Gerenciamento de Projetos de TI: dicas para otimizar seu projetos

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 14.06.2019
Gerenciamento de Projetos de TI

Entregas em atraso, orçamento estourado, conflitos em excesso na equipe, insatisfação do cliente. Esses são problemas dos quais os gerentes de projetos não querem nem ouvir falar, não é mesmo? Mas a realidade é que essas questões são mais comuns do que a gente imagina no mundo do gerenciamento de projetos de TI.

Por isso, é fundamental redobrar a atenção e os cuidados para evitar os erros e otimizar os projetos de TI. Nós temos algumas dicas para te ajudar nessa missão. A primeira delas é saber que para o bom andamento do projeto é necessário criar ações e processos para cada uma das áreas de conhecimento do ciclo de vida do projeto.

 

Dicas para um gerenciamento de projetos de TI mais eficiente

Neste artigo listamos 7 dicas básicas para gerenciar seus projetos a partir de boas práticas. Essas dicas podem parecer óbvias, mas são as principais causas de problemas neste tipo de atividade. Então, pegue um café, ajeite sua poltrona e confira nossas dicas!

 

1. Detalhe muito bem o escopo

É fundamental levantar, detalhar e documentar bem todos os requisitos do projeto. Esse documento é a fonte oficial de consulta sobre tudo aquilo que foi combinado e contratado no início do projeto. Pode ser que haja mudanças no meio do caminho, mas, lembre-se sempre que o que é combinado não sai caro!

 

2. Faça um bom gerenciamento de tempo

Em projetos, mais do que em outros tipos de trabalho, sabemos que tempo é dinheiro, certo? Por isso, é muito importante contar com boas ferramentas para estimar tempo e levantamento de esforço, como contagem de pontos de função ou indicação de especialistas, por exemplo. Além disso, monitore constantemente o cronograma e os marcos do projeto, identificando as tarefas críticas e se atentando para as sucessoras e predecessoras.

 

3. Fique de olho nos custos

Gerenciar custos de uma maneira eficaz é um dos segredos de sucesso em projetos. Uma boa dica é criar checkpoints de validação sobre projeto x realizado e acompanhá-los constantemente. Esteja atento também à alocação de pessoas. Alocando pessoas com o perfil mais sênior para atividades mais estratégicas e pessoas menos caras para atividades mais simples, você otimiza custos. Parece óbvio, mas esse ainda é um dos grandes vilões do sucesso em projetos de TI.

 

4. Atente-se à qualidade nas entregas

Crie critérios de qualidade que assegurarão que o projeto será entregue como esperado pelo cliente e conforme definido no escopo. Em TI, alguns exemplos são taxa de bugs ou velocidade de resposta. Essas metas e indicadores auxiliam na medição da qualidade dos projetos e ajuda na tomada de decisões.

Realizar testes consistentes das funcionalidades do sistema é uma ação que evita o retrabalho e, consequentemente, otimiza os custos e garante entregas de qualidade.

 

5. Aprenda a gerenciar pessoas

Explore a comunicação entre os membros da equipe, faça reportes, dê feedbacks frequentemente, acompanhe os recursos de perto, fomente reuniões e conversas. Esses trocas de informação irão alinhar expectativas e mostrar à equipe o andamento do projeto. Por isso, promova sempre esses momentos e, como um bom líder, mobilize e desenvolve a sua equipe.

 

6. Faça um levantamento de riscos

Se seguro morreu de velho, não é você que vai se descuidar. Levante, mapeie, quantifique e priorize todos os riscos do projeto, avalie os seus impactos e trace ações para mitigá-los ou eliminá-los.

 

7. Gerencie as aquisições do projeto

É muito importante que isso aconteça, especialmente, em projetos de TI, quando muitas vezes é necessário adquirir softwares, licenças de uso, tecnologias para execução do projeto. Entenda a interface dessa aquisição com o software desenvolvido, verifique se é mais viável comprar determinada funcionalidade ou produzir internamente.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 
Gostou das nossas dicas sobre o gerenciamento de projetos em TI? Aproveite-as para aumentar a eficiência de seus projetos. Compartilhe também este post nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos