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Por: Pedro César Tebaldi em 28.02.2018

Como a governança de TI pode ajudar a área da saúde?

Governança de TI: Área da Saúde

Originada da governança corporativa, a governança de TI é um conjunto estruturado de políticas, normas, e procedimentos para utilização dos recursos de tecnologia da informação. Tem como objetivo assegurar um nível mínimo aceitável de entrega de serviço e eficiência dentro do menor risco. Também ajuda no apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos da empresa.

A governança de TI na área da saúde visa cada vez mais implementar um planejamento estratégico nos hospitais, participando de todas as decisões e usando a tecnologia para não apenas cuidar dos sistemas, mas para melhorar a comunicação e o relacionamento entre os setores para chegar cumprir os objetivos comuns. Esse auxílio prestado vai desde questões logísticas até o controle de gastos e despesas do hospital (por exemplo) com os seus procedimentos tradicionais de rotina. Tudo isso, é claro, suportado por tecnologia.

Saber que a governança de TI, principalmente na área da saúde, vai além das questões técnicas é o primeiro passo para entender sua importância. Acompanhe o post a seguir e veja como o setor pode ser importante para a área da saúde!

 

A importância da governança de TI no acompanhamento de processos

A urgência e atenção no acompanhamento de processos na área de saúde são extremamente relevantes, pois podem salvar vidas. A governança de TI na área de saúde se faz presente acompanhando cada etapa dos processos de um hospital.

A otimização dessas tarefas resulta diretamente na melhoria da operação, implementando métodos mais eficazes por meio dos sistemas em funcionamento, visando sempre o melhor andamento da instituição. A melhoria de processos de tecnologia para agilizar processos de triagem e escolha do médico certo para cada paciente pode ser fundamental para a rápida recuperação dos pacientes (salvando até mesmo vidas) e a redução de custos nas duas pontas da cadeia. Veja o exemplo dashboard que criamos para um projeto na área da saúde:

 

Dashboard BAM - Saude

 

O auxílio promovendo maior interação entre departamentos

Uma comunicação eficiente é chave para que os departamentos de um hospital mantenham contato mais rápido e sem ruídos. Ter essa interação eficiente contribui para o funcionamento sem interferências, tão necessário na área de saúde.

A presença do TI na integração entre os setores agiliza procedimentos como triagem de pacientes, verificação de medicamentos em estoque, disponibilidade de vagas e a própria comunicação entre médicos e outros profissionais. Veja o exemplo dashboard que criamos para um projeto controle de leitos:

 
Dashboard Hospitalar - Saúde

 

O controle e pontualidade na hora de acompanhar os custos

Não há como negar a importância de manter a saúde financeira da instituição em dia. Para isso, um controle eficiente de custos das entradas e saídas de materiais, medicamentos e ferramentas de trabalho é fundamental. Um sistema de gestão de TI funcionando bem é importante, desde que esteja alinhado às necessidades do negócio. A governança deve se fazer presente acompanhando os números e fornecendo relatórios frequentes para a área operacional e financeira.

É importante também que a governança de TI tenha acesso a metas e limites de gastos estipulados para que seu controle seja ainda mais eficiente e pontual.

 

A atuação fundamental na melhoria dos processos

Um bom controle de tarefas, por meio de um sistema bem integrado e funcionando perfeitamente, é fundamental para a otimização dos trabalhos realizados dentro do hospital e também para evitar esforços em vão ou até mesmo os retrabalhos.

Processos bem definidos e automatizados aumentam a eficiência na área da saúde e novos investimentos nessa área devem ser sempre buscados. Assim é possível detectar possíveis erros ou falhas e propondo novos métodos ou melhorias junto aos profissionais responsáveis, eliminando assim o índice de retrabalho.

Implementar um sistema de gestão de TI com gestão à vista em uma instituição da área de saúde é fundamental para que processos que podem salvar vidas sejam agilizados, assim como controlar dados em tempo real para que tudo saia como planejado, levando sempre em conta o tamanho da responsabilidade do negócio. Além da parte técnica, a governança de TI atua junto a gerência do hospital, monitorando os procedimentos rotineiros da instituição e estando sempre alerta a possíveis falhas do sistema, afinal a tecnologia nem sempre é 100% exata.

Para ajudar a resolver todos esses problemas existem diversas soluções que podem ser utilizadas. Uma delas é o OpMon para monitoramento de TI e visualização de dados. Você pode solicitar uma demo online clicando no banner abaixo:

 
Demonstração Online | OpMon

 
Agora que você já sabe o tamanho da importância da governança de TI na área de saúde, entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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