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Por: Pedro César Tebaldi em 23.08.2013

Dashboards e indicadores: os protocolocos de comunicação entre CEO e CIO

dashboards e indicadores - cio

Há muitos anos sabemos da existência de dificuldades de comunicação entre CEO e CIO. Mas por quê ela ocorre? Porque cada um fala uma linguagem. Enquanto o CEO fala em estratégias de negócios para o desenvolvimento e crescimento de sua organização, o CIO possui uma linguagem mais técnica e voltada para metodologias de TI (como o ITIL, por exemplo), infraestrutura e sistemas.

No passado, o perfil de cada um destes profissionais (CEO e CIO) era completamente diferente. O CIO, na maioria das muitas vezes, era um profissional técnico que foi alçado à diretoria de TI. Já o CEO sempre foi alguém da área de negócios. Isso ainda causa diversos problemas pela diferença da linguagem falada entre os dois.

Entretanto, atualmente a necessidade das empresas forçou uma realidade diferente: é necessário saber que tecnologias podem apoiar os negócios de forma mais produtiva, econômica e em larga escala, com a melhor performance e qualidade. Estes investimentos devem ser claramente mensurados e proporcionalmente associados às estratégias da organização, levando-se em conta consumidores, fornecedores, concorrência, mercado e futuro.

Na área de TI, quando é necessário que dois equipamentos que possuam diferentes sistemas se comuniquem um com o outro, utilizam um protocolo de comunicação. Este protocolo é o responsável pela tradução e interpretação de uma linguagem de um sistema A para uma linguagem de um sistema B. E assim, “os equipamentos conseguem conversar”.

 

Qual seria o protocolo de comunicação entre os CIOs e CEOs?

Não ignorando a complexidade do que este tema representa, pois se assim não fosse esta questão não seria mais discutida, existem alguns tipos de protocolos que poderiam ser utilizados para que esses dois profissionais melhor se comuniquem.

A premissa básica é entendermos que é mais fácil sair da área técnica para aprender a área estratégica do que tentar ampliar os conhecimentos com a linguística de tecnologia da informação. Até porque, esta última, muda conceitos, termos e arquiteturas no mínimo a cada ano. Partindo-se deste pressuposto, o que o CIO precisa é uma ótima forma de poder demonstrar ao CEO os indicadores que ele quer visualizar, numa linguagem que ele entenda, de uma forma fácil, ágil, clara e precisa.

Um protocolo universal de comunicação são os números. Em qualquer parte do mundo, os números são representados exatamente da mesma forma. Este seria um bom caminho de tradução da liguagem-CEO para a linguagem-CIO.

Além dos números, um modelo que tem sido o escolhido na maioria das organizações para aproximar cada vez mais os departamentos e as pessoas na representação de seus resultados, são os famosos dashboards. Um dashboard traduz a linguagem específica de cada entidade em gráficos coloridos que, tanto quanto os números, são compreensíveis por qualquer indivíduo.

Os números e os gráficos além de simplificar, traduzem claramente os resultados. Veja um exemplo de dashboard de vendas:

 

Dashboard Comercial

 
Agora que já temos os protocolos, o próximo objetivo é poder entender o que eles irão traduzir. Nos aventuramos a auxiliar neste diálogo, sugerindo que a conversa inicie pelo CEO convidando o CIO a participar das reuniões estratégicas da empresa. O papel do CIO em um primeiro momento é apenas ouvir.

De posse dos indicadores de negócio apresentados pelos executivos, a tarefa do CIO agora é representar a saúde destes indicadores em um dashboard, através da consulta das informações em sua infraestrutura. Pronto. O diálogo se estabeleceu e CEO e CIO falam a mesma lingua através de um tradutor gráfico automático e vivo.

Por que automático e vivo? Porque os indicadores representados nos gráficos estarão sendo monitorados a cada minuto ou a cada período de tempo estabelecido. Desta forma, ações podem ser tomadas, baseadas nos dados, para corrigir os desvios o mais rápido possível.

Este hábito sendo incorporado na empresa auxilia na justificativa dos investimentos de qualquer área e gera um ciclo virtuoso de melhorias e crescimento de toda a organização.

Para contribuir com a comunicação entre a área de tecnologia com as áreas de negócio desenvolvemos uma solução para criação e visualização de dashboards. Dessa forma é possível manter uma comunicação comum sobre indicadores de TI e indicadores de negócios. Para saber acesse a página do OpMon Dashboards.

 
Dashboards para Gestão à Vista

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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