3 modelos de gestão para empresas de tecnologia

Por: opservices em 13.02.2015

Conheça 3 modelos de gestão para empresas de TI

A gestão de empresas é uma área ampla e bastante discutida por ter de se adequar a vários contextos como, por exemplo, serviços e comércio, bens duráveis e não duráveis e, é claro, tecnologia. As empresas de tecnologia possuem peculiaridades que as demais não possuem, e por essa razão acabam transformando seus modelos de gestão de maneira que eles sirvam mais efetivamente para um ambiente de extrema competitividade e mudanças constantes.

Existem modelos adotados pelas empresas de tecnologia que hoje fazem sucesso em outros setores do mercado, mas a inovação na gestão continua sendo dessas empresas que precisam se adaptar rapidamente às mudanças de mercado. Um modelo tradicionalista de gestão raramente contribui para um ambiente dinâmico como o das empresas de tecnologia, por isso buscar modelos inovadores e melhor adequados a essa realidade tem sido um dos grandes desafios de muitos empreendedores.

Modelos de Gestão para empresas de TI

Mas o que seria um modelo de gestão inovador para empresas de tecnologia? Quais modelos de gestão seriam esses? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!

 

ITIL – Information Technology Infrastructure Library

Esse é o modelo de gestão mais adotado pelas empresas brasileiras de tecnologia. O ITIL visa construir processos de alta qualidade e eficiência com foco no cliente. A partir de melhores práticas de mercado, agrupadas em 26 disciplinas e cinco volumes, o ITIL independe de tecnologias para ser aplicado e melhora consideravelmente os controles internos de modo a reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, entregando-lhe mais do que produtos, entregando-lhe valor.

 

Relatórios do OpMon

 

BSC – Balance Scorecard

Bastante conhecido dos profissionais de gestão mais experientes, o BSC é uma metodologia que confronta a estratégia de negócio com o seu desempenho, desenvolvendo indicadores de performance para a empresa. O BSC está baseado em quatro perspectivas integradas, sem as quais a empresa não consegue atingir o crescimento e a competitividade ideais. São elas: financeiro, clientes, processos internos e de aprendizado e crescimento.

Como o BSC é uma metodologia, ou modelo de gestão, que acompanha toda a gestão da empresa, é possível identificar o passado e prever tendências futuras, dando maior vantagem competitiva para a empresa de tecnologia através de diagramas de causa e efeito que demonstram como, quando e porque cada situação ocorre, ocorreu ou ocorrerá.

 

PMBOK – Gerenciamento de Projetos

Uma das obras mais consagradas de gestão para empresas de TI é o Guia PMBOK, que traz um conjunto de melhores práticas a serem aplicadas na execução de qualquer tipo de projeto, assim como o ITIL.

As empresas que adotam o gerenciamento de projetos como modelo de gestão se tornam mais ágeis e eficazes no desenvolvimento de soluções para seus clientes, otimizando tanto recursos humanos quanto recursos financeiros na consecução de seus projetos.

A alocação de mão de obra é feita de acordo com a demanda de cada projeto e as práticas listadas mostram os caminhos mais eficazes para que haja sinergia entre os envolvidos no projeto e melhor utilização do tempo e esforços de todos.

O PMBOK está dividido em dez áreas de conhecimento, as quais devem ser consideradas na gestão da empresa de tecnologia para que haja maior eficácia em todo o seu processo. Confira essas áreas de gerenciamento:

  • Escopo;
  • Tempo;
  • Qualidade;
  • Custos;
  • Crises;
  • Recursos Humanos;
  • Comunicações;
  • Relacionamento com stakeholders;
  • Aquisições;
  • Integração.

 
Cada área de conhecimento do PMBOK traz consigo suas melhores práticas, que podem ser adaptadas a qualquer tipo de situação ou projeto, visando maximizar resultados e criar valor para o cliente.

E então, que modelo de gestão sua empresa utiliza atualmente? Você acredita que um destes modelos seria interessante para promover uma inovação na gestão do seu negócio? Clique para ler nosso artigo com 8 dicas simples para fazer uma gestão de projetos de TI mais eficiente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos