Menu
Contato Comercial

Pentest: Entenda como funciona o teste de intrusão

Por: Aldry Rocha em 24.08.2021

Ataques virtuais crescem diariamente, causando pânico para a área de segurança das empresas que não estão devidamente preparadas para lidar com estas ameaças. Temos, como exemplo, as lojas Renner que, recentemente, sofreu um ataque cibernético e derrubou seu e-commerce por dois dias, causando prejuízos enormes à organização. Além disso, tivemos no ano passado ataques de ransomware a órgãos governamentais, como o do STJ e ao TJ-RS.

Nesses momentos surge a preocupação latente de quais ações de prevenção precisam ser tomadas para proteger os dados e os sistemas da organização. O pentest é uma das maneiras de analisar como anda a segurança de seus sistemas e aplicativos.

Acompanhe nosso artigo e entenda como o pentest pode ser um grande aliado na hora de proteger sua empresa contra ataques!

 

O que é pentest?

O termo “pentest” faz referência a Penetration Test, considerado uma “simulação de ataque hacker”, onde são realizados testes de intrusão ou invasão para verificar qual o nível de segurança da empresa e quais seus pontos fracos. Por meio de técnicas e ferramentas que visam detectar falhas, profissionais responsáveis pela prática identificam e exploram vulnerabilidades na arquitetura de TI e mostram quais informações ou dados podem ser roubados por meio da ação.

Esse processo também possibilita o teste da eficácia dos mecanismos de proteção e a avaliação das possíveis consequências das falhas. Após essa etapa, apontam-se as soluções para as falhas. Além disso, são gerados relatórios contendo as medidas e estratégias de correção que devem ser implementadas.

 

Tipos de pentest

Os três tipos de estratégias de intrusão mais utilizadas são o teste white box, grey box e black box.

Teste White box: Esse teste é o mais completo, pois realiza uma análise integral de toda a infraestrutura da rede. Nesse ataque ético, os profissionais que o executam já conhecem as informações da empresa, como topografia, senhas, IPs, logins, firewalls etc. Com essas informações, o teste pode ser direcionado de forma mais certeira para descobrir o que precisa ser melhorado, geralmente este teste é realizado por alguém da própria equipe de TI.

Teste Black box: Realizado quase às cegas, esse tipo de teste não conta com um grande número de informações sobre a organização, é o mais próximo considerado de ataque externo.

Grey box: O ataque grey box, une características dos dois ataques já citados, pois ele possui certas informações para a realização do teste, mas a quantidade de informações é baixa se comparada ao white box. Esse tipo de teste é o mais recomendado, caso a empresa deseje terceirizar o teste.

 

Etapas do teste de intrusão

Por mais que existam diversos tipos de testes de intrusão, as etapas do ataque costumam se repetir nos processos.

1 – Reconhecimento: nessa etapa são buscadas informações sobre a rede ou sistemas da empresa para facilitar a invasão.

2 – Varredura: aqui é analisado tudo que está na rede em questão, por meio de ferramentas avançadas de escaneamento para descobrir IPs utilizados, servidores existentes, sistemas operacionais, portas abertas etc.

3 – Acesso: com as informações que foram obtidas na varredura são realizadas tentativas de acesso à rede com base nas vulnerabilidades encontradas.

4 – Sustentação do acesso: após a entrada da rede, é preciso encontrar formas de manter o acesso a ela, uma vez que alguns sistemas podem ter camadas de proteção que dificultam a continuidade do acesso.

5 – obtenção de evidências e reporte: depois do acesso inicial e realização da identificação de falhas e vulnerabilidades, é gerado um relatório completo com as informações obtidas como elementos vulneráveis, softwares mal configurados e falhas de segurança, indicando quais prejuízos podem ser causados com cada uma dessas falhas.

 

Como realizar um teste de intrusão (pentest) na sua empresa?

Agora que você já conhece o funcionamento deste tipo de teste, é importante planejar como executá-lo na sua empresa. Caso você possua um time de segurança capacitado, pode realizar internamente. Entretanto, caso precise de ajuda, ele também pode ser terceirizado.

A OpServices realiza o serviço de pentest para empresas que desejam reduzir a superfície de ataques, blindando sua infraestrutura contra ataques. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como este serviço funciona.

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos