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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 13.11.2013

Otimização dos recursos de TI

Otimização de Recursos de TI

Com a desaceleração do crescimento da economia global, nos últimos anos, virou prática comum a redução dos investimentos em determinadas áreas e enxugamento de alguns custos fixos. Trabalhar de forma mais produtiva e com menos recursos virou discurso comum entre a maioria dos decisores de negócios. A área de TI não foge dessa tendência e, apesar dos investimentos na área estarem aumentando ano a ano, a exigência também aumentou.

 

Monitoramento dos recursos de TI

É realmente possível conciliar aumento de produtividade com redução de custos? É uma tarefa bastante difícil, principalmente em estruturas já enxutas. Os gestores da TI devem ter em mente que um planejamento de recursos correto é vital para criar uma estratégia de crescimento que evite desperdícios de recursos. Trabalhar com uma solução de monitoramento que forneça relatórios com gráficos de previsão de capacidade futura é um bom começo, tanto no diagnóstico de capacidade ociosa como no diagnóstico de breakdowns que trarão problemas na produção ou no serviço prestado aos clientes.

Monitoramento der recursos de TI

 
A OpServices já, há algum, vêm provendo este tipo de recurso através da solução de gerenciamento de infraestrutura de TI e processos de negócios chamada OpMon. A função de capacity planning permite que a TI disponibilize sempre a infraestrutura adequada para as áreas estratégicas da empresa. Além disso, o OpMon gera outros relatórios que trazem informações para aplicar contingências baseadas nos gráficos que podem ser visualizados no formato de dashboards em telas de LCD espalhadas pela empresa. Muitos de nossos clientes utilizam essas telas para tomar decisões de forma ágil, antecipando-se assim aos problemas.

Antecipação dos problemas é a melhor maneira de enxugar custos para otimizar recursos de TI. Desta forma, é possível se diferenciar dos concorrentes e prestar um serviço mais eficiente tanto para o público interno como para o consumidor final.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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