A metodologia Scrum é uma alternativa para otimizar e organizar o seu time de desenvolvimento para cumprir os prazos e cronogramas cada vez mais apertados dos projetos. Por meio da estruturação de cada demanda e etapa do projeto, é possível melhorar o rendimento da equipe e entregar mais resultados, mais rapidamente, de forma escalável e organizada.

Atualmente muitas empresas estão utilizando o Scrum em outros setores além do setor de desenvolvimento. Este unificação da metodologia em todos os setores cria uma sintonia entre as áreas e todos passam a falar a ‘mesma língua’, entendendo melhor como funcionam os prazos e complexidades de cada projeto interno ou externo. No entanto, implementar a metodologia na sua empresa pode ser um desafio.

Para te ajudar nesse processo de transição, separamos 8 dicas para você adotar a metodologia Scrum com sucesso. Confira!

 
Metodologia SCRUM

 

1. Comece por etapas

Começar a metodologia Scrum com todas as suas etapas de uma vez só não vai funcionar. O mais indicado é seguir o método cascata: implemente o método em um setor ou área e os outros o seguem posteriormente. Comece com um projeto, aprenda com os erros e depois expanda para outras equipes.

 

2. Defina o Product Owner (P.O.)

O P.O. é o responsável pela visão. Ele leva em consideração os benefícios do projeto, o que pode e não pode ser feito. Ele é a base: sem um Product Owner não existe nenhum projeto para começar. Esse profissional também é responsável por incentivar e motivar a sua equipe e entender qual é a necessidade do cliente.

 

3. Monte o seu time

O seu projeto terá diversas partes que precisam ser cumpridas de forma satisfatória para tornar possível a visão do P.O. Os membros do seu time precisam ter 100% das habilidades necessárias para que possam alcançar os objetivos estipulados, portanto, motive a sua equipe sempre! Ela precisa ser de alta performance e entregar os resultados no tempo estipulado, sem atrasos.

 

4. O Scrum Master

Todo grande projeto precisa de um líder, assim como orquestras precisam de bons maestros. O Scrum Master é o responsável pelo projeto. Ele orienta a equipe em relação à estrutura do processo e ajuda a eliminar obstáculos que atrapalhem o rendimento de cada membro do time.

 

5. Crie um backlog do produto

Tudo o que precisa ser feito para transformar a visão do P.O. em realidade precisa ser catalogado e organizado. O backlog é uma espécie de lista, um acompanhamento de ações que vão determinar as features a serem implantadas e trabalhadas. Ele evolui naturalmente ao longo do projeto, conforme aparecem bugs e novas funcionalidades a serem inseridas.

 

6. Planeje o sprint

A primeira reunião da sua equipe define o primeiro Sprint (período de produção e desenvolvimento) a ser feito, geralmente com duração de duas semanas. Nessa reunião, é definido um Sprint Backlog — deve ser criado um para cada Sprint — que determina a principal tarefa que deve ser cumprida dentro dessas duas semanas.

 

7. Revise o sprint

Após a lançamento do Sprint, revise-o! O que funcionou e deve ser repetido? O que deve ser deixado de lado? O que pode ser melhorado? Analise o seu Sprint e insira as melhorias no próximo backlog.

 

8. Daily Meeting

Reuniões diárias são importantes no Scrum. É preciso saber do seu time o que eles fizeram ontem para ajudar a equipe e concluir os objetivos, o que vão fazer hoje e quais impedimentos foram encontrados. É uma reunião rápida e não deve durar mais do que 15 minutos.

 
A metodologia Scrum é um processo interessante e inteligente que ajuda diversas empresas a alcançar objetivos e entregar grandes projetos em prazos curtos. Use as nossas dicas e inicie o método na sua empresa agora mesmo!

Ficou interessado e quer saber mais? Confira nosso artigo sobre a história do método Scrum ou siga nossa página no LinkedIN!