Fique por dentro da metodologia Framework Safe

Por: opservices em 03.12.2014

Gerenciando Projetos de maneira mais eficiente

As metodologias ágeis de gerenciamento de projetos já transformaram a maneira com que as empresas veem seus empreendimentos, com muito mais direcionamento a resultados. Para reforçar esse time de soluções que já está implantado na maioria das empresas que trabalham por projetos, o Framework Safe já é considerado uma evolução das metodologias ágeis e pode adentrar o mercado com força nos próximos anos. Quer conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia? Então continue lendo o nosso artigo!

 
Framework Safe

 

Os três níveis do Framework Safe

Assim como todas as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, o Framework Safe também está dividido em níveis de interação, que podem alavancar os resultados da empresa quando bem trabalhados.

Os três níveis do Framework Safe são: time, programa e portfólio. No nível time, as equipes são organizadas de acordo com suas competências e habilidades para atender às demandas do projeto; no nível programa é onde ocorre a integração dos trabalhos das várias equipes do projeto; já o portfólio, é onde a gestão das necessidades da organização acontece.

Na gestão do portfólio de projetos são consideradas aquelas soluções mais importantes para o negócio, assim como aquelas que podem trazer mais resultados econômicos para a empresa. As de maior relevância são levadas adiante enquanto as demais aguardam suas oportunidades.

 

Benefícios do Framework Safe

Assim como todas as metodologias ágeis, o Framework Safe traz consigo muitas vantagens, em especial quando falamos da otimização de tempo e recursos no desenvolvimento de projetos. Além disso, é possível engajar as equipes de maneira única, fazendo com que elas trabalhem sinergicamente e obtenham resultados melhores e maiores com a união de esforços.

O time-to-market também é otimizado através do uso de metodologias ágeis como o Framework Safe, dando à empresa vantagem competitiva e melhor aproveitamento das oportunidades de negócios, levando em consideração a rapidez com que os projetos são desenvolvidos e lançados no mercado.

 

Relação entre o Safe e outras metodologias ágeis

Como o Framework Safe é uma evolução das metodologias ágeis e reúne as melhores práticas do mercado, ele contém outras metodologias, como o Scrum e o Kanban, em sua estrutura, permitindo a confluência de recursos e esforços para um objetivo em comum.

O Framework Safe está intimamente ligado à estratégia da organização, levando aos times de trabalho as orientações estratégicas necessárias para o desenvolvimento de projetos mais alinhados aos objetivos organizacionais.

 

Foco nos times de trabalho

Um dos níveis do Framework Safe são os times de trabalho, e talvez este seja o mais importante de todos, devido à importância da comunicação clara e objetiva, além da perfeita integração entre as pessoas para o desenvolvimento de um projeto de alta complexidade.

Prezando pela integração de todos os envolvidos com o desenvolvimento do projeto, o Framework Safe visa a proporcionar um trabalho mais ágil e focado nos resultados da empresa, levando às pessoas as informações necessárias para que desenvolvam seus papéis com excelência.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos