O que o monitoramento de TI pode fazer para o seu negócio

O monitoramento de TI é vital para todas as organizações que precisam assumir o controle da sua infraestrutura e dar sustentação aos seus sistemas. Através deste gerenciamento do ambiente de TI é possível medir disponibilidade dos seus dispositivos, gerar relatórios de capacidade, SLA (Service Level Agreement), SLM (Service Level Management), performance, entre outros indicadores indispensáveis.

 
Através do monitoramento de TI é possível resolver alguns problemas enfrentados pela maioria dos gestores de TI, como:

  • Falhas nos sistemas que imobilizam recursos;
  • Dificuldade em medir indicadores de forma qualitativa;
  • Sistemas que estão lentos sem que o gestor tenha o conhecimento do motivo;
  • Usuários percebem os problemas antes da área de TI;
  • Ou ainda, a TI não está alinhada ao negócio da empresa.

 
Para resolver estes e outros problemas, desenvolvemos o OpMon, software para monitoramento de infraestrutura de TI. A plataforma é totalmente flexível, com usabilidade intuitiva e que permite ir muito além do monitoramento básico de infraestrutura.

 
A solução possibilita o gerenciamento de indicadores de processos de negócios. Os gestores podem ter uma visão, em tempo real, do desempenho de suas aplicações sob o ponto de vista de quem realmente utiliza estas aplicações: seus usuários.

 

OpMon: Online Graph

 

Preocupação com a satisfação dos usuários

Com certeza todos tem essa preocupação e vivenciam isso no seu dia-a-dia. Na ponta do negócio, o setor de produção, vendas, logística ou atendimento, por exemplo, só querem saber se suas aplicações estão disponíveis e com um bom tempo de resposta.

O gestor de TI precisa ter uma visão detalhada de todos os elementos de TI que compõem e suportam determinado serviço para poder entregar esse resultado para toda a equipe.

 

Relatórios

Os relatórios continuam sendo muito importantes para melhorar a gestão de TI. Porém, para um gerenciamento eficiente é preciso gerar informações que transmitam a visão do negócio e que sirva como subsídio para a tomada de decisão. Ou seja, os relatórios precisam apresentar dados relevantes para que os decisores possam se antecipar aos problemas e resolver eles antes que impactem no negócio.

 

Funcionalidades

Em uma visão mais detalhada, é possível prever quando um determinado Hard Disk ficará sem espaço disponível e, baseado nesta informação, tomar uma ação antes do problema ocorrer. O OpMon ainda possui a capacidade de integrar-se com os principais sistemas de Service Desk, automatizando o alerta com a abertura do incidente. Ou seja, ITIL na prática.

O OpMon agrega ainda várias outras funcionalidades como a análise de tráfego de rede qualitativo, integração de logs de diversas plataformas de TI, controle de SLA e SLM, catálogos de serviços de TI, módulo de correlação de eventos e outras funcionalidades que tornam nossa plataforma uma das mais completas do mercado.

Certamente a visão que mais chama a atenção dos gestores dentro do OpMon são os dashboards. Com uma ferramenta de criação e edição de dashboards nativa no OpMon é possível aos usuários do OpMon darem uma ampla visibilidade do estado dos serviços de TI através de telões de LCD, que podem ser facilmente entendidos pelos gestores de outras áreas e, desta forma, facilitam o fluxo de informações estratégicas para o negócio dentro das empresas.

 

Service Desk Dashboard

 
Qual o valor de painéis de controle com indicadores baseados em itens monitorados da infraestrutura de TI ou processos de negócios para tomar decisões em tempo real?

Para os nossos clientes isso representa um grande diferencial competitivo.

 
Estamos a disposição de todas as empresas que querem melhorar a relevância dos relatórios para a tomada de decisão e desejam aplicar as melhores práticas de gestão de TI no seu negócio. Para solicitar uma proposta clique no botão abaixo:

 

Requisítos mínimos para instalação e configuração

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