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Por: Pedro César Tebaldi em 18.12.2020

Monitoramento de Causa Raiz

Monitoramento de Causa Raiz

A monitoração da infraestrutura de TI já é uma atividade consolidada dentro da área de tecnologia. Profissionais especializados em infraestrutura buscam ferramentas para simplificar a descoberta dos problemas e incidentes que podem indisponibilizar aplicações e até a operação da empresa.

Para se precaver destes problemas, existem diversas soluções focadas em monitorar real-time a saúde do ambiente. Essas ferramentas se conectam à rede corporativa para emitir alertas assim que ocorrer algum problema, proporcionando maior agilidade na resposta da equipe de tecnologia.

Entretanto, a grande maioria das ferramentas não notifica a causa raiz dos problemas, pois não possuem a capacidade de estruturar de forma hierárquica, por exemplo, todos os elementos de tecnologia que sustentam uma aplicação.

E é sobre isso que vamos abordar neste artigo: monitoramento de causa raiz. Acompanhe o post e entenda como aumentar a maturidade da gestão de TI com este modelo de monitoração.

 

Monitoramento de Causa Raiz na Prática

Para entender melhor a causa raiz de um problema podemos analisar como funciona a monitoração tradicional. As ferramenta de monitoramento se conectam aos equipamentos via algum protocolo, como o SNMP, e começam a monitorar CPU, Memória e Disco de um servidor, por exemplo. Caso esse equipamento fique indisponível, isso será notificado pela plataforma.

E é exatamente aí que começa o problema, pois o monitoramento deveria estar ligado à monitoração do negócio e não focar nos elementos de tecnologia. E com isso não queremos dizer que este servidor não deveria ser monitorado, mas sim que o foco da monitoração deveria ser o que gera impacto na operação da empresa.

Por exemplo, para que a área financeira possa processar pedidos e emitir notas fiscais é importante um adequado funcionamento do ERP da empresa. Para que ele funcione adequadamente é preciso que seja suportado por um banco de dados, um servidor, que a conexão com a Internet esteja funcionando, entre diversos outros elementos.

Toda essa estrutura pode ser hierarquizada por plataformas mais poderosas, que agregam maior valor à monitoração, permitindo que a notificação de indisponibilidade do ERP possa identificar exatamente qual elemento da estrutura causou essa indisponibilidade. Além disso, ao monitorar o tempo de resposta, pode-se identificar qual componente está causando o gargalo na performance.

No exemplo abaixo você pode ver uma estrutura de mapa de dependências construída no software OpMon e que permite a descoberta da causa raiz dos problemas:

 
Monitoramento de Causa Raiz - Mapa de Dependências

 
Na interface do OpMon também é possível adicionar o custo/hora do não funcionamento de um equipamento ou de uma aplicação crítica. Isso permite mensurar qualquer custo de parada e calcular a viabilidade de montar uma estrutura focada em alta disponibilidade.

 

A técnica dos 5 Porquês

Além da camada de software, que pode ser automatizada, existem algumas metodologias que permitem tratar o problema depois que ele foi mapeado. Uma delas é a técnica dos 5 porquês, desenvolvida no Japão e que serve para detectar a principal causa de um defeito ou problema. Veja o exemplo abaixo:

Problema: Produto com defeito

POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.

POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.

POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.

POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.

POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.

 
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Conclusão

Por possuirmos quase 20 anos de experiência monitorando ambientes complexos, podemos afirmar categoricamente que monitorar ambientes de TI é uma atividade complexa e que envolve comprometimento do time interno e dos fornecedores. É um processo que exige maturidade e não é construído do dia para a noite. Mas traz resultados comprováveis.

Um passo importante para evoluir na maturidade da área de infraestrutura e TI é a monitoração do negócio e a estruturação das dependências em catálogos de serviços ou mapa de dependências.

Caso você deseje evoluir a monitoração da sua empresa, para descobrir a causa raiz dos problemas, não deixe de entrar em contato com nossos especialistas. Estamos à disposição para fornecer software e serviços nesta área.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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