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Os níveis de maturidade na TI

Podemos identificar três cenários que são os mais comuns dentro da TI nas empresas.

TI Reativa


Neste cen√°rio a TI s√≥ apaga inc√™ndios e resolve os problemas do dia-a-dia. Os problemas s√≥ s√£o descobertos quando o cliente percebe falhas antes da empresa e algu√©m liga ou manda e-mail reclamando. As reclama√ß√Ķes mais comuns s√£o, por exemplo, internet que caiu, sistemas lentos e aplica√ß√£o que pararam de funcionar.

TI Preventiva


Este já é um cenário bem melhor que o primeiro. A TI já consegue se antecipar a alguns problemas e descobrir a sua existência antes que os usuários reclamem. Ainda não é o cenário ideal, mas já fornece uma estrutura mais competitiva para que a empresa possa prestar melhores serviços.

TI Proativa


Este √© o cen√°rio ideal, mas pouqu√≠ssimas empresas brasileiras est√£o neste n√≠vel. Neste n√≠vel de maturidade, al√©m de agir preventivamente na resolu√ß√£o dos problemas antes que eles aconte√ßam, a TI fornece √†s √°reas de neg√≥cios informa√ß√Ķes valiosas sobre todos os processos da empresa.