Descubra a importância do gerenciamento de servidores para o seu negócio

A tecnologia da informação tem se mostrado uma grande aliada dos empresários quando falamos em estratégias de negócios. Um bom departamento de TI proporciona inúmeras vantagens competitivas às empresas; seja na geração de relatórios e análise de dados de forma acurada, com base no acúmulo de informações – big data –, ou então na gestão das mais diversas ferramentas de trabalho.

Independentemente das atribuições do departamento de TI dentro da sua empresa, todas elas dependem de um bom funcionamento dos seus servidores. Afinal, serão eles que não apenas assegurarão o seu sistema rodando, mas também permitirão que sua empresa cresça de maneira segura e sem contratempos. Por estes motivos, o gerenciamento dos seus servidores já deve ser uma das prioridades do seu TI. Entretanto, esses não são os únicos. Elaboramos uma lista sobre a importância de uma boa gestão de servidores. Confira!

 
Gerenciamento de Servidores

 

Problemas de instalação

O ponto inicial de um bom servidor é que seja feita uma ótima instalação. Ao preparar um servidor para receber uma aplicação, é necessário considerar uma série de fatores que vão desde as otimizações de banco de dados até o uso de clusters. Tudo em prol de um bom desempenho.

Mesmo com o servidor rodando, sem um acompanhamento constante não será possível identificar falhas que possam comprometer o uptime da aplicação. Assim, a gestão de servidores também serve para reconhecer e corrigir problemas originados no início do funcionamento de cada servidor.

 

Aumento da segurança

A questão da segurança é um ponto tão fundamental quanto todos os outros que estamos citando neste artigo. O vazamento de informações sigilosas pode trazer grandes prejuízos para um negócio, além de colocar em dúvida toda a sua reputação.

Assim, garantir a segurança dos seus servidores é um trabalho muito mais de prevenção do que o controle de contra ataques. É necessário um acompanhamento diário de falhas, ataques e atualizações que possam trazer mais segurança à aplicação.

 

Escalabilidade

Uma outra vantagem proporcionada por um bom gerenciamento de servidores é garantir que eles sejam escaláveis, à medida que a empresa cresce. A escalabilidade é uma característica sutil em médias empresas que precisam crescer, isso porque ela não acontece da noite para o dia, e sim de forma gradual. Ou seja, se esta não for bem planejada, pode trazer engasgos nos servidores.

Para o gerenciamento de servidores, deve-se montar um planejamento e acompanhar o desempenho das máquinas com a intenção de garantir que a empresa possa crescer sem comprometer acessos à aplicação ou a necessidade de novos servidores.

 

Gerenciamento de Servidores - Dashboard Datacenter

Dashboard de Datacenter para gerenciamento de servidores com o OpMon

 

Estratégia de negócios

Diante do que colocamos ao longo deste artigo, podemos perceber que a gestão de servidores tem uma importância que vai além do departamento de TI, impactando em toda a estratégia da empresa e colaboradores. Assim, olhando para o todo, é fácil perceber que essa gestão precisa ser prioridade na sua empresa. Com ela é possível garantir que todos os outros departamentos possam trabalhar com a certeza que terão acesso às informações de maneira segura, e quando necessário.

 

Artigo relacionado

4 Dicas para monitorar servidores de forma mais eficiente