Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 15.09.2015

6 benefícios dos dashboards de negócios para a gestão empresarial

Benefícios dos dashboards de negócios

A gestão de todas as empresas, depende fortemente da interpretação correta de uma infinidade de informações que permeiam o negócio. Mas para que esses dados sejam verdadeiramente úteis, devem estar centralizados, organizados e padronizados, permitindo uma visão mais ampla e estratégica.

Neste contexto, os avanços tecnológicos e as novas ferramentas de armazenamento e análise têm sido fundamentais para aprimorar o processo de gerenciamento e principalmente de tomada de decisões. Assim, o conceito de gestão à vista vem se destacando no mundo corporativo, recebendo mais atenção e investimentos. A utilização de dashboards, com a visão centralizada dos indicadores da sua organização podem trazer muitos benefícios para gestão empresarial. Conheça os principais:

 

1) Planejamento estratégico

Através dos dashboards de negócios é possível integrar uma série de informações financeiras, comerciais, legais, técnicas, além de aspectos que envolvem o capital humano da empresa. Desta forma, os gestores podem compreender claramente todas as variáveis, riscos e desafios que envolvem a organização, propiciando um planejamento estratégico e seguro, fundamentado em fatos e resultados.

 

2) Monitoramento de indicadores e métricas

A integração dos dados corporativos colabora também para a definição de indicadores e métricas, que podem ser acompanhados em tempo real, de forma prática e otimizada. Com esses recursos, é mais fácil identificar gargalos, falhas e tendências positivas ou negativas e então atuar para resolução dos problemas com antecedência, visando maior desempenho e produtividade. Vale ressaltar que indicadores são essenciais a qualquer gestão de sucesso, sendo necessários, inclusive, para o monitoramento de metas individuais e coletivas.

 

Dashboards de Negócios - Painel de Vendas

 

3) Redução de desperdícios

Os dashboards de negócios também permitem uma sensível redução de desperdícios, em especial de tempo e recursos humanos. Com essa ferramenta, é possível evitar tarefas manuais para elaboração e manutenção de relatórios e planilhas gerenciais, direcionando os esforços para atividades verdadeiramente relevantes a empresa, assim como análises críticas, estudos de oportunidades, pesquisas e desenvolvimentos.

É importante lembrar que dentre as práticas relacionadas a gestão de pessoas está a valorização do potencial humano, pois essa medida favorece o desenvolvimento profissional das equipes, melhora o clima organizacional e colabora para a atração e retenção de talentos.

 

4) Qualidade dos processos internos e tomada de decisões

Com a integração das informações, também há um ganho sensível na qualidade dos processos internos e, principalmente, na tomada de decisões. Com uma visão mais abrangente e atualizada, é possível imprimir um novo ritmo às rotinas diárias, aos projetos e medidas corretivas necessárias. Desta forma, a empresa conquista uma nova condição, tornando-se mais ágil e competitiva.

 

 Dashboard links internet

 

5) Comunicação corporativa

Outro aspecto importante e positivo dos dashboards está relacionado à comunicação corporativa. Com a centralização dos dados, todos os setores passam a enxergar as informações e processos dos demais de maneira interligada, com suas interdependências, conexões, causas e efeitos. Assim, o conceito de departamentalização é substituído pelo senso de coletividade e pelo engajamento de todos em prol de objetivos comuns.

 

6) Cultura da informação

O conceito de Gestão à vista, com a utilização de dashboards de negócios, não deve ser visto apenas como um recurso de TI, mas como parte essencial da gestão do negócio. Em grandes, médias ou pequenas empresas é importante adotar e reforçar uma cultura da informação, visando a confiabilidade dos dados e seu correto manuseio. O conhecimento não deve ser monopolizado, mas sim compartilhado com toda a empresa, de maneira constante, útil e efetiva. Com isso, a gestão empresarial é favorecida como um todo, permitindo melhores resultados.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos