Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 14.07.2016

8 dicas para implementar a metodologia SCRUM na sua empresa

Metodologia SCRUM - Dicas para implementar

A metodologia Scrum é uma alternativa para otimizar e organizar o seu time de desenvolvimento para cumprir os prazos e cronogramas cada vez mais apertados dos projetos. Por meio da estruturação de cada demanda e etapa do projeto, é possível melhorar o rendimento da equipe e entregar mais resultados, mais rapidamente, de forma escalável e organizada.

Atualmente muitas empresas estão utilizando o Scrum em outros setores, além da área de desenvolvimento. Esta unificação da metodologia em todos os setores cria uma sintonia entre as áreas e todos passam a falar a ‘mesma língua’, entendendo melhor como funcionam os prazos e complexidades de cada projeto interno ou externo. No entanto, implementar a metodologia na sua empresa pode ser um desafio.

 

Dicas para implementar a metodologia SCRUM

Para te ajudar nesse processo de transição, separamos 8 dicas para você adotar a metodologia Scrum com sucesso. Confira abaixo:

 

1. Comece por etapas

Começar a metodologia Scrum com todas as suas etapas de uma vez só não vai funcionar. O mais indicado é seguir o método cascata: implemente o método em um setor ou área e os outros o seguem posteriormente. Comece com um projeto, aprenda com os erros e depois expanda para outras equipes.

 

2. Defina o Product Owner (P.O.)

O P.O. é o responsável pela visão. Ele leva em consideração os benefícios do projeto, o que pode e não pode ser feito. Ele é a base: sem um Product Owner não existe nenhum projeto para começar. Esse profissional também é responsável por incentivar e motivar a sua equipe e entender qual é a necessidade do cliente.

 

3. Monte o seu time

O seu projeto terá diversas partes que precisam ser cumpridas de forma satisfatória para tornar possível a visão do P.O. Os membros do seu time precisam ter 100% das habilidades necessárias para que possam alcançar os objetivos estipulados, portanto, motive a sua equipe sempre! Ela precisa ser de alta performance e entregar os resultados no tempo estipulado, sem atrasos.

 

4. O Scrum Master

Todo grande projeto precisa de um líder, assim como orquestras precisam de bons maestros. O Scrum Master é o responsável pelo projeto. Ele orienta a equipe em relação à estrutura do processo e ajuda a eliminar obstáculos que atrapalhem o rendimento de cada membro do time.

 

5. Crie um backlog do produto

Tudo o que precisa ser feito para transformar a visão do P.O. em realidade precisa ser catalogado e organizado. O backlog é uma espécie de lista, um acompanhamento de ações que vão determinar as features a serem implantadas e trabalhadas. Ele evolui naturalmente ao longo do projeto, conforme aparecem bugs e novas funcionalidades a serem inseridas.

 
Metodologia SCRUM

 

6. Planeje o sprint

A primeira reunião da sua equipe define o primeiro Sprint (período de produção e desenvolvimento) a ser feito, geralmente com duração de duas semanas. Nessa reunião, é definido um Sprint Backlog — deve ser criado um para cada Sprint — que determina a principal tarefa que deve ser cumprida dentro dessas duas semanas.

 

7. Revise o sprint

Após a lançamento do Sprint, revise-o! O que funcionou e deve ser repetido? O que deve ser deixado de lado? O que pode ser melhorado? Analise o seu Sprint e insira as melhorias no próximo backlog.

 

8. Daily Meeting

Reuniões diárias são importantes no Scrum. É preciso saber do seu time o que eles fizeram ontem para ajudar a equipe e concluir os objetivos, o que vão fazer hoje e quais impedimentos foram encontrados. É uma reunião rápida e não deve durar mais do que 15 minutos.

 
A metodologia Scrum é um processo interessante e inteligente que ajuda diversas empresas a alcançar objetivos e entregar grandes projetos em prazos curtos. Use as nossas dicas e inicie o método na sua empresa agora mesmo!

Ficou interessado e quer saber mais? Confira nosso artigo sobre a história do método Scrum ou siga nossa página no LinkedIN!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos