Project Model Canvas: Otimize a gestão de projetos de TI

Por: opservices em 04.10.2016

O Project Model Canvas é uma metodologia de gerenciamento de projetos ágil, que busca representar a todos os envolvidos o seu projeto inteiro em apenas uma tela, de maneira simples e visual. Esse modelo foi criado com o objetivo inicial de driblar a burocratização de projetos, vício comum no Brasil.

 

Para isso, ele se baseia em treze componentes básicos de planejamento, divididos em cinco perguntas, cada uma com um campo a ser preenchido: (1) por que, (2) o que, (3) quem, (4) como, (5) quando e (6) quanto? Vamos conhecer melhor o Modelo Canvas e o seu funcionamento:

 

Vantagens do Project Model Canvas

Esse modelo é uma plataforma simples, que pode ser utilizada em diversas áreas e nos mais variados projetos. Baseia-se numa concepção simplificada de projeto, que demanda apenas o preenchimento de campos sucintos, tais como justificativa, objetivos e benefícios do projeto. Além disso, ele distingue de forma eficiente recursos humanos e financeiros e faz uma breve análise de riscos e restrições a serem considerados.

O Canvas facilita a integração das diversas áreas do projeto, dando foco a um conjunto de objetivos centrais. Estimula a criatividade e a colaboração através de brainstormings e cria um maior engajamento dos stakeholders. Devido à simplicidade e ao estímulo do trabalho focado, o modelo auxilia na comunicação e facilita a solução de problemas.

 

Gestão de TI através do Canvas

O Project Model Canvas é uma ótima ferramenta de gestão de TI. Projetos de TI são sempre muito complexos, detém um base de dados extensa e requerem análise de uma grande quantidade de informação em curtos espaços de tempo. Por isso, muitos softwares, ferramentas de desenvolvimento, gestão de TI e gerenciamento da qualidade em TI utilizam como base de funcionamento alguns recursos fundamentais do Canvas. Com a aplicação desses conceitos de forma integrada às funções de um software de desenvolvimento de projetos de TI, fica mais fácil analisar indicadores e prevenir possíveis falhas de projeto.

 

Visibilidade e rentabilidade do uso de Canvas

Se você trabalha na área de TI — ou tem interesse no desenvolvimento de novas tecnologias e tendências nessa área — e busca um método que auxilie na gestão do seu projeto, o Project Model Canvas, assim como softwares desenvolvidos com base nele, são as ferramentas que você procura.

Por meio dessas ferramentas é possível atrair novos investimentos para TI e aumentar sua visibilidade, assim como desenvolver um projeto mais rentável, com retorno de investimento (ROI) mais curto. um monitoramento da experiência do cliente.
Não há dúvida que o Project Model Canvas é um ótimo modelo de gestão de projetos. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o livro Project Model Canvas, de José Finnochio Junior, que é o mais vendido para gestão de projetos.

 

Artigos relacionados

8 dicas simples para fazer uma gestão de projetos de TI mais eficiente
7 dicas que vão aumentar a aprovação dos seus projetos de TI

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos