5 Motivos para você monitorar o tráfego de rede da sua empresa

Por: opservices em 08.06.2015

Qual a real importância do monitoramento do tráfego de rede?

Com o OpMon Traffic Analyzer é possível monitorar e gerenciar todos os tipos de dados trafegados pela rede da sua empresa. A análise é essencial para entender o comportamento de uso dos recursos e identificar problemas e gargalos. Através de uma interface fácil de usar, os usuários podem utilizar um web browser para navegar pelas informações de tráfego da solução em tempo real e obter uma análise detalhada do status, do tipo de tráfego de rede e quem são os principais consumidores de recursos.

 
tráfego de rede

 

1. Entender o comportamento de tráfego da sua organização

Descubra padrões e gargalos na sua rede através da análise do comportamento de utilização da rede. A partir dessas informações, é possível lançar mão de um plano de ação para a melhoria da utilização da rede da sua empresa, identificando os IPs que mais consomem banda e a que horas esse consumo se torna mais crítico.

 

2. Identificar a origem dos problemas gerados por anomalias do tráfego

Ao analisar o comportamento da sua rede, você pode chegar a conclusão de que a utilização inadequada dos colaboradores da empresas à internet pode estar deixando ela mais lenta, como acesso a redes sociais, bit torrent, entre outros. A partir das portas mais conhecidas, é possível descobrir onde estão os gargalos da rede.

 

3. Validar o impacto das mudanças planejadas na rede

Mapear o comportamento da sua rede abre algumas portas para mensurar impactos ocorridos a partir de mudanças planejadas, por exemplo. Medir o consumo da rede antes de aplicar uma mudança crítica e validar o comportamento esperado no futuro pode ser uma ferramenta útil para o administrador ou para o gestor do ambiente de redes.

 

4. Descobrir a causa-raíz do congestionamento da rede

A partir do comportamento em tempo real do consumo da rede e de dados históricos é possível realizar uma análise de causa-raíz do congestionamento de redes. Isso pode ser realizado baseado via cortes de tempo para identificar, em um horário específico em que ocorreu um problema, a existência ou não de um comportamento fora do padrão ou algum tipo de aplicação com alta taxa de tráfego.

 

5. Medir o consumo de links de cada aplicação ou usuário

Muitas vezes não temos ideia do consumo efetivo de todas as aplicações que utilizam o tráfego de dados na rede e quais são os usuários ou setor da empresa que mais consome banda. A mensuração adequada permite, entre outras, coisas calcular o custo de um projeto a partir de indicadores de infraestrutura, como a rede, até mesmo identificar comportamentos anôma-los.

 

Quer saber mais?

Acesse a página do produto e teste gratuitamente por 30 dias!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos