Dicas para convencer seus diretores na aquisição de novas soluções tecnológicas

Não raro, profissionais de TI enfrentam grandes dificuldades quando o assunto é convencer seus diretores a adquirir um novo software. Por isso mesmo, essa proposta não poderá vir desacompanhada de um excelente projeto.

Nesse panorama, é de suma importância para o profissional de TI argumentar com propriedade sobre os benefícios concretos à operação da empresa que o uso do software em questão trará, de maneira clara e objetiva. Outra urgência será mensurar com precisão a taxa de retorno sobre o investimento (ROI) do seu projeto.

Aquisição de Software

Pensando nessa demanda, resolvemos elencar 6 argumentos que não podem faltar na hora de apresentar um software como solução aos seus diretores. Preparado? Então nos acompanhe!

 

1. Esclareça os benefícios em termos de produtividade

Seu sucesso em conduzir a diretoria a adquirir um software está em mostrar os ganhos de produtividade que essa compra pode oferecer. Nesse sentido, é preciso dimensioná-los e especificar em que áreas esses ganhos serão mais visíveis.

Um exemplo prático poderia ser a aquisição de um software de gestão. Quais seriam os ganhos operacionais que essa compra representaria para o trabalho do gestor? No seu projeto, como resposta a essa questão, você poderia citar a automatização da rotina de pagamentos de fornecedores, empréstimos, taxas e tributações.

Conclua explicitando que essa automatização representará menos dores de cabeça com o trabalho burocrático e mais foco produtivo no core business da empresa. Escolha os benefícios mais alinhados com a estratégia da organização. Se um dos objetivos é a redução de custos por meio de automatizações, este pode ser um bom benefício a ser destacado.

 

2. “Bata na tecla” do preço x valor da aplicação

Falar em investimento em tempos de crise é sempre complicado. Entretanto, com os argumentos corretos e um Return on Investment (ROI) detalhado, atestando a viabilidade do projeto, é possível argumentar. Deixe bem claras as vantagens operacionais do investimento, especificando como aquele recurso pode tornar a empresa mais competitiva.

Nesse argumento, vale a pena diferenciar o valor percebido do software de seu preço final. Para isso, você deverá informar que o valor do produto vai além do preço pago, pois seu uso representará economia de recursos e redução de custos nas operações. Dessa forma, a sua diretoria poderá visualizar que a aplicação gerará a médio prazo uma economia que justifica o seu preço elevado.

Processos ágeis e práticos revertem-se em redução de custos de produção e, por consequência, em melhores rendimentos para a empresa. Você deverá, portanto, mostrar ao tomador de decisão de que forma o software entrega essa vantagem. Você pode explicar, por exemplo, como um sistema de gerenciamento com vários recursos que automatizem etapas do trabalho melhoraria a eficiência e o tempo de resposta aos clientes e fornecedores da empresa.

 

3. Fale da redução de custos operacionais

Uma solução em software pode liberar vários membros da equipe de funções mecânicas, reduzindo o custo operacional das atividades desempenhadas na empresa. Além disso, soluções mais modernas demandam menos funcionários para operarem, reduzindo o risco de erro humano em etapas corriqueiras e liberando sua força de trabalho para ser aproveitada em aplicações que demandem especialização.

Muitas vezes, o argumento da redução desses custos operacionais se ilustra no fato de que o preço para a manutenção do novo software é menor do que o que se está pagando para manter em funcionamento tecnologias out to date.

Esse argumento ganha força diante do fato de que softwares e sistemas de TI desatualizados podem gerar grandes custos operacionais desnecessários. Segundo estudo da Gartner (que é uma empresa americana especializada em consultoria e pesquisa em TI) o encerramento desses sistemas defasados pode gerar redução em torno de 25% dos custos operacionais de uma empresa.

No caso do nosso mercado, por exemplo, oferecemos uma solução para monitoramento de infraestrutura de TI e gestão à vista. Sempre destacamos aos profissionais que querem adquirir a nossa solução, mas ainda precisam convencer seus diretores, o argumento da redução de horas gastas com profissionais para atualização de planilhas. A automatização deste processo e visualização dos indicadores em tempo real através de dashbords compensa o investimento. Este é um argumento que, por exeperiência, traz resultados.

 

4. Argumente sobre os ganhos em outras áreas

Uma boa solução em software para empresas tem como principal característica a usabilidade. Comumente oferece à equipe que lida com ela o grande benefício de uma curva de aprendizado tranquila, amigável a novos usuários.

Além da maior simplificação das operações, o que otimiza a comunicação interna do grupo, uma solução em TI pode revelar informações detalhadas sobre o funcionamento de múltiplos departamentos de uma empresa, ampliando a visão da gestão de múltiplos processos internos.

A tecnologia de computação em nuvem permite melhor trabalho colaborativo em empresas, e essa vantagem está presente nas soluções em software atuais. Por meio desse recurso, diversas áreas e setores também poderão se beneficiar diretamente das facilidades da tecnologia.

 

5. Não se esqueça de apresentar os benefícios para a gestão estratégica

A TI é fundamental para uma empresa de sucesso, pois possibilita uma melhor visão de negócio. Nos dias de hoje, poder gerenciar, planejar e organizar de forma inteligente as informações em um contexto de Big Data nunca foi tão importante. Nesse cenário, dispor de soluções em software que possibilitem a efetiva melhora na governança e no desempenho geral de uma empresa é imprescindível.

Pensando nisso, você poderá relacionar perda de desempenho e competitividade das companhias com más escolhas no investimento nas soluções em software. Em contrapartida, decisões acertadas nesse sentido, com a aquisição de módulos gerenciais modernos, por exemplo, podem pôr uma empresa em destaque no mercado, ajudando na criação de estratégias inovadoras.

Organizações inteligentes sempre buscarão dispor de recursos tecnológicos que garantam o constante aprimoramento dos processos internos e a excelência na prestação de serviços ao consumidor. Portanto, recursos modernos de TI são um valioso recurso para atingir metas organizacionais. É preciso lembrar aos diretores da necessidade de aquisição de softwares adequados aos objetivos e necessidades da empresa.

 

6. Especifique os ganhos em entrega de serviços com qualidade

Adquirir um software pode ser a chave para melhorar o serviço ao cliente, possibilitando uma entrega mais rápida e uma melhor qualidade no produto final. Tanto a logística de entrega e distribuição quanto a prestação de serviço direto ao cliente pode ser otimizada com o software de gerenciamento ideal.

Sistemas de gerenciamento com suporte à tecnologia mobile, por exemplo, agilizam o atendimento também no pós-vendas ou em caso de prestação de serviços em assistência técnica.

Para esses fins, softwares de gestão de equipes externas, por exemplo, podem se estender a apps mobile nos smartphones ou tablets de um consultor ou técnico da empresa. Dessa maneira, o cliente poderá receber toda a documentação referente à visita do profissional em seu e-mail de forma instantânea.

 

Checklist de argumentos para apresentar um novo software

Na hora de montar uma apresentação é preciso elencar os principais benefícios que a nova tecnologia trará para a sua empresa. Separamos alguns itens para guiá-lo:

  • O que a nova solução trará de resultados em termos de produtividade?
  • A ferramenta possui recursos que automatizará processos humanos (redução de custos)?
  • Espera-se redução de custos em termos de licenciamento?
  • Espera-se redução de custos operacionais (menos homens para operar uma ferramenta)?
  • A ferramenta é mais fácil de utilizar e reduzirá a curva de aprendizado para novos usuários?
  • Traz visões que contribuem para outras áreas?
  • Permite entregar serviços com maior qualidade?
  • Traz mais informações estratégicas para o negócio?
  • A ferramenta se integra com outras ou reduzirá o número total de ferramentas utilizadas?

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