O que é WiFi as a Service?

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 25.06.2019
WiFi as a Service

Assim como aconteceu com a eletricidade há décadas, a internet tornou-se um recurso indispensável para os negócios de hoje. Afinal, gestores e profissionais dependem cada vez mais dela para serem produtivos, eficientes e lucrativos. O surgimento da tecnologia de WiFi facilitou o acesso à distância, permitindo a criação de estações de trabalho remotas, mas tem seus desafios. Agora, uma nova solução aparece. Já ouviu falar em WiFi as a Service?

Descubra, a partir de agora, o que é essa solução e quais as vantagens proporcionadas ao seu negócio!

 

O que é WiFi as a Service?

O WiFi as a Service (WaaS) é um serviço baseado em assinatura que combina três elementos principais: infraestrutura (hardware), software e serviços gerenciados. Permite maior controle sobre a rede wireless graças à disponibilização de ferramentas apropriadas.

Porém, se o usuário preferir, pode ter toda a estrutura de internet gerenciada pelo próprio provedor, reduzindo a carga de trabalho no setor de TI. O objetivo é garantir uma internet com fluxo contínuo, sem interrupções, de modo seguro e descomplicado.

 

Quais são os desafios da implementação de uma rede WiFi comum?

Cada vez mais aplicações e infraestruturas completas de TI são migradas para a nuvem. Isso cria uma demanda maior por internet WiFi. Nesse caso, se ela falhar, a produção é interrompida e o negócio é simplesmente paralisado. Essa dependência é um problema.

Também podemos mencionar os custos com manutenções e atualizações constantes, que são altos, e nenhum sistema ou método é 100% eficiente para monitorar e controlar o fluxo de dados e acessos à rede. No fim, a empresa fica nas mãos das tradicionais empresas de telecomunicações, pagando caro por um serviço incompleto.

 

Quais serviços dependem dessa tecnologia?

Basicamente, as empresas dependem de internet via WiFi para quase tudo. São transferências bancárias e pagamentos de contas on-line (Internet Banking), coletas de dados e lançamentos de campanhas publicitárias nas redes sociais (marketing digital), preenchimento do cadastro de clientes e realização de vendas remotas, encomenda de materiais aos fornecedores, etc.

 

Como uma WaaS resolve os problemas?

Um serviço de WiFi as a Service pode entregar algumas vantagens, pois uma rede wifi pode se tornar um desafio para infraestruturas complexas, como a das grandes empresas. Conheça alguns dos problemas resolvidos por este modelo:

 

Oferece suporte integral

Diferentemente das empresas de telecomunicações tradicionais, no WaaS você tem profissionais à disposição para atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. São técnicos e outros especialistas de prontidão para solucionar qualquer problema com rapidez e de forma definitiva.

Além disso, é possível contar com profissionais realizando o monitoramento da sua rede em tempo real, para garantir que tudo esteja sempre funcionando corretamente. Empresas de grande porte muitas vezes não podem depender dos SLAs das operadoras tradicionais, pois internet lenta significa menor produtividade.

 

Entrega flexibilidade

Os recursos deste modelo se tornam escaláveis. Isso porque o aumento de equipamentos se dá de acordo com a demanda, permitindo um crescimento sustentável e a baixo custo para o negócio.

 

Ciclo de vida menor

Com que frequência você atualiza seu smartphone? O usuário médio recebe um novo telefone a cada 12 a 18 meses. E normalmente depois de dois ciclos de vida, a tecnologia no seu bolso é completamente diferente. Isso significa que as redes sem fio começam a se tornar obsoletas depois de apenas três anos.

Nesse ponto, você está olhando para um novo design totalmente novo e uma nova infraestrutura, o que pode ser muito caro. Com o WiFi como serviço, você pode atualizar junto com a tecnologia conforme ela muda, para que você tenha sempre o sistema mais recente em vigor.

 

Reduz custos

Assim como em outros serviços baseados em assinatura, como a cloud computing, os recursos são entregues sob demanda. Isso quer dizer que a empresa escolhe um pacote de serviços — ou personaliza um — para atender as suas necessidades adequadamente.

Consequentemente, passa a pagar somente pelo que usa, economizando com capacidade de TI ociosa. Os valores são fixos e variam somente quando a demanda pelo serviço aumentar, o que facilita a projeção de despesas orçamentárias.

 

É mais seguro

Em uma WiFi comum, você fica exposto aos riscos de invasão por hackers e instalação de vírus nos sistemas. Isso não acontece numa WaaS, pois são criadas camadas extras de proteção aos dados, como acesso controlado e monitoramento de ações suspeitas em tempo real.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 
Como pôde ver, a WiFi as a Service pode contribuir com a infraestrutura de internet, agregando maior controle aos acessos e e melhor experiência para os usuários.

Curtiu o post? Então deixa um comentário abaixo e compartilha nas redes sociais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos