Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 06.06.2014

Qual a importância do monitoramento de servidores?

monitoramento de servidores

Investir pesado na infraestrutura de TI não é suficiente para evitar gargalos nos sistemas das empresas. Isso ocorre principalmente quando a equipe que gerencia os problemas de forma reativa. Ou seja, à medida que eles surgem. Com relação ao monitoramento de servidores que suportam esses sistemas, esse cenário não é diferente.

O cenário ideal do trabalho dos profissionais de TI é muito mais preventivo e estratégico do que somente apagar incêndios. O foco deve estar no monitoramento contínuo da performance dos sistemas, não somente para garantir a disponibilidade máxima imediata, mas também provisionar recursos para as necessidades futuras.

 

Monitoramento de Servidores

Os servidores, computadores que centralizam grande parte das soluções de uma empresa, são um dos recursos que devem ser acompanhados de perto para evitar que os funcionários e clientes tenham surpresas desagradáveis ao realizar suas atividades.

A disponibilidade deles é fundamental para garantir o funcionamento da maior parte dos sistemas críticos para o negócio. Leia, abaixo, alguns pontos críticos para um gerenciamento de servidores adequado:

 

Otimização da produtividade

A produtividade dos funcionários de uma empresa depende quase que diretamente da disponibilidade dos sistemas utilizados, sejam e-mails, espaço de armazenamento, softwares corporativos, entre outros.

Ao monitorar os servidores, a empresa consegue identificar a causa para problemas nessas soluções, como problemas na velocidade, memória, espaço em disco, uso de CPU, aplicações para servidores, banco de dados.

 

Pensamento de longo prazo

Nenhum empresário gosta de assumir gastos não previstos, pois eles podem comprometer o fluxo de caixa e o resultado da empresa no curto e no longo prazo. Em função disso, uma das principais vantagens de monitorar os servidores é a oportunidade que a empresa ganha em identificar quando eles estão se aproximando do limite. Agindo assim, é possível programar investimentos em infraestrutura ou revisões nos processos atuais, evitando que o sistema comece a cair com frequência ou apresente lentidão quando chegar perto de ultrapassar sua capacidade.

 

Testes mais eficazes

Quando sua empresa gerencia seus servidores, ela terá uma noção muito mais precisa de quais são seus níveis normais de funcionamento e qual o limite de capacidade que cada uma das soluções pode atingir. A equipe de TI pode desenvolver e executar testes mais assertivos, como de capacidade ou stress, que ajudam a prevenir problemas e evitar desastres quando a empresa vai implantar novos sistemas ou fazer mudanças mais radicais nos processos.

 

Tudo programado

Esperar que os problemas ocorram para então resolvê-los é uma prática que não condiz com as empresas que querem se manter sempre competitivas no mercado. Por isso, monitorar o servidor é uma boa forma de analisar as soluções disponíveis para verificar a necessidade do agendamento de backups ou manutenções de rotina. Isso faz com que esses procedimentos sejam realizados sem pressa e em momentos que não irão prejudicar a disponibilidade para os usuários.

Ainda que a queda ou a lentidão dos servidores não façam sua empresa parar por completo, não se esqueça de que a falta de sistemas cruciais para o negócio pode interferir diretamente na produtividade dos funcionários e trazer grandes prejuízos.

 

Utilizar um software para monitoramento de servidores

Por essas razões, não deixe de avaliar a implantação de soluções adequadas para monitorar os servidores e manter os sistemas disponíveis pela maior parte do tempo. E muito importante, além de pensar na solução é importante pensar em quem vai administrar para gerenciar os problemas.

Uma tecnologia que pode ser utilizada é o OpMon, o software para monitoramento de servidores e de qualquer tipo de infraestrutura de TI. É utilizado por empresas líderes de seus mercados, como Unimed, Banrisul, Allianz, Engie, Mitsibishi Motors, TNG, entre muitos outros.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 
E você? Faz o monitoramento dos servidores em sua empresa? Que tipo de problemas já conseguiu identificar ou prever? Acesse a página do OpMon para descobrir como fazer um gerenciamento de toda a infraestrutura de TI de forma adequada.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos