medição de processos intangíveis, como o nível de aprendizado interno, as inovações e a percepção de satisfação do cliente. O motivo é que o desempenho e o alcance dos objetivos globais e resultados financeiros da empresa dependem da mensuração e integração desses ativos.

O BSC é capaz de traduzir a missão estratégica da empresa em indicadores chave que auxiliam gestores a desenvolverem planejamentos estratégicos e a tomarem decisões. Outro benefício é que cada membro da organização se envolve na tomada dessas decisões. Sua estrutura é formada por quatro perspectivas, que se baseiam em relações de causa e efeito:

 
Perspectiva do Cliente: Essa perspectiva se relaciona com o valor que a organização dá ao cliente, definindo indicadores relacionados à satisfação, à fidelização, à aquisição de novos clientes, etc. Geralmente as ações são focadas em oferecer produtos e serviços competitivos, qualidade e disponibilidade dos serviços, otimização dos custos de entrega e atendimento ágil e eficiente.

 
Perspectiva dos processos internos: Nessa perspectiva a análise se volta aos processos internos da organização. Os mais críticos, dedicam-se à realização da perspectiva citada anteriormente. Além de criar valor para os clientes – e agora para os stakeholders – se analisa também os processos internos, a fim de identificar oportunidades de melhoria e buscar a elevação do nível interno de qualidade. Para isso, consideram-se processos de inovação, operações e pós-venda.

 
Perspectiva de aprendizado e crescimento: Está relacionada às medidas para garantir o aprendizado e o crescimento da organização e toda a estrutura para que a empresa se desenvolva a longo prazo. Essa perspectiva possibilita o alcance das perspectivas anteriores, ou seja, a habilidade da organização inovar, melhorar e aprender garante que a qualidade dos processos internos consiga entregar valor ao cliente.

 
Perspectiva financeira: Essa perspectiva deve apresentar as consequências das ações tomadas nas perspectivas anteriores, mostrando como as medidas tomadas anteriormente impactaram no resultado financeiro da organização, seja positivo ou não.

A metodologia Balanced Scorecard exibe, por meio de suas 4 perspectivas interdependentes, um mapa alinhado com os objetivos e estratégias da organização que permite uma visão integrada e abrangente que otimiza a gestão. Se executado corretamente, considerando diferentes óticas, essa metodologia tem potencial para fornecer sinergia organizacional através de um sistema de gestão que vincula a estratégia com o planejamento e o orçamento.

 

Como aplicar o BSC utilizando o monitoramento das atividades de negócio

Apesar do papel preponderante da tecnologia da informação na execução dos objetivos do negócio, ainda é comum insatisfações e incompreensões quantos aos resultados gerados por TI. Falhas na comunicação com os usuários de negócio, falta de critérios de priorização de projetos e dificuldades para avaliar os reais benefícios gerados pelos investimentos são algumas das razões que impedem um melhor alinhamento entre TI e o negócio.

 
Aplicação do BSC – Balanced Scorecard para o gerenciamento de TI e o monitoramento das atividades de negócio permite a criação de uma linguagem comum entre a função e os seus clientes internos, orientando a definição de prioridades de investimentos, o controle do desempenho desejado e a compreensão, por toda a equipe de TI, das metas e iniciativas necessárias. Com isto, gerencia-se o real valor agregado da TI, alavancando o seu papel como parceiro estratégico para as áreas de negócio.

O monitoramento das atividades de negócio (BAM), com a utilização de um software de gerenciamento de TI, possibilita o acompanhamento das metas estratégicas do BSC de TI, pois disponibiliza informações precisas e atualizadas para alguns dos principais indicadores de desempenho estabelecido.

Para conhecer mais sobre o BAM, clique aqui.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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