Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 04.04.2022

Monitoramento 24×7 ou 8×5?

Monitoramento 24x7

Sabemos que grande parte das organizações, em qualquer segmento, dependem de tecnologia. Nesse cenário, realizar o monitoramento da infraestrutura de TI é essencial para o pleno funcionamento do negócio. É imprescindível que os sistemas não tenham quedas e nem instabilidades que possam vir a causar perdas de performance no ambiente de tecnologia. Afinal, todas essas perdas acabam virando perdas financeiras.

O Monitoramento de TI dá as empresas o controle sobre o que está acontecendo na infraestrutura e sustentação aos seus sistemas, evitando que incidentes causas perdas.

Dois modelos comuns de horário de trabalho para o time de monitoramento são: 8×5, focado no horário comercial (de segunda à sexta das 09h00 às 18h00) e o 24×7, com equipe em todos os turnos (24 horas por dia e 7 dias por semana).

Entenda mais sobre eles e qual se adapta melhor a necessidade da sua empresa.

 

Qual a importância do monitoramento 8×5 e 24×7 e qual é mais adequado para o seu negócio?

O monitoramento proativo permite a antecipação dos problemas, tomando as ações no exato momento em que elas ocorrem. Para este tipo de monitoramento, trabalhamos de duas formas: 8×5 ou 24×7 horas. Neste caso, não existe opção melhor ou pior, pois tudo depende de como funciona a operação da TI.

 

Monitoramento 8×5

O monitoramento 8×5 é o mais adequado para a maior parte das organizações, pois cobre todo o horário comercial. É adequado para equipes de TI que não trabalham em regime de plantão. A cobertura do horário fora do expediente é feita através de alertas para elementos críticos ao negócio. Esses alertas podem ser desde um e-mail até um SMS ou até mesmo uma ligação com mensagem automático para o responsável pela área.

Além de definir o encarregado por cada sistema ou infraestrutura, é possível criar catálogos de serviço, com as informações dos usuários afetados. Este tipo de monitoramento, quando bem feito, permite alta eficiência operacional, otimizando muito os recursos físicos e de pessoas.

 

Monitoramento 24×7

O monitoramento 24×7 é mais indicado para organizações em que a infraestrutura de TI é extremamente crítica ao negócio e qualquer parada pode significar perda de milhões em faturamento. Geralmente o setor industrial demanda muito este tipo de monitoramento, pois qualquer parada gera diminuição na produção e pode ocasionar um grande dano para os equipamentos. Empresas que prestam serviço de NOC também utilizam bastante este tipo de serviço, pois precisam garantir a disponibilidade alta de uma operação de TI.

 

Como monitorar o ambiente da sua empresa

A OpServices, através da sua grande experiência no mercado de TI, sabe das diferentes necessidades das organizações. O OpMon gerencia a TI de empresas de grande e médio porte. Por esta razão criamos um modelo de negócio que possa atingir organizações em diferentes configurações.

Através do contrato de serviço ou NOC, oferecido como serviço por alguns de nossos parceiros comerciais, conseguimos suprir a necessidade de monitoramento 24×7 para empresas que não podem parar nunca, como alguns setores da indústria, por exemplo.

Monitoramento de TI

Cada empresa possui desafios diferentes e o nosso papel é contribuir para tornar o caminho escolhido mais eficiente para que possamos ajudar as empresas a prestar os melhores serviços para os seus usuários. Não perca tempo e começa já monitorar sua infraestrutura, entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Marketing de conteúdo e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos