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Por: Pedro César Tebaldi em 06.05.2021

Monitoramento do Sistema PIX: Projeto de Observabilidade

Monitoramento do Sistema PIX

O novo sistema de pagamentos PIX, do Banco Central, permite a transferência de valores entre instituições financeiras de forma ágil, instantânea e sem custos para seus usuários. O sistema PIX foi rapidamente incorporado ao dia-a-dia da população brasileira.

Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabem é a complexidade da tecnologia envolvida, entre as instituições financeiras, para viabilizar este serviço. Além da complexidade envolvida, o PIX utiliza tecnologias bastante atuais, muitas delas ainda de adoção incipiente nas organizações.

Nesse sentido, por envolver um grande número de novas tecnologias, é primordial que ocorra a monitoração de todo esse sistema, para que as eventuais falhas não impactem nas transações dos clientes das instituições bancárias. Afinal de contas, a segurança do sistema é um fator crítico para a credibilidade dessa nova forma de realizar pagamentos.

 

Projeto de observabilidade do sistema PIX

Como especialistas em monitoramento e observabilidade de dados em tempo real, realizamos um projeto para um banco digital de monitoração de toda a infraestrutura tecnológica que suporta a operação do PIX. Essa monitoração gera alarmes quando ocorrem problemas relacionados a falhas ou lentidão nos sistemas. Ela também reproduz os indicadores através de dashboards real-time, que centralizam os KPIs em painéis orientados à tomada de decisões.

A maior parte do projeto é focado na monitoração e observabilidade de elementos de infraestrutura em nuvem (cloud), com ambientes dinâmicos de Microsserviços, RabbitMQ, Kubernetes e Openshift para gerenciamento do sistema PIX. Entre as tecnologias monitoradas no ambiente podemos citar a arquitetura Kubernetes, nods, pods, deployments e jobs, contemplando masters, workers, entry points, endpoints e a disponibilidade de APIs. Além disso, também são monitoradas as filas de mensageria do RabbitMQ.

Apesar de complexo, o projeto visa simplificar ao máximo a operação do sistema dentro da instituição financeira para que ela aproveite seus recursos humanos para atividades mais ligadas ao core business da empresa.

Ou seja, o sistema de monitoração implementado gerencia todo o sistema PIX e os profissionais de TI do banco recebem alertas e relatórios para atuar apenas quando ocorre algum problema, já com a sinalização da causa raiz e com a escalação do profissional responsável pela resolução do problema.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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