Exemplos de dashboards

 

Conheça 5 exemplos de dashboards que sua empresa pode utilizar!

No universo corporativo é fundamental contar com informações atualizadas e integradas, que garantam a qualidade e a efetividade de vários processos internos. Nesse sentido, os dashboards devem ser entendidos como excelentes ferramentas de gestão e podem atender a diversos níveis hierárquicos da empresa.

Através desses painéis de controle, ou visão centralizada de indicadores, é possível organizar uma série de dados que permitem uma visão mais abrangente dos procedimentos, rotinas de trabalho, indicadores e projetos em desenvolvimento. Inclui também aspectos técnicos e financeiros, além de cronogramas e tendências, colaborando para uma gestão mais inteligente e enxuta.

Existem vários tipos e modelos de dashboards, elaborados para suprir necessidades e demandas específicas. Conheça algumas categorias que identificamos como sendo direcionada para públicos específicos dentro das organizações.

 

Dashboard Executivo

O dashboard executivo permite a visualização de grande quantidade de informações, devidamente estratificadas e formatadas, de modo a facilitar o processo de tomada de decisões. Esse painel utiliza recursos visuais e gráficos para facilitar a compreensão geral. É muito útil para monitorar indicadores e KPIs, possibilitando uma análise completa sobre todos os processos da empresa. É o chamado dashboard de negócio e utilizado principalmente para facilitar e agilizar a tomada de decisões. Para que isso aconteça é importante que os dados gerados sejam atualizados em tempo real, pois com a competitividade dos mercados, é inaceitável que se utilizem dados ultrapassados para a tomada de decisão.

Normalmente estão baseados nas principais metologias de gestão, como, por exemplo, o BSC ou Balanced Scorecard. Através deste tipo de dashboard, todos os executivos podem ter acesso a dados importantes para a avaliação de novas oportunidades de melhoria ou ainda, de expansão do negócio. A integração das informações propicia uma gestão mais efetiva e ágil, capaz de alinhar rapidamente, estratégias, ações e decisões. O dashboard executivo é capaz de simplificar todo o fluxo de dados, reduzindo burocracias e agregando valor.

 
exemplos de dashboards

Dashboard do OpMon com visão de vendas de produtos

 
Para saber mais, baixe os nossos whitepapers: Catálogo de Dashboards com exemplos reais e o Monitoramento Comportamental do Negócio.

 

Dashboard Analítico

O dashboard analítico é preparado para oferecer informações mais detalhadas e é usado para traçar tendências em relação aos objetivos corporativos predeterminados, ou seja, para avaliar se processos e projetos estão evoluindo de acordo com as expectativas. Com dados constantemente atualizados, é possível perceber rapidamente os resultados de ações internas, bem como as reações do mercado em relação a produtos ou serviços lançados. É uma maneira de mensurar os impactos causados por cada decisão tomada, sendo possível assim, interferir e corrigir os desvios com maior rapidez, evitando desperdícios e prejuízos. Um exemplo de ferramenta que produz esses dashboards analíticos é o Google Analytics, uma poderosa ferramenta da Google para visualizar indicadores da área de marketing, com dados desde acessos ao site até o funil de vendas on-line com indicadores sobre taxas de conversão e mapeamento de origem do tráfego.

 
Dashboard Analítico - Google Analytics

Dashboard do Google Analytics

 

Dashboard Operacional

O dashboard operacional é utilizado diretamente pelas equipes de trabalho, com foco em determinados processos, possibilitando análises específicas. Esses dados servem para identificar gargalos e etapas críticas da operação, auxiliando na correção de problemas pontuais e tendências negativas. Facilitam a comunicação com simplicidade e ainda permitem a interação e a atualização de todos os profissionais envolvidos. Dentre os exemplos de dashboards operacionais podem estar a visualização de indicadores com informações sobre a infraestrutura de TI que suporta o negócio.

 
Dashboard de Infraestrutura de TI - Datacenter

Dashboard do OpMon com visão da infraestrutura de Datacenter

 

Dashboard de gerenciamento de projetos

Através deste dashboard é possível acompanhar todo o gerenciamento do projeto, incluindo a evolução de cada estágio, o cronograma, as atividades previstas, as interdependências e o percentual de conclusão do empreendimento. Nesse painel de controle também são combinadas algumas técnicas, como formatação condicional, referências e gráficos, que permitem o fácil entendimento de todas essas informações, reduzindo os riscos e otimizando os recursos disponíveis.

 
Dashboard Gerenciamento de Projetos de TI

Dashboard de Projetos com Software Jira

 

Dashboard de atendimento ao cliente via call center

Com a adoção de um dashboard de atendimento ao cliente, o gestor é capaz de monitorar todo o call center de uma empresa. Trata-se de uma solução bastante versátil, estruturada para elaborar diversas estatísticas e relatórios comparativos, envolvendo dados como número de chamadas por período e colaborador, duração de cada atendimento, casos resolvidos ou aguardando outras providências, natureza do contato e avaliação de satisfação do cliente, apenas para citar algumas funcionalidades.

 

Dashboard do OpMon com visão de indicadores de Service Desk

 
Resumindo: os dashboards são painéis de informações que mostram de forma gráfica os indicadores de TI e processos de negócio de uma empresa. Esses painéis contém indicadores, gráficos, relatórios e filtros específicos apresentando as informações mais importantes alinhadas em uma única tela para facilitar o acompanhamento do negócio e tomada de decisões.

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