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Por: Pedro César Tebaldi em 04.04.2016

O que é IOBVD: Infrastructure Business Value Dashboards

IOBVD - O que é Infrastructure Business Value Dashboards

A competitividade do mercado hoje exige que cada investimento seja justificado e mensurado, pois ter informações sobre o negócio permite trilhar as estratégias e vantagens competitivas para as empresas. Porém, nem todas as áreas de uma organização conseguem realizar essa mensuração de forma satisfatória, especialmente TI e I&O.

Para ajudar a resolver esse problema surgiu o conceito de IOBVD (Infrastructure and Operations Business Value Dashboards).

“Até 2020, metade das empresas que têm seus negócios baseados em infraestruturas adotarão Business Value Dashboards”. Gartner

Se você é um gestor, é muito provável que em breve você aplicará este conceito no dia-a-dia do seu negócio através de diversas tecnologias emergentes para tanto. Entenda agora o que é IOBVD e como ele é aplicado nas organizações para melhorar a visibilidade e impacto nas operações.

 

O cenário do TI e I&O

Um dos maiores desafios dos líderes de TI e I&O (Infraestrutura e Operações) é conseguir reportar o valor que suas áreas estão gerando para a organização, baseando-se em métricas financeiras e estratégicas. Geralmente, as áreas de TI e I&O têm à disposição apenas métricas operacionais, como disponibilidade de aplicações e tempo médio de resolução de chamados. Porém, não conseguem elevar os indicadores para um patamar mais estratégico dentro do cenário macro da organização.

 

IOBVD-Conceito

Essa tarefa se torna extremamente necessária uma vez que, historicamente, esses dados são reportados para os CFO’s da empresa, ou seja, executivos habituados a lidar com finanças e dados financeiros. Esse cenário desfavorável cria uma percepção errada de que TI e operações são apenas centros de custo, ocasionando muitas vezes cortes de orçamento.

Com o objetivo de mudar essa percepção equivocada, surgiu o conceito de IOBVD.

 

O que é IOBVD

A Gartner, líder global no fornecimento de pesquisas e análises na área de tecnologia foi quem introduziu o conceito, baseado no também recente BVD (Business Value Dashboards).

Diferentemente dos sistemas tradicionais utilizados pelos profissionais de TI e I&O, que se concentram apenas em exibir resultados operacionais, o IOBVD consegue cruzar essas informações com dados financeiros, comerciais, logísticos e de diferentes áreas e apresentar um resultado que indique, por exemplo, qual foi o impacto no faturamento gerado pela indisponibilidade de uma determinada aplicação. Ou, em uma visão orientada à vendas, a partir de uma queda nos resultados das vendas online descobrir se a causa-raíz deste problema está na diminuição da demanda ou é originada de um problema na operação ou de infraestrututra de TI.

Conectando indicadores chave da empresa, é possível atingir um nível mais maduro e relevante de análise das áreas de TI e operações. A abordagem começa a mudar de métricas típicas como Acordos de Nível de Serviço ou Tempo de Inatividade para uma visão mais ampla como Efeitos do cumprimento de SLA’s no negócio e Impacto do tempo de inatividade na receita da empresa. Ou seja, os indicadores da área de tecnologia e operações continua valendo, porém devem jusitifcar os seus impactos na área de negócios.

 

Resultados nos negócios

As integrações das métricas operacionais com as das áreas de negócios, promovidas pela IOBVD, permitem aos gestores ter visibilidade real sobre as contribuições das áreas de TI e I&O para o negócio. Dessa forma, essas áreas começam a tomar uma posição mais tática dentro da organização, melhorando a participação de gestores nas tomadas de decisão, além de receber mais investimentos, tanto em processos e pessoal, como em tecnologia para a automatização de atividades críticas ao core business da organização.

 

integração entre aplicações

A integração de todas as aplicações, assim como infraestrutura, operações e negócios, é um desafio para as organizações mostrarem dashboards de valor.

 
Ter visibilidade dos processos é essencial para qualquer empresa e os dashboards são excelentes ferramentas para auxiliar nisso. Seguindo este conceito de visualização de dados a partir de uma visão centralizada com indicadores de diferentes áreas, sugerimos a leitura do artigo chamado dashboards de indicadores de performance por área da empresa.

Outra leitura recomendada é a extenção natural do IOBVD, que é o Business Activity Monitoring, o controle total de métricas de todas as áreas para a gestão de indicadores de performance em tempo real: integrando aplicações, monitorando redes e sistemas e aplicando tudo isso a inteligência de negócios.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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