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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 23.02.2015

O que priorizar ao contratar uma consultoria de TI para minha PME?

consultoria de TI para minha PME

Não há dúvidas de que o avanço da tecnologia, observado nos últimos anos, tem impactado diretamente na rotina e no funcionamento de todo o meio corporativo. Atualmente, toda empresa que deseja crescer e se destacar no mercado em que atua precisa informatizar os seus processos — da gestão de pessoas ao controle de estoque ou fluxo de caixa — para não ficar atrás da concorrência.

E o melhor disso tudo é que, mesmo ficando mais sofisticada, a tecnologia também tem se tornado cada vez mais democrática, sendo acessível não apenas às grandes companhias, mas, também, às pequenas e médias empresas (PMEs).

Certamente, não há mais dúvidas de que o investimento em sistemas informatizados vai otimizar a produtividade da sua empresa. Mas para que a medida realmente seja um bom negócio, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados. No artigo de hoje vamos mostrar tudo o que você deve considerar antes de contratar uma consultoria de TI para a sua empresa. Confira!

 

Busque boas referências

Começamos por essa dica porque não há melhor propaganda do que a opinião positiva dos clientes. Por essa razão, não se perca entre as milhares de opções de prestadores de serviços de tecnologia que estão disponíveis no mercado.

Converse com amigos, empresários e demais pessoas que podem te dar um bom testemunho sobre os prós e contras das consultorias que você pretende consultar.

Também vale a pena fazer uma pesquisa na internet, como em redes sociais, fóruns de discussão de TI e portais como o Reclame Aqui e o Reclamão, para verificar como anda a credibilidade e a reputação das consultorias junto aos seus clientes.

 

Não coloque o preço em 1º lugar

Por mais que a economia de recursos esteja no planejamento de todas as empresas, principalmente as PMEs, não caia na tentação de escolher sua consultoria pelo menor preço.

Quando o assunto é prestação de serviços, o barato pode sair caro. Em vez de escolher as consultorias mais baratas, considere as mais competitivas, que apresentem o melhor custo-benefício e caibam no seu bolso.

 

Proteja suas informações sigilosas

Toda empresa possui dados internos que devem ser mantidos bem guardados, principalmente da concorrência. Como a informatização dos processos das empresas envolve o acesso a muitas dessas informações importantes, é válido se precaver em contrato, incluindo cláusulas que garantam a preservação da privacidade de todas as informações da sua empresa.

Dessa forma, sua PME não corre o risco de ter dados repassados. Ao mesmo tempo, a consultoria que entende a necessidade desse tipo de precaução se mostra séria, comprometida e alinhada com os objetivos do seu negócio.

 

Entenda o serviço antes de fechar o contrato

Para finalizar nosso artigo, vamos deixar uma dica muito importante. Não adianta nada fazer um esforço grande para inserir a tecnologia na sua PME e informatizar todos os processos, se você e sua equipe não souberem conduzir o sistema depois de implantado.

Por isso, antes de fechar o contrato com a consultoria de TI, certifique-se de que compreendeu bem a dinâmica do serviço e o funcionamento das plataformas. Observe se a empresa inclui treinamentos no pacote de instalação ou adesão ao serviço. Dessa forma, fica garantida a satisfação de ambos os lados e a produtividade do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre prestação de serviços de TI, leia nosso artigo sobre NOC

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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