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Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 09.03.2021

Monitoramento de E-commerce

As vendas on-line seguem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores, devido à praticidade de se comprar à distância de um clique, sem precisar sair de casa. Com a pandemia do Covid-19, tem aumentado cada vez mais o número de lojas que oferecem seus produtos e serviços pela internet, mas para que isso ocorra de uma forma satisfatória aos clientes, é necessário pensar em todos os passos da experiência do usuário online.

Ter uma infraestrutura sólida por trás do site ou sistema de vendas, que garanta a disponibilidade 24/7, é importante para evitar o abandono do usuário no momento de compra. Contar com uma solução que monitore todos os elementos que compõem um processo de compra, de ponta a ponta, garante a qualidade da loja e simplifica a resolução dos problemas de forma rápida, mantendo, assim, a loja virtual sempre disponível e o cliente sempre satisfeito.

Quer saber mais sobre o Monitoramento de E-commerce? Então fique com a gente e acompanhe nosso artigo!

 

Como funciona o Monitoramento de Ecommerce?

Qualquer tipo de sistema de loja virtual é sustentado por camadas de hardware e software, sejam hospedados em nuvem ou no modelo on-premises. Portanto, monitorar a disponibilidade de todos estes recursos é essencial para uma boa experiência de compra dos consumidores.

O processo de monitoração é realizado por meio de ferramentas capazes de medir a performance do site, além de todo o percurso de compra por trás da loja, como ilustrado na imagem.

 
Monitoramento de E-commerce - Loja VIrtual

 
Como recursos importantes de software e hardware que devem ser monitorados, podemos citar:

  • Servidor que suporta a loja;
  • Processamento de pedidos;
  • Geração de NFe (Sefaz);
  • Tempo de resposta da loja acessando de locais diferentes;
  • Experiência do Usuário (todos os passos de uma compra);
  • Processamento da compra;
  • Sistemas envolvidos (estoque, ERP, etc)

Na parte de experiência do usuário em si, é possível reproduzir os passos de um usuário através da simulação de compra via robôs. O índice Apdex (Aplication Performance Index) é uma das formas mais utilizadas para isso, com ela é possível converter as medições em insights sobre a satisfação do usuário. Após os testes, os resultados obtidos podem ser exibidos através de dashboards e relatórios. Com isso, você pode comparar a sazonalidade de uso, disponibilidade, performance associada e o estado dos SLAs em tempo real e periodicamente.

Após a monitoração, os resultados trazidos por ela tornam-se relatórios com a definição de atingimento de SLA e notificações em plataformas de mensageria como Slack, Telegram, Teams, E-mail, SMS. Assim, todos os seus devidos responsáveis são alertados e podem corrigir eventuais problemas de forma imediata.

 

Benefícios do Monitoramento de Ecommerce

Como benefícios de se realizar a monitoração de ecommerce, podemos citar:

Diminuição do downtime: A inatividade da loja virtual pode causar perdas de receita de alto valor, com o monitoramento você previne que isso possa vir a acontecer, ou, caso ocorra, seja no mais breve período de tempo. Desta forma é possível garantir a maior satisfação do usuário, uma vez que quando acessar seu site, ele estará sempre disponível.

Performance: É comum que aconteça lentidão em algum dos passos da compra online, ou páginas que possuem uma experiência de usuário ruim. Ao realizar a monitoração, você sabe exatamente onde isso está ocorrendo e pode realizar os ajustes necessários de maneira ágil e assim melhorar a performance de sua loja.

Relatórios: Com os relatórios gerados você pode visualizar os indicadores importantes para que possa tomar decisões de maneira preventiva ou corretiva. Com eles também é possível comparar sazonalidades de uso e estados dos SLAs importantes para sua loja, de forma periódica ou real-time.

Monitoração personalizada: Um dos problemas de se automatizar o monitoramento do e-commerce é no atendimento de necessidades específicas de cada negócio. Portanto, projetos de monitoração de loja virtual envolvem personalizações que não são atendidas pelas plataformas SAAS. Isso é resolvido através de serviços personalizados para cada empresa.

Aqui na OpServices, oferecemos duas maneiras de monitorar websites: por meio de plataforma de monitoramento real-time e via construção de robôs customizados que simulam a experiência de um usuário real.

Monitoramento de Meios de Pagamento

No monitoramento sintético (via robôs) é emulado ações de usuários reais, que realizam todos os passos para acesso de um processo, como realizar uma compra em uma loja virtual, gerar a segunda via de um boleto, gerar NFe, entrar em uma área restrita ou portal extranet, testar software, entre diversas outras possibilidades.

Se interessou no processo de monitoramento de ecommerce? Então entre em contato com nossos especialistas, estamos a disposição para ajudar sua empresa!

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ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

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