Não há dúvidas de que o avanço da tecnologia, observado nos últimos anos, tem impactado diretamente na rotina e no funcionamento de todo o meio corporativo. Atualmente, toda empresa que deseja crescer e se destacar no mercado em que atua precisa informatizar os seus processos — da gestão de pessoas ao controle de estoque ou fluxo de caixa — para não ficar atrás da concorrência.
E o melhor disso tudo é que, mesmo ficando mais sofisticada, a tecnologia também tem se tornado cada vez mais democrática, sendo acessível não apenas às grandes companhias, mas, também, às pequenas e médias empresas (PMEs).
Certamente, não há mais dúvidas de que o investimento em sistemas informatizados vai otimizar a produtividade da sua empresa. Mas para que a medida realmente seja um bom negócio, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados. No artigo de hoje vamos mostrar tudo o que você deve considerar antes de contratar uma consultoria de TI para a sua empresa. Confira!
Busque boas referências
Começamos por essa dica porque não há melhor propaganda do que a opinião positiva dos clientes. Por essa razão, não se perca entre as milhares de opções de prestadores de serviços de tecnologia que estão disponíveis no mercado.
Converse com amigos, empresários e demais pessoas que podem te dar um bom testemunho sobre os prós e contras das consultorias que você pretende consultar.
Também vale a pena fazer uma pesquisa na internet, como em redes sociais, fóruns de discussão de TI e portais como o Reclame Aqui e o Reclamão, para verificar como anda a credibilidade e a reputação das consultorias junto aos seus clientes.
Não coloque o preço em 1º lugar
Por mais que a economia de recursos esteja no planejamento de todas as empresas, principalmente as PMEs, não caia na tentação de escolher sua consultoria pelo menor preço.
Quando o assunto é prestação de serviços, o barato pode sair caro. Em vez de escolher as consultorias mais baratas, considere as mais competitivas, que apresentem o melhor custo-benefício e caibam no seu bolso.
Proteja suas informações sigilosas
Toda empresa possui dados internos que devem ser mantidos bem guardados, principalmente da concorrência. Como a informatização dos processos das empresas envolve o acesso a muitas dessas informações importantes, é válido se precaver em contrato, incluindo cláusulas que garantam a preservação da privacidade de todas as informações da sua empresa.
Dessa forma, sua PME não corre o risco de ter dados repassados. Ao mesmo tempo, a consultoria que entende a necessidade desse tipo de precaução se mostra séria, comprometida e alinhada com os objetivos do seu negócio.
Entenda o serviço antes de fechar o contrato
Para finalizar nosso artigo, vamos deixar uma dica muito importante. Não adianta nada fazer um esforço grande para inserir a tecnologia na sua PME e informatizar todos os processos, se você e sua equipe não souberem conduzir o sistema depois de implantado.
Por isso, antes de fechar o contrato com a consultoria de TI, certifique-se de que compreendeu bem a dinâmica do serviço e o funcionamento das plataformas. Observe se a empresa inclui treinamentos no pacote de instalação ou adesão ao serviço. Dessa forma, fica garantida a satisfação de ambos os lados e a produtividade do seu negócio.
Caso queira saber mais sobre prestação de serviços de TI, leia nosso artigo sobre NOC