Você sabe o que é COBIT? Descubra como funciona esse framework!

A gestão da informação é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa porque é o que garante que as decisões corretas sejam tomadas. Com a tecnologia da informação isso não é diferente e ter governança de TI é fundamental para diminuir os riscos e conseguir resultados mais favoráveis e alinhados aos objetivos da empresa. Para garantir a governança, o COBIT é o principal conjunto de ferramentas. Então, descubra como o seu uso pode otimizar sua gestão de TI, continuando a ler este post!

 
Cobit e Governança de TI

 

O que é COBIT?

COBIT é a sigla para “Control Objectives for Information and related Technology” e que, na prática, significa uma estrutura capaz de fornecer governança de TI. Essa estrutura foi criada pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) e tem como principal objetivo gerar valor para a empresa e para os seus processos.

 

Como o COBIT funciona?

O COBIT funciona por meio da aplicação de diversas práticas de controle da informação, que vão desde o planejamento até o monitoramento de resultados. Assim, de modo geral o COBIT começa por estabelecer as melhores práticas de governança de TI e que estejam em consonância com os objetivos da empresa.

A partir daí, ocorre uma descrição dos processos, incluindo o planejamento, execução e monitoração dos processos de TI. Também são estabelecidos os objetivos de controle, que devem ser específicos para as necessidades de cada empresa.

A avaliação dos modelos e dos processos também é importante para corrigir não-conformidades e, de maneira geral, a gerência pode ser ajudada com um guia de boas práticas que auxilia, por exemplo, na delegação de tarefas e na avaliação da interação entre processos.

 

Para que serve e quais os benefícios do COBIT?

O principal objetivo do COBIT é, naturalmente, a governança de TI, mas ele também serve para dar atenção ao foco do negócio, em vez de simplesmente se atentar aos serviços de TI como um todo.

 

Aumenta a eficiência da TI

Ao garantir que a eficiência da tecnologia de informação seja controlada adequadamente, podem ser feitas modificações quando necessário — ou seja, quando as práticas de TI não estiverem atendendo às necessidades e objetivos da empresa. Com isso, a TI passa a ser muito mais eficiente e alinhada com o que a empresa realmente precisa.

 

Melhora a segurança da informação

Com mais métodos de controle e boas práticas, a segurança da informação também é melhorada, já que existem menores riscos de comprometimento de dados, por exemplo.

 

Otimiza os investimentos em TI

Com o uso do COBIT também é possível otimizar os investimentos em TI, já que os gerentes passam a ter uma visão muito mais abrangente do impacto da TI na organização, além de identificarem possibilidades de melhorias.

 

Cria uma linguagem comum

A comunicação também passa a receber benefícios do uso de COBIT, já que é criada uma linguagem única entre executivos, gerentes e profissionais de TI, permitindo que os resultados sejam avaliados e auditados de maneira mais simples.

 

Por que o COBIT 5 é a versão mais utilizada?

O COBIT 5, por sua vez, tem esse nome porque se baseia em 5 passos principais:

1. Identificação das necessidades da empresa;
2. Implementação de uma solução completa;
3. Aplicação de uma estrutura simples e integrada;
4. Comunicação e entendimentos integrados;
5. Separação entre governança e gestão.

 
Essa é a versão mais utilizada porque realmente garante uma maior governança, não deixando-a apenas na teoria. Como é uma plataforma sustentável de ações, a governança é atingida e mantida de maneira real. Além disso, usar o COBIT 5 também diminui o risco na implementação de TI, além de otimizar a utilização de recursos. A aplicação dessas práticas também garante um maior apoio à tomada de decisão, além de uma aplicação eficiente da tecnologia para melhorias no processo.

O COBIT é um conjunto de práticas fundamental para garantir a governança de TI e, portanto, melhorar a gestão. Utilizado da maneira correta, o COBIT fornece muito mais segurança e apoio à tomada de decisões, facilitando a comunicação e melhorando os resultados.

 

Conheça o OpMon, software para Governança de TI

 
Quer saber mais sobre governança de TI? Então assista ao webinar que gravamos sobre Boas Práticas de Gestão e Governança de TI (disponível em HD):

 

 
Espero que tenha curtido este artigo! Você pode acompanhar todas as nossas novidades seguindo a nossa página no LinkedIN ou Facebook.