Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 13.07.2022

Power Query: conheça a ferramenta de ETL do Power BI

Power Query - ETL Microsoft Power BI

Quando empresas começam a trabalhar com uma grande quantidade de dados é preciso que haja um certo tratamento e lapidação para que eles sejam apresentados de forma clara e coesa. Entretanto, realizar esse processo de transformação de dados pode virar uma atividade bastante complexa. Pensando nessas atividades que a Microsoft desenvolve uma ferramenta chamada Power Query, que contribui para transformar e preparar dados para futuras análises, de maneira simples e eficiente.

Conheça mais sobre o Power Query, seus benefícios e as etapas do processo de transformação e carregamento de dados.

 

O que é Power Query?

O Power Query é uma ferramenta de ETL (extract, transform and load) que faz parte do excel e do Power BI. Seu papel é extrair, transformar e carregar informações de diferentes fontes e realizar as análises de forma rápida e eficiente, posteriormente gerando relatórios com essas análises.

Ele conta com uma interface gráfica para a obtenção de dados de diversas fontes e um editor, dentro do Power Query, que aplica as transformações necessárias. Essa ferramenta ajuda muito os profissionais porque funciona de maneira intuitiva, não sendo necessário ter conhecimento sobre programação. Seu papel é tornar muito mais simples as atividades que eram consideradas difíceis e que ocupavam grande parte do dia dos profissionais.

Como benefícios podemos citar a eficiência, pois além de tornar as tarefas mais fáceis, o Power Query registra etapas e automatiza processos para que não seja preciso executá-los todas as vezes, isso torna o dia a dia mais ágil. Em relação ao tratamento de erros, quando ocorre alguma mudança na origem de onde estão vindo os dados, o Power Query informa onde está o erro, assim fica mais fácil de localizar e consertar o problema.

 

Etapas do Power Query

O processo de transformar e carregar dados dentro do Power Query se divide em quatro etapas:

 

1. Conectar:

Para iniciar o trabalho, o primeiro passo é se conectar as fontes de dados desejadas, através da interface do Power Query é possível realizar os mais variados tipos de conexão, como banco de dados, serviços online (google datasheet, sharepoint), arquivos locais (.txt, xml, csv), arquivos web e APIs.

Na imagem acima podemos observar que a fonte de dados já está conectada, a partir daí é necessário escolher quais tabelas deseja utilizar e, após isso, se dará início a fase de transformar os dados.

 

2. Transformar:

Depois do processo de conexão é a hora de tratar os dados: remover colunas, filtrar linhas, criar cabeçalhos, adicionar colunas calculadas, tudo que envolva modelagem de informações e exibição de dados.

 

3. Combinar:

Nesta etapa o foco está em relacionar tabelas de diferentes fontes de dados que tenham conteúdo relacionado, formatando-os e transformando-os em uma consulta só.

 

4. Compartilhar:

É possível criar relatórios com tabelas dinâmicas ou dashboards para o compartilhamento de dados. As consultas criadas podem ser reutilizadas em outros projetos e com diferentes softwares, os quais tenham integração com Power BI.

 

Conclusão

O Power Query pode parecer uma ferramenta complexa por ser relativamente nova, mas sua curva de aprendizado é muito rápida. Como já dito anteriormente, não é necessário saber linguagens de programação para utilizá-la, embora ela tenha uma linguagem própria que é bastante simplificada.

 

Implementação e Consultoria em Business Intelligence - BI

Caso você tenha interesse em contar com uma solução de análise de dados robusta para evoluir a maturidade de Business Intelligence da sua empresa, utilizando Power Query, saiba que pode contar com a gente! Temos um time altamente qualificado a sua disposição. Entre em contato com nossos especialistas!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Marketing de conteúdo e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos